14/7/2023. O salão de Genebra regressa em 2024, depois de quatro anos cancelado. A organização promete uma versão “low cost” com preços mais baixos para as marcas e stands iguais para todos. Mas há mais novidades para baixar outros custos na cidade. Saiba o que vai mudar em mais uma crónica assinada por Francisco Mota no TARGA 67.

 

Para a história vai ficar que o salão automóvel de Genebra foi uma das primeiras vítimas do Covid 19, quando a edição de 2020 estava quase pronta para abrir as portas e foi cancelada em cima da hora.

Mas as coisas já não andavam bem nos anos anteriores, com várias marcas a desistir de participar, devido aos elevados custos do aluguer do espaço e da construção dos seus stands, além de todos os outros custos logísticos associados.

Salões não são rentáveis

Para várias marcas, a participação no salão de Genebra tinha deixado de ser rentável há muitos anos, a sua presença só se justificava para manterem uma posição face aos seus concorrentes, ao estilo de “se eles vão, nós também temos de ir.”

Mas, depois de 2020, a verdade é que a organização do salão de Genebra não mais conseguiu reunir marcas interessadas em quantidade suficiente para organizar o evento, sem o risco de multiplicar os espaços vazios que nos anos imediatamente anteriores a 2020 cresciam, ano após ano.

Fórmula “low cost”

Para 2024, a organização parece ter encontrado uma fórmula para atrair as marcas e realizar novamente o salão. Mas teve que tomar várias medidas para reduzir os custos, como anunciou há poucos dias.

Sem referir números, a organização garante que o aluguer do espaço vai descer, evitando assim os orçamentos de vários milhões de euros que cada marca tinha que pagar para estar presente.

Outra medida interessante, pelo menos no papel, é a possibilidade de ser a organização a fornecer a infraestrutura dos stands, numa configuração muito mais modesta que anteriormente, igual para todos e instalada pelos próprios organizadores num esquema “plug & play”. Ou seja, as marcas apenas têm que trazer os seus símbolos.

Contudo, este conceito “low cost” não é obrigatório. As marcas que quiserem trazer e montar os seus próprios stands, podem fazê-lo. Conhecendo a rivalidade na indústria automóvel, se uma o fizer, as outras vão sentir-se “obrigadas” a seguir e lá se vai a ideia dos baixos custos dos stands.

Hotéis menos caros

Outro problema de que se queixam as marcas, os visitantes e os jornalistas (e eu sei bem o peso que isso tem, das minhas visitas nos últimos trinta anos) é o preço das estadias nos hotéis.

Os hoteleiros de Genebra e arredores têm o péssimo hábito de subir o preço da diária durante a semana do salão, obrigando ainda a reservas de três dias, no mínimo. A organização do salão diz que assinou um contrato com 16 hotéis, de vários níveis de preço, para que isso não aconteça em 2024.

Tendo em conta a oferta de hotelaria na região, o acordo abrange uma minúscula parte, mas talvez os outros os sigam nesta contenção da especulação. Ou talvez não…

Data está marcada

As datas prevista são de 26 de Fevereiro a 3 de Março e a organização estima que compareçam 10 000 jornalistas e 300 000 visitantes, metade dos que foram ver o salão em 2019. Não sei como estas contas foram feitas, mas a verdade é que ainda não foi anunciada qualquer lista de marcas participantes.

O recente cancelamento do salão de Bruxelas de 2024, que também seguia uma fórmula “low cost”, se bem que mais orientado para as vendas no local, não augura nada de bom. Os importadores locais, responsáveis pela presença de algumas marcas, desistiram, apesar de a edição de 2023 ter sido uma das melhores.

Genebra era o preferido

Estou curioso para ver a reação das marcas ao regresso do salão de Genebra. Das marcas, o que tenho ouvido nos últimos quatro anos, e até há mais tempo, é que a fórmula do salão automóvel está gasta e não é rentável. No mínimo, dizem-me que é difícil medir o retorno, face ao investimento feito.

Por outro lado, quando se fala de qual era o melhor salão, todos concordam que era Genebra, por decorrer em território neutro – nem na Alemanha, nem em França – por ser pequeno e por atrair muitas personalidades importantes da indústria. Além de mostrar os novos modelos, era o local ideal para encontros formais e informais.

Conclusão

O grande patrocinador do salão de Genebra passou a ser o turismo do Catar, país onde a mesma organização foi paga para realizar um evento em Doha, entre 5 e 14 de Outubro de 2023 – o GIMS Qatar, ou Geneva International Motor Show Qatar. Talvez esta seja a garantia suficiente para que o verdadeiro salão de Genebra se realize em 2024.

Francisco Mota

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