8/3/2024. Somando as vendas de Janeiro e Fevereiro em Portugal, os veículos ligeiros eletrificados já representam 50,4% do total. E também houve mexidas no ranking das marcas. Tema para análise na Crónica à 6ª feira desta semana no TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

 

A ACAP, Associação do Comércio Automóvel de Portugal, divulgou esta semana os dados das vendas de veículos automóveis no nosso país durante Fevereiro e apresentou os resultados somados dos primeiros dois meses do ano.

Apesar de tudo aquilo que é dito sobre a economia portuguesa, a verdade é que as vendas de automóveis continuam a subir em relação a 2023, que já tinha registado uma subida em relação a 2022. No total, somando todas as categorias, as vendas subiram 26,7%, totalizando 23 454 unidades.

Pesados e comerciais a subir

Neste número estão incluídas as vendas de veículos pesados, que subiram 38,8%, um indicador importante do estado da economia e os veículos comerciais ligeiros, que subiram 17,1%. Isto, considerando apenas valores do mês de Fevereiro de 2024, comparados com Fevereiro de 2023.

Somando os números de Janeiro e Fevereiro de 2024 e comparando com igual período do ano passado, o total de veículos vendidos foi de 42 280, numa subida de 17,5%, face aos dois primeiros meses de 2023.

604 carros por dia vendidos em Portugal

Centrando a atenção apenas nos veículos ligeiros de passageiros, o total de Fevereiro foi de 20 511 unidades, e o acumulado de Janeiro e Fevereiro de 36 248, uma subida de 18%.

Podemos brincar com os números e vemos que nos 60 dias de Janeiro e Fevereiro, foram vendidos, em média, 604 carros por dia. Contando todas as marcas a operar no nosso território.

Eletrificados já na frente

As vendas por tipo de motorização mostram que os eletrificados representaram 50,4% das vendas, mais do que as motorizações convencionais.

Nesta designação “eletrificados” entram os totalmente elétricos (15,7%), os Full Hybrid (14,9%) e os PHEV (12,6%) e uma parcela de 7,3% que a ACAP designa por “outros”.

Claro que, considerando cada tipo de motorização em separado, os motores a gasolina ainda dominam com 41,1% das vendas, enquanto que os motores Diesel se ficaram pelos 8,5%.

Peugeot continua a liderar

Olhando para as vendas por marcas, somando Janeiro e Fevereiro, podemos ver que a Peugeot mantém a liderança com 4711 unidades (+31,7%) seguida agora pela Dacia, mas a uma distância considerável, pois vendeu 2627 (+46,7%). O terceiro lugar ficou para a Renault, que vendeu 2627 (+9,5%).

Todas as marcas do Top 10 subiram face aos dois primeiros meses do ano passado, com a Citroën a ser a que mais subiu neste grupo (68,6%) ao vender 2609 unidades e alcançando o quarto lugar, suplantando a Mercedes-Benz que desceu para quinto, com 2499 (+21,5%).

Tesla a subir

Nos lugares seguintes ficou a BMW (2105), Toyota (2020), Tesla (1704), Nissan (1493) e Opel (1463). Destaque para a Tesla que subiu 53% face a igual período de 2023 e, no sinal contrário, para a subida de apenas 1,3% da BMW.

Só neste Top 10, podemos fazer outras contas, por exemplo somando as marcas da Stellantis, que atingiu as 8783 unidades, ou as marcas do Grupo Renault, que somou 5299 unidades, claramente os dois grupos que dominam o mercado nacional. O modelo mais vendido em Portugal continua a ser o Peugeot 2008.

Subidas e descidas

Fora do Top 10, mas com grandes subidas, temos a Jeep com mais 97,1% (335 unidades), a Kia com mais 82,9% (1381) e a Mitsubishi que subiu 466,4% (861). Com sinal oposto, notar a descida de 22,3% da VW (1294) e da Ford, que desceu 30,6% (858).

Conclusão

O mercado nacional continua a mostrar uma tendência continuada de subida, um crescimento da procura de modelos eletrificados e subidas significativas nas vendas de comerciais ligeiros e pesados. São indicadores positivos, para o setor e para a economia do país.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Crónica – Um país onde se vendem mais Mercedes que Dacia