Zeekr 001 é feito pela Geely

Perfil muito elegante no 001

Estilo do 001 faz lembrar outros modelos da Geely

desenho desportivo, também na traseira

Jantes de desenho desportivo

Dinâmica eficiente, tanto no RWD, como no AWD

Interior com desenho moderno

Ecrã tátil domina o tablier do 001

Não falta um "frunk" sob o capót da frente

Mala com boa capacidade

Carroçaria ao estilo "shooting brake"

001 é fabricado na China pela Geely

Desenho é fácil de gostar

Fomos a Gotemburgo conhecer o Zeekr 001, o primeiro modelo da marca chinesa do grupo Geely a ser comercializado na Europa. Já é possível fazer a pré-reserva na Suécia e nos Países Baixos e até 2026 o objetivo é estar em 18 países europeus, incluindo Portugal.

 

Os responsáveis da operação europeia sublinharam que as versões europeias dos produtos da marca são desenvolvidos de forma bastante independente no centro de pesquisa e desenvolvimento da marca em Gotemburgo, onde o grupo Geely estabeleceu, há uma década, o CEVT (China Europe Vehicle Technology).

Trata-se de um polo tecnológico que serve de apoio às marcas do grupo presentes na Europa e onde a Zeekr assume um papel muito significativo. É também aqui que está instalado o Global Design Center da marca.

X a seguir ao 001

A seguir ao 001, o próximo modelo da marca que será comercializado na Europa é o X, que também já é possível pré-reservar nos dois mercados inaugurais.

Trata-se de um modelo mais compacto, apresentado como um SUV urbano, com interior requintado e design arrojado. Apesar de estar exposto um exemplar pré-série, não estava ainda disponível para um test-drive. Como tal, vamos focar-nos do 001.

Shooting brake reinterpretada

O 001 foi-nos revelado nos Estúdios de cinema de Gotemburgo, com muitas luzes e banda sonora adequada. Depois da apresentação pudemos observar de perto este modelo que é apresentado como uma shooting brake de luxo.

Carroçaria ao estilo “shooting brake”

Uma interpretação um pouco lata do conceito original, que era a combinação de um desportivo ou GT de duas portas com uma secção traseira associada a uma carrinha, alta e com uma porta traseira. A montagem da carroçaria no exemplar mostrado era irrepreensível, com todos os painéis muito bem alinhados em distância e altura.

Imagem desportiva

O tejadilho e os pilares A e B a negro conferem, segundo a equipa de design, uma imagem mais desportiva e jovem. Um dos públicos que identificaram como alvo dos seus produtos são os clientes mais velhos que querem associar-se a esta imagem dinâmica. Achei que a silhueta do Zeekr 001 beneficiava em ter os aros dos vidros da cor da carroçaria, o que também é possível.

desenho desportivo, também na traseira

O interior foi bastante modificado na versão europeia, incluindo alterações aos bancos, que têm um desenho diferente. O cliente europeu gosta de mais apoio e também privilegia outros materiais. A Zeekr Europa preparou todos os aspetos do produto, modificando o design, mas também utilizando componentes feitos de material reciclado.

Duas versões na Europa

Na Europa, o 001 está disponível em duas versões e três níveis de equipamento, todos equipados com um pack de bateria de 100 kWh, produzido pela CATL. O modelo de entrada é o Long Range RWD e está equipado com um motor acoplado às rodas traseiras.

Zeekr 001 é feito pela Geely

Tem uma potência de 200 kW (272 cv), binário instantâneo de 343 Nm e anuncia uma aceleração dos 0-100 km/h em 7,2 segundos. O alcance em WLTP com uma carga é de até 620 km. De série, tem jante de 21’’, com pneus 255/45. O peso total é de 2200 kg.

Também 4WD

O nível intermédio chama-se Performance AWD e tem um segundo motor ligado às rodas dianteiras. A potência total e o binário duplicam para 400 kW (544 cv) e 686 Nm, respetivamente. O peso sobe para 2335 kg, repartido, segundo o fabricante, de forma idêntica pelos dois eixos.

Mala com boa capacidade

A aceleração fixa-se nos 3,2 segundos até aos 100 km/h e a velocidade máxima mantém-se nos 200 km/h. Tal como o modelo de entrada, a suspensão dianteira tem triângulos sobrepostos e molas helicoidais à frente, com multilink atrás e amortecedores passivos. Está equipado com jante de 22’’ e pneus 265/40 e a sua autonomia no ciclo WLTP tem uma redução de 30 quilómetros face ao Long Range.

Topo de gama

O topo de gama é o Privilege AWD, que difere do modelo anterior por ter travões dianteiros de maiores dimensões (21’’ em vez de 19’’) e a suspensão pneumática, com amortecedores de variáveis. Esta versão roda mais perto do piso, com uma altura ao solo de 16,2 cm, em vez dos 17,4 cm dos modelos com suspensão convencional. Pesa mais 15 kg do que o Performance e a autonomia prevista fixa-se nos 580 km.

Todos carregam em DC a 200 kW, podendo receber de 0 a 80% da carga da bateria em aproximadamente 30 minutos. O carregador AC embarcado é de 22 kW, prometendo carregar de 0-100 km em 5h30.

Zeekr 001 Long Range RWD

Fomos dos poucos jornalistas que conseguiram conduzir tanto o modelo com apenas um motor como o de dois motores, o que permitiu ficar a conhecer algumas diferenças significativas.

Não falta um “frunk” sob o capót da frente

Antes, uma nota importante: o Zeekr 001 tem 28 sensores, entre radares, câmaras e ultra-sons, que lhe conferem uma visão de 360º e servem de apoio a 21 sistemas de apoio à condução.

Todavia, nestas unidades — ainda pré-série, embora muito próximos dos que serão entregues aos clientes suecos e holandeses até ao fim do ano — muitas funcionalidades não estavam ainda operacionais. É o caso do cruise control e da condução só com um pedal, entre outros.

Ao volante

Começando pela posição de condução, não fico muito longe do ideal. Gostava apenas que a coluna de direção estivesse mais direita. O banco fornece bom apoio. Há um comando no volante que se configura, com a ajuda do painel principal de 15,5’’, para acertar os espelhos exteriores.

Interior com desenho moderno

Existe um equilíbrio razoável entre os botões físicos e os comandos que acedemos através do ecrã principal. Este é bastante rápido na resposta e permite configurações de desempenho do veículo, do sistema de navegação, da climatização e do entretenimento a bordo.

Em marcha

Assim que a chave é detetada, é só selecionar D ou R e acelerar, para iniciar a marcha. Com dois metros de largura e cinco de comprimento, o Zeekr 001 é corpulento, mas é suficientemente ágil nas manobras.

A condução é bastante configurável, com opções que vão do modo Eco a predefinições adequadas a condução na neve. No modelo base, rapidamente passo para o modo Sport, que disponibiliza toda a potência, torna a resposta ao acelerador mais rápida e a direção mais responsiva. Também desliguei o controlo de tração.

Muitos radares…

As estradas em que andei estavam repletas de radares de velocidade, pelo que, até sair da zona urbana, tudo de passa a um ritmo muito moderado. Boa altura para aferir a qualidade do interior, com bons materiais e montagem.

Finalmente, numa zona mais sinuosa, pude testar o comportamento do 001, que tem um bom equilíbrio entre conforto e controlo da carroçaria em carga.

Dinâmica eficiente, tanto no RWD, como no AWD

Numa curva lenta, com boa visibilidade, acelerei a fundo e o Zeekr exibiu uma generosa deriva do eixo traseiro, corrigida sem drama pela direção. Sem a finesse de um desportivo, mas sem perder a compostura. Esta unidade montava pneus Goodyear Eagle F1, que se revelaram um pouco ruidosos a velocidades acima dos 90 km/h.

Os travões mostraram-se competentes. Em termos de regeneração na desaceleração, não achei particularmente intensa e só a partir dos 30 km/h começamos a sentir um abrandamento mais forte. Mesmo com a condução só com um pedal selecionada, não baixou dos 7 km/h.

Zeekr 001 Performance AWD

Nos primeiros quilómetros, em ambiente urbano, não há diferenças notórias. Mas ter o dobro da potência disponível tem consequências evidentes na primeira oportunidade em que podemos dar-lhe uso. O Zeekr 001 ganha velocidade de uma forma que só não impressiona quem já está familiarizado com elétricos muito potentes.

Ecrã tátil domina o tablier do 001

Nestes casos, as acelerações a fundo duram sempre poucos segundos, porque o ganho de velocidade é tão rápido que em menos de nada estamos fora da lei e, em certos casos, fora dos limites físicos que a próxima curva permite.

Dinâmica diferente

Por falar em curvas, exatamente na mesma em que tinha testado os limites da aderência do eixo traseiro no LR RWD e igualmente com o controlo de tração desligado, fiz o mesmo com o AWD.

Mas o comportamento é bastante diferente. A deriva traseira inicial é corrigida com a atuação do eixo dianteiro, que corrige quase instantaneamente a quebra de tração das rodas traseiras. E isto em condições muito mais desfavoráveis, porque entretanto, tinha começado a chover.

Ruído de rolamento

No regresso a Gotemburgo, houve tempo para confirmar que o sistema de som Yamaha estava à altura dos pergaminhos. Os pneus desta unidade eram Continental Premium Contact 6, mais largos e montados numa jante de 22’’, que também mostravam algum ruído de rolamento.

Jantes de desenho desportivo

Como esta unidade não tinha suspensão pneumática, não pude experimentar esta solução, que provavelmente serve melhor a versão com dois motores. Digo isto porque passar nas lombas de velocidade dentro do limite de velocidade, mostrou que facilmente atingimos o curso máximo da suspensão no AWD, o que não aconteceu com o LR RWD. Talvez a diferença de peso possa explicar esta situação, aliada ao tamanho da jante e altura do pneu.

Autonomia de 620 km

Neste teste duplo ficou aparente que o Zeekr 001 será uma proposta com qualidades para agradar os clientes europeus. Bom materiais e excelente construção, tecnologia própria bastante avançada e uma estética diferenciadora.

Perfil muito elegante no 001

Em termos de utilização, a versão de apenas um motor mostrou-se muito competente, com um desempenho dinâmico rigoroso e uns esclarecedores 620 km de autonomia.

Preços competitivos

Os preços nos países baixos começam nos €59.490 para o Long Range RWD. O Performance AWD custa €62.490 e o Privilege AWD, 67.490. O preço, se pudesse ser replicado em Portugal, seria muito competitivo face às propostas atuais. E a diferença de valor para as versões AWD também não é muito significativa, com apenas €3000 a separá-la do Performance e €8000 para o Privilege.

Estilo do 001 faz lembrar outros modelos da Geely

Na Europa, a Zeekr vai ter uma garantia de 8 anos e 200.000 km para as baterias e uma garantia geral de 5+5 anos, caso sejam respeitados neste período os intervalos de manutenção definidos pelo construtor, que são de 40.000 km ou 24 meses.

Conclusão

Sabemos que esta é uma estratégia que dá bons resultados, mas vamos ter que esperar algum tempo até poder ver os Zeekr por cá. É que ainda não há data para a comercialização em Portugal, mas tendo em conta que a expansão na Europa seguirá de norte para sul, parece pouco provável que seja antes de 2025.

Adelino Dinis

Ler também, seguindo o LINK:

Primeiro Teste – BYD Tang: A 1ª venda em Portugal