Maserati GranTurismo Folgore 2024

Folgore é a sub-marca para os elétricos da Maserati

Por fora, o Folgore é igual às versões a combustão

Estilo é evolução da primeira geração

Detalhes estéticos que lembram o passado

Mala tem 270 litros de capacidade

Ambiente de luxo neste "made in Italy"

Espaço para dois adultos nos bancos traseiros

Painel de instrumentos digital configurável

O terceiro display digital circular é configurável

A Maserati prepara o lançamento das versões elétricas Folgore do novo GranTurismo e do SUV Grecale e já anunciou os preços. Saiba tudo sobre o futuro elétrico da marca do tridente na reportagem TARGA 67, assinada por Francisco Mota

 

Depois de alguns atrasos causados pelas várias ocorrências mundiais, a Maserati está pronta para anunciar datas de entrega para os seus dois primeiros veículos 100% elétricos, o SUV médio Grecale e a nova geração do GranTurismo. Folgore é a sub-marca para as motorizações elétricas, na casa do tridente de Neptuno.

Começando pelo Grecale, será o primeiro SUV da marca a ter uma versão 100% elétrica e as primeiras entregas a clientes devem acontecer já em Abril, batendo provavelmente o Porsche Macan elétrico na chegada ao mercado.

Por fora, o Folgore é igual às versões a combustão

Sem divulgar ainda todos os dados do modelo, a marca avança que terá “mais de 500 cv” e um binário máximo de 820 Nm, além de uma bateria de 105 kWh, recarregável de 20 a 80% em 29 minutos.

Quanto a prestações, a aceleração 0-100 km/h é feita em 4,1 segundos e a velocidade máxima atinge os 220 km/h. O preço anunciado para este SUV de 4,86 metros de comprimento é de 136 008 euros.

GranTurismo Folgore

Já quanto à nova geração do GranTurismo, que aposta num estilo de continuidade, face à primeira geração, mas que não partilha nada com o seu antecessor, a Maserati foi mais generosa na divulgação de informação e até trouxe uma primeira unidade para apresentar à Imprensa portuguesa.

Folgore é a sub-marca para os elétricos da Maserati

A Maserati chama a si o feito de ter sido a primeira marca de luxo italiana a lançar um modelo 100% elético com o GranTurismo Folgore, um modelo totalmente “made in Italy” e que já está disponível para encomenda por um preço de 203 895 euros, com as primeiras unidades a ser entregues muito em breve. Ainda durante este ano, será disponibilizada a versão descapotável GranCabrio Folgore.

Podia ter 1224 cv…

O GranTurismo usa uma nova plataforma que suporta motorizações a combustão e elétricas. No caso do Folgore, a arquitetura é de 800V o que permite carregar a bateria de 92,5 kWh dos 20 aos 80% em 18 minutos, desde que se use um carregador ultra-rápido de 270 kW. A bateria está disposta em “T” no túnel central e sob o banco de trás.

três motores elétricos de 300 kW (408 cv) e 450 Nm cada, dois para o eixo traseiro e um para o eixo da frente, portanto com tração às quatro rodas e vectorização de binário pela gestão dos motores, não pelos travões.

Mala tem 270 litros de capacidade

Estes três motores de ímanes permanentes têm o potencial de totalizar uma potência de 1224 cv, contudo, a bateria não é suficiente para tanto e a potência máxima, na altura do lançamento, será de 761 cv e 1350 Nm.

Com estes valores, o GT Folgore faz a aceleração 0-100 km/h em 2,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 325 km/h. O peso é de 2260 kg e a autonomia em ciclo misto WLTP é de 438 km.

Luxuoso 2+2

Ao vivo, as linhas do novo GranTurismo continuam a agradar, sobretudo a maneira como os engenheiros conseguiram fazer um coupé 2+2 com dois verdadeiros lugares atrás – experimentei e posso confirmar que são bem mais generosos que os do Porsceh 911 – numa silhueta com apenas 1353 mm de altura. E ainda há espaço para uma bagageira com 270 litros de capacidade.

Ambiente de luxo neste “made in Italy”

No interior, destaca-se a elevada qualidade dos materiais, bem como o painel de instrumentos digital de 8,8” e o ecrã central tátil de 12,2”, mas em posição baixa na consola. Por cima está um terceiro display digital circular, que se pode configurar para afixar várias informações, incluíndo o tradicional relógio da Maserati.

Futuro elétrico

A carroçaria do Folgore é igual à das versões a combustão, com a diferença de ter a tomada para recarga da bateria colocada no para-choques de trás. As jantes carenadas também são específicas do Folgore, que não tem mais nenhumas em opção.

Estes dois modelos Folgore são o início da eletrificação da marca, que a partir de 2025 terá versões elétricas em todos os modelos da gama, incluindo o super desportivo de motor central MC20 Folgore.

Painel de instrumentos digital configurável

Em 2027 será lançado um SUV elétrico de grandes dimensões, a que a marca chama, por enquanto E-UV e em 2028 será a vez do lançamento do Quattroporte Folgore. Contudo, a marca não está próxima de abandonar os motores a combustão, nem as séries limitadas.

Mas a combustão não se apaga

Para breve está previsto o lançamento do MC20 GT2, uma versão de competição que terá também uma versão homologada para uso em estrada pública. Pelo oposto, surge o MC Xtrema, um hipercarro destinado a ser usado apenas em pista, mas não em competição.

Maserati GranTurismo Folgore 2024

Vão ser feitas apenas 62 unidades com uma potência de 740 cv, extraídos do V6 Nettuno e totalmente especificado para condução em pista. Deverá custar 1 milhão de euros.

Conclusão

A Maserati demorou a arrancar, desde que foi separada da Ferrari e incluída na Stellantis. Mas o seu futuro parece estar a ser planeado e executado seguindo as tendências mais eficazes para os segmentos de luxo. Resta esperar pela ocasião de testar o novo GranTurismo aqui no TARGA 67, o que está prometido para breve.

Francisco Mota

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Primeiro teste – Grecale: O SUV da Maserati rival do Macan