Últimos testes dos finalistas da edição 2024

BMW Série 5

BMW Série 5 Touring

BYD Seal

Os 7 finalistas do The Car Of The Year 2024

Kia EV9

Peugeot 3008

Renault Scenic E-Tech

Quatro 100% elétricos e três multi-energia

Toyota C-HR

Volvo EX30

Dos 7 finalistas, só 2 não são SUV

O júri reunido para o teste dos sete finalistas

O júri do The Car Of The Year, do qual faz parte Francisco Mota, reuniu-se no complexo de pistas de testes CERAM, perto da Paris, para testar os sete finalistas de 2024. Ocasião para tirar as últimas dúvidas, testar novas versões e até ver uma surpresa. Saiba tudo na reportagem do TARGA 67.

 

Este é um dos momentos chave do ano, no que concerne o The Car Of The Year, o prémio mais conceituado da indústria automóvel, fundado em 1964 por um grupo de revistas da especialidade de vários países.

Hoje, o júri é composto por 61 jornalistas de 23 países, dos quais 54 estiveram presentes neste já tradicional teste dos sete finalistas, realizado no complexo de pistas de testes para a indústria automóvel CERAM, perto de Paris.

Quatro 100% elétricos e três multi-energia

Foi a ocasião para tirar algumas dúvidas, tanto nas excelentes estradas rurais em torno das instalações do complexo CERAM, como nas pistas desta instalação, que é utilizada diariamente pelos construtores para desenvolver novos modelos.

Testes em pista

Um complexo que tem todo o tipo de pistas, desde um anel de velocidade, a pista de mau piso de vários tipos, valas de água, uma área multi-funções asfaltada de grande área e a exigente pista que reproduz uma estrada secundária francesa, com elevações, depressões e curvas de todos os tipos. É a preferida dos jurados.

Trata-se de um cenário ideal para testar os sete finalistas em condições que são difíceis de reunir na estrada aberta. Uma espécie de prova dos nove para os sete modelos que o júri seleccionou como os finalistas da edição 2024 do The Car Of The Year.

Os 7 finalistas

Os finalistas deste ano são, por ordem alfabética: BMW Série 5, BYD Seal, Kia EV9, Peugeot 3008, Renault Scénic, Toyota C-HR e Volvo EX30.

Últimos testes dos finalistas da edição 2024

Dos sete finalistas, quatro são modelos 100% elétricos, os outros três estão disponíveis com vários tipos de motorizações. Todos vão estar disponíveis para entrega aos seus clientes este ano, condição essencial para serem considerados.

Novidades e uma surpresa

Durante este teste dos 7 finalistas, estiveram disponíveis algumas versões que ainda não tinha testado, com destaque para o Peugeot 3008 MHEV, o Toyota C-HR PHEV e os BMW 530e e 550e xDrive, ambos PHEV. A marca da hélice ainda levou uma surpresa, um exemplar da nova Série 5 Touring, mas apenas para apreciação estática.

Nas próximos dias publicarei as primeiras impressões de condução destas novas versões nos habituais Primeiro Testes do TARGA 67. Mas posso dizer que todos contribuíram para aumentar o meu conhecimento das três gamas.

A votação final

A próxima fase que todos os jurados têm pela frente será a votação final, num processo com algumas particularidades. Tal como os meus colegas jornalistas dos outros países, tenho à minha disposição 25 pontos para distribuir pelos sete finalistas, com algumas condições.

Os 7 finalistas do The Car Of The Year 2024

Tenho que dar mais pontos a um deles, escolhendo assim o meu preferido. Depois, tenho que dar pontos a, pelo menos, cinco modelos, ou seja, só posso atribuir zero pontos a dois finalistas. Mais importante, para todos os finalistas, tenho que justificar, por escrito, a minha votação para cada modelo, mesmo que lhe dê zero pontos.

Tanto a grelha de pontuação como os textos justificativos vão estar online no site thecaroftheyear.org após o anúncio oficial do vencedor, que será feito às 7h00 de 26 de Fevereiro, o dia de abertura à imprensa do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, a primeira vez que é realizado, desde que 2019 e que acolhe mais uma vez a nossa cerimónia.

Conclusão

Total transparência, a competência de um júri composto por jornalistas especializados e uma experiência de 60 anos são os principais ingredientes que fazem do The Car Of The Year, o prémio mais apetecido pelos construtores de automóveis. Qual será o vencedor de 2024?…

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link: