Drag Race a peça de Joana Vasconcelos no museu MAAT

Madeira de tília nas decorações da carroçaria

Talha dourada para os motivos exteriores

Também o interior recebeu dourados

Volante com detalhes no forro de pele

Embelezadores de madeira lembram rodas dos coches

Muitas plumas de avestruz no tejadilho

O teto Targa desaparece sob as plumas

Mais uma obra de Joana Vasconcelos

A peça chama-se “Drag Race” sendo da autoria de Joana Vasconcelos. É um Porsche 911 Targa transformado num coche e pode ser visto no museu MAAT, na exposição “Plug-in”, que reúne peças da artista.
A peça artística de Joana Vasconcelos é tecnicamente descrita da seguinte forma: “Porsche 911 Targa Carrera, plumas de avestruz, madeira de tília esculpida, talha dourada à folha de ouro, revestimentos com pele tingida gravados a ouro fino, metal fundido, cinzelado e dourado, tecido Etro.”

O que representa?

De acordo com o texto que acompanha a exposição desta peça, ela representa o seguinte:

“A peça poderia ser apenas a expressão de um poder áulico e excessivo, desde logo pelo simbolismo da marca de automóvel escolhida e pela riqueza e luxo que os ornamentos da carroçaria ostentam. A talha dourada, realizada a partir de modelos barrocos originais, remete-nos para as carruagens das embaixadas de D. João V; e, a partir daí, para a apropriação do outro brasileiro ou para jogos de influência política internacional. Mas o acrescento das coloridas plumas de avestruz e o título imediatamente situam a peça num universo de transgressão (ainda assim consentida), num universo de fantasia e festa melancólica.”

A peça está exposta no museu MAAT, em Lisboa, numa mostra denominada “Plug-in” que reúne várias peças da artista, entre elas outro automóvel. Fui visitar a exposição e o mínimo que posso dizer é que se trata de uma peça desconcertante. O exterior é obviamente uma provocação, mas a decoração do interior não estaria deslocada como opção para clientes com gostos diferentes.

Alguns dirão que é uma pena ver um Porsche 911 Targa clássico, em aparente bom estado, transformado numa peça estática. Não sei o real estado deste 911, por isso talvez nem isso seja um problema. De resto, todos terão a sua interpretação sobre esta obra de arte.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Teste – Porsche Taycan Sport Turismo: só tem um problema…