BMW Série 5

BYD Seal

Kia EV9

Peugeot 3008

Renault Scenic

Toyota C-HR

Volvo EX30

O Francisco Mota e os seus 58 colegas jornalistas especializados de 22 países europeus já votaram. Os 7 finalistas do The Car Of The Year 2024 estão apurados. Resta saber qual terá maiores hipóteses de vencer o prémio mais cobiçado pela indústria automóvel.

 

Depois de determinados os 28 candidatos ao título mais cobiçado pela indústria automóvel, o The Car Of The Year, o júri cumpriu a primeira ronda de votações e foram apurados os 7 finalistas para a edição de 2024.

Da lista inicial de 28 candidatos, cada um dos 59 jurados escolheu os seus 7 favoritos, para já sem preocupações de ordem de classificação ou de pontuação.

Os 7 finalistas

A votação foi individual e por via eletrónica, tendo a “urna” fechado no passado dia 24 de Novembro. A matemática fez o resto e calculou os 7 modelos mais votados por todos os jurados.

E a lista dos 7 Finalistas do The Car Of The Year 2024 é a seguinte, por ordem alfabética:

BMW Série 5

BYD Seal

KIA EV9

Peugeot 3008

Renault Scenic

Toyota C-HR

Volvo EX30

Agora, seguem-se mais testes aos 7 finalistas, tanto nos países de origem de cada jurado, como depois no teste final a 12 e 13 de Fevereiro, no complexo de testes privado CERAM, em Mortefontaine, perto de Paris.

Todos os jornalistas estarão então em condições de fazer a votação final, segundo um processo bem conhecido de todos os que acompanham a história do The Car Of The Year, que começou em 1964.

O processo de votação

Após os testes finais, cada jurado tem 25 pontos para distribuir pelos 7 finalistas, com algumas regras pelo meio.

Não pode dar zero pontos a mais de dois finalistas, o máximo de pontos que pode dar a cada finalista é de 10 pontos e tem que dar mais pontos a um dos 7 finalistas do que aos outros.

Tudo justificado

Mais importante que tudo é a obrigação de justificar por escrito a votação que der a cada um dos 7 finalistas, mesmo que lhe dê zero pontos. Como sempre, as pontuações e os textos justificativos vão ficar online logo a seguir à cerimónia de anuncio do vencedor.

As votações e justificações dos anos anteriores estão todas online neste momento e podem ser consultadas no site do The Car Of The Year, seguindo o link abaixo.

O vencedor será anunciado numa cerimónia a realizar no dia 26 de Fevereiro de 2024. Qual vai ganhar?…

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link: https://www.caroftheyear.org/