Volkswagen ID.7 2024

Jantes de liga leve com 19"

O comprimento total é de 4,96 metros

Luzes traseiras em LED com novo desenho

Versão base tem 286 cv

Interior com novo infotainment

Teto panorâmico com possibilidade de se tornar opaco

Mala tem 532 litros de capacidade

A família de elétricos da VW continua a crescer, desta vez com o ID.7, uma berlina-coupé de 4,96 metros que se posiciona como o irmão 100% elétrico do Passat. Saiba quanto custa e qual o principal rival apontado pela VW, numa reportagem assinada por Francisco Mota.

 

Foi em 2020 que o primeiro elétrico da família ID da Volkswagen se apresentou ao mercado. O ID.3 foi lançado como o terceiro grande ícone da história da marca, depois do Carocha e do Golf. A família ID continuou a crescer com o SUV ID.4 (2021), o SUV coupé ID.5 (2022), o “pão de forma” moderno ID-Buzz (2023) e agora a berlina-coupé ID.7.

A série não vai parar por aqui, como é lógico. Ainda em 2024 vai ser apresentada a ID.7 Tourer, a versão carrinha e em 2025 espera-se pelo mais pequeno dos 100% elétricos da marca alemã, o ID.2 que terá uma versão GTI.

O comprimento total é de 4,96 metros

O ID.7 posiciona-se no topo desta oferta, pelo menos em termos de estatuto, sendo a opção elétrica ao Passat convencional, mas feito com base numa plataforma diferente, a MEB, exclusivamente elétrica da VW, que serve todos os outros ID.

Estilo menos ID

O estilo enquadra-se naquilo que temos visto nos ID, mas com uma definição diferente do visual da frente, jantes de 19” e um bom Cx de 0,23 e uma forma geral mais convencional, como parece agradar aos compradores de modelos do segmento D, como este.

E os compradores espera-se que sejam 90% empresas, como é habitual neste segmento. Por isso a VW aponta o BMW i4 como o seu principal rival, nomeadamente na sua versão de base, o eDrive 35. Vale a pena comparar alguns números entre os dois.

VW ID.7 vs BMW i4

A versão base do i4 tem uma bateria de 67 kWh, enquanto o ID.7 mais acessível ascende aos 77 kWh. Com consequência, em termos de autonomia mista WLTP, o BMW anuncia 483 km e o VW 620 km.

Luzes traseiras em LED com novo desenho

A bateria do i4 pode ser carregada até 180 kW em DC, no caso do ID.7 é quase igual: 175 kW, mas o VW tem 532 litros de capacidade de mala, enquanto o i4 se fica pelos 470 litros.

A potência máxima é igual nos dois, com 286 cv e tração às rodas traseiras. Quanto ao preço, o i4 eDrive 35 custa 57 000 euros, enquanto o ID.7 Pro com uma bateria maior é vendido por 59 900 euros.

Mais autonomia e mais potência

Em meados do ano vai chegar a versão ID.7 Pro S com os mesmos 286 cv mas com uma bateria maior de 86 kWh, anunciando 715 km de autonomia mista WLTP. Aceita uma potência máxima de carga de 200 kW em DC.

Jantes de liga leve com 19″

Mais tarde, virá uma versão GTX com a mesma bateria de 77 kWh, autonomia de 600 km, mas com um segundo motor à frente e potência aumentada para os 340 cv.

As novidades do ID.7

Entre as novidades do ID.7 destaco o novo sistema de infotainment com software 4.0 e ecrã tátil de 15” que promete maior rapidez e facilidade de utilização. E tem botões iluminados, respondendo às críticas feitas a todos os ID e derivados.

Também no interior, o teto panorâmico em vidro tem sete camadas de filtros, para evitar a entrada dos raios UV. Não tem cortina mas tem a possibilidade de se tornar opaco, tocando num botão.

Teto panorâmico com possibilidade de se tornar opaco

O Head Up Display tem realidade aumentada e o painel de instrumentos atrás do volante é muito pequeno, mas o comando rotativo da transmissão não está nele incluído, mas ancorado na coluna de direção, como noutros ID, devendo ser muito mais fácil de usar.

Climatização inteligente

Outra novidade é o sistema de climatização inteligente, que harmoniza a temperatura em todo o habitáculo de acordo com os desejos do condutor, por exemplo arrefecendo mais a parte do habitáculo mais exposta ao sol direto, direcionando para esses pontos o fluxo de ar condicionado. Os seus comandos estão numa página do infotainment, mas também obedece aos comandos por voz.

Interior com novo infotainment

Também novos são os bancos ErgoActive com massagens, aquecimento e uma ventilação capaz de secar a roupa que se traz vestida, se se tiver molhado num dia de chuva.

Ajudas à condução

As ajudas à condução foram aumentadas com um novo e melhorado sistema de deteção e aviso de crianças dentro do habitáculo, para evitar esquecer os mais pequenos dentro do carro, um flagelo que tem maior dimensão do que se pensa.

Volkswagen ID.7 2024

Tem também deteção de passagem de motociclistas ou ciclistas, impedindo que se possa abrir a porta, quando um vem a passar junto do ID.7 e por fim, está presente o IDA, ou seja, o Intelligent Digital Assistant, que funciona com comandos por voz.

Conclusão

O importador nacional, a SIVA, espera vender 700 unidades do ID.7 e ID.7 Tourer somadas durante 2024, contribuindo para solidificar a subida de 8º para 6º lugar no ranking das marcas mais vendidas em Portugal em 2023. Para isso vão contribuir os sete novos modelos que a marca vai lançar no nosso país durante o ano. E também o reposicionamento do preço do ID.3, que passa a começar nos 38 500 euros, considerando o desconto de 3600 euros face ao valor de tabela.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Teste – VW ID.3 58kW: Saiba se o restyling o melhorou