Renault Scenic E-Tech

BMW Série 5

Peugeot 3008

Kia EV9

Volvo EX30

BYD Seal

Toyota C-HR

O Renault Scenic E-Tech Electric venceu o The Car Of The Year 2024, o mais reputado prémio atribuído à indústria automóvel, que comemora 60 anos. Francisco Mota, membro do júri, mostra como o Scenic bateu os outros seis finalistas.

 

Este ano de 2024, o The Car Of The Year contou com a votação de 58 jornalistas especializados da área automóvel, provenientes de 22 países, que espelham realidades muito diferentes em termos de mercado automóvel.

Como tem acontecido na última década, mais uma vez fiz parte deste ilustre júri, composto por jornalistas profissionais que, tal como eu, se dedicam sobretudo a testar todos os novos modelos de automóveis lançados na Europa.

O prémio The Car Of The Year foi fundado em 1964, comemorando os seus 60 anos de vida, sendo uma iniciativa totalmente editorial, sem nenhuma componente comercial.

Todos os jurados têm que justificar por escrito todas as suas votações e tanto as votações individuais, como as justificações são publicadas no site oficial thecaroftheyear.org

Este ano, o grupo de finalistas, eleito pelos jurados a partir de todas as novidades lançadas no mercado nos 12 meses anteriores, incluía SUV, berlinas, modelo exclusivamente elétricos, modelos com motorizações a combustão e híbridos. Um conjunto muito diversificado de opções.

Feitas as contas, a vitória foi para o Renault Scenic E-Tech Electric, um SUV 100% elétrico que já testei aqui no TARGA 67 – pode ler o Teste seguindo o link no final do deste texto.

Claro que é sempre a matemática a decidir o resultado final, mas o Scénic foi o preferido de 22 membros do júri, batendo o BMW Série 5, que recebeu a preferência de 19 membros. Foram estes dois modelos que disputaram a vitória, como se pode ver na classificação final:

1 – Renault Scenic E-Tech Electric – 329 pontos

2 – BMW Série 5 – 308 pontos

3 – Peugeot 3008 – 197 pontos

4 – Kia EV9 – 190 pontos

5 – Volvo EX30 – 168 pontos

6 – BYD Seal – 131 pontos

7 – Toyota C-HR – 127 pontos

 

Ler também, seguindo o link:

Teste – Renault Scenic E-Tech Electric: À prova em Portugal