Alfa Romeo Milano muda para Junior por pressão do governo italiano

A cidade de Milão perdeu um embaixador

Só 4 meses depois de anunciado o nome o governo italiano o declara ilegal

Pela segunda vez na sua história, a Alfa Romeo tenta dar o nome Milano a um novo modelo e pela segunda vez tem que o mudar. O Francisco Mota explica porque o novo B-SUV mudou para Junior e lembra qual o outro modelo que se devia ter chamado Milano.

 

O governo italiano comunicou à Alfa Romeo e publicamente que era “ilegal” dar o nome Milano a um carro produzido fora de Itália, neste caso na Polónia, onde o novo B-SUV da marca nascida em Milão vai ser produzido, mais propriamente na fábrica de Tychy.

É a mesma fábrica onde é feito o Jeep Avenger e o Fiat 600, que utilizam a mesma plataforma e os principais componentes, por isso faz todo o sentido do ponto de vista industrial que o Milano, perdão, o Junior, lá seja feito.

Governo italiano não quer

A posição do governo italiano, que evoca uma lei de 2003, surge no seguimento de sucessivas manobras de pressão com vista a influenciar a Stellantis a investir mais em Itália.

Mas a Stellantis já anunciou um plano de investimento de 5 mil milhões para Itália, que passa pela reabilitação da antiga fábrica de Mirafiori e pela construção de uma fábrica de baterias para carros elétricos, só para citar dois de vários projetos em curso.

Mas em vez de entrar numa batalha legal, que está certa poderia ganhar, a Stellantis decidiu pura e simplesmente mudar o nome do B-SUV de Milano para Junior, outro nome famoso da rica história da marca.

“Publicidade gratuita”

Em comunicado, a Stellantis afirma que não quer entrar em polémicas com o governo italiano e que preferiu escolher outro nome para o novo modelo. Agradecendo ainda, ironicamente, “a publicidade gratuita que o governo italiano vai dar ao Junior”, com esta posição.

Refira-se que a Alfa Romeo anunciou o nome Milano em Dezembro, sem que o governo italiano tenha dito alguma coisa nessa altura, preferindo esperar pela apresentação internacional do modelo para depois tomar esta posição.

Quem perde publicidade é a cidade de Milão, que deixa de estar escrita na carroçaria daquele que vai ser o modelo mais vendido da Alfa Romeo nos próximos anos. Quando ao governo italiano, torna-se difícil perceber o que ganha com esta posição…

Qual era o “outro” Milano?…

Milano foi o nome escolhido de entre os sugeridos pelos adeptos da marca, num inquérito organizado pela marca no ano passado. Mas Junior também era um dos nomes citados pelos inquiridos.

Milano parece um nome amaldiçoado para a Alfa Romeo, que já o tinha tentado usar anteriormente, acabando por ter que o alterar à última hora.

Se quer saber qual foi o primeiro modelo que devia ter usado o nome Milano e não usou, basta seguir o link abaixo, que o leva ao artigo que escrevi aqui no TARGA 67.

Francisco Mota

Novidade – Alfa Milano: O B-SUV com nome rejeitado