17/11/2023. A Hyundai anunciou ontem no salão de LA que vai ser possível comprar e pagar os seus modelos na Amazon, já em 2024. Será mais um problema para os concessionários tradicionais? Tema da Crónica à 6ª feira desta semana no blog TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

 

Comprar automóveis novos na Amazon não é novidade, mas, até agora, a finalização da compra e o pagamento tinha que ser feito sempre num concessionário da marca em causa. É possível fazer a configuração, simulação de financiamento, mas as assinaturas tinham sempre que ser feitas da maneira convencional.

No Salão de Los Angeles, a decorrer esta semana, a Hyundai subiu ao palco com a Amazon e anunciaram que comprar um carro da marca sul-coreana no site da Amazon vai passar a ser tão fácil como comprar um livro.

O carro até poderá ser entregue à porta do comprador, como uma encomenda qualquer. A Hyundai vai ser a primeira marca a disponibilizar esta possibilidade, já em 2024. Será mais um obstáculo ao negócio dos concessionários tradicionais?

Compra digital

Sabe-se a vontade que os fabricantes de automóveis têm em passar às vendas diretas, sem intermediários que lhes absorvem uma parte da margem de lucro. Mas essa transição parece mais difícil do que a transição energética.

O modelo tradicional de venda de automóveis está muito enraizado nos compradores, sobretudo nos mais velhos. O automóvel é geralmente o segundo bem mais caro que uma família compra, ou sobre o qual faz um financiamento. Por isso, a maioria dos compradores prefere fazer o negócio presencialmente.

Há uma ligação entre o comprador e o vendedor do automóvel, por vezes complexa, mas que os compradores entendem como um fator suplementar de confiança. Para alguns compradores, não todos, é também a oportunidade de negóciar, olhos nos olhos, o melhor preço, o melhor equipamento.

Configurar um carro no site de uma marca, é um exercício que se tornou do agrado de muitos, por vezes apenas para alimentar um sonho. Outras vezes para se preparar para a melhor abordagem ao vendedor.

Mentalidades a mudar

Mas comprar um carro através dos meios digitais, comprometer-se a uma despesa considerável apenas com um “clique” é algo que não passa pela cabeça de todos os compradores. Contudo, a digitalização da vida está a mudar mentalidades, sobretudo das gerações mais novas.

Para os concessionáros tradicionais, este novo canal pode vir a ser um concorrente de peso, mas ainda não imediatamente. A Hyundai e a Amazon anunciaram também que a entrega do carro comprado na plataforma digital será feita pelo concessionário mais próximo da casa do comprador.

Para já, a compra de um Hyundai na Amazon só vai estar disponível nos EUA, onde é obrigatória a venda através de um concessionário em vários Estados, pois não é permitido fazer vendas diretas de automóveis novos pelos construtores.

Um brinde para os concessionários

Um mercado no qual os compradores eventualmente estarão menos ligados emocionalmente à compra de um automóvel do que noutros mercados, como nos europeus, por exemplo em Portugal, o que facilita todo o processo.

Além disso, as unidades novas que vão estar disponíveis para venda na Amazon são provenientes dos concessionários locais de cada potencial comprador. Ou seja, para os concessionários, será uma maneira de aumentar a exposição do seu stock de carros novos.

É também o concessionário designado a ficar com a sua habitual margem na venda, fica responsável por todas as explicações necessárias ao consumidor, além de tratar de todo o pós-venda. Ou seja, pelo menos nos EUA, os concessionários só têm a ganhar com este novo canal de negócio.

Ainda há incógnitas

A ferramenta informática final que vai ser usada para a compra ainda não foi revelada, nem todos os detalhes acerca de simulações de financiamento ou modos de pagamento. Por isso ainda restam algumas dúvidas.

Do que não há dúvida é que os concessionários da Hyundai nos EUA vão ganhar uma exposição considerável, não só por se tratar de algo com a dimensão da Amazon, mas também porque é a primeira marca a avançar. Se resultar, outras se vão seguir.

Alguns críticos já vieram dizer que, afinal, não se trata de nada de novo, que é apenas mais uma venda online de um automóvel, o que já existe noutras plataformas há muito tempo, seja de carros usados, seja de novos.

Conclusão

O que realmente faz a diferença é a dimensão da Amazon e o facto de não se tratar de uma plataforma especializada em automóveis. O grau de exposição a consumidores não obrigatoriamente orientados para a compra de um automóvel online pode gerar mais negócio, para a marca e para os seus concessionários. Um exemplo de como a digitalização pode não ser o terror dos concessionários, antes pelo contrário.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:Crónica – Ampere: Nasceu a “start-up” da Renault para os elétricos