Toyota Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force GR Sport (fotos de João Apolinário)

Jantes de 18" são de série no GR Sport

Grelha em favo de mel com logotipo GR Sport

Difusor maior no para-choques de trás

O Yaris GR Sport continua a ser um híbrido

Suspensão mais firme e pneus mais largos, no GR Sport

Boa qualidade de construção no habitáculo

Painel de instrumentos digital com "binóculos"

Ecrã tátil central está bem posicionado

Comandos da climatização separados são de aplaudir

Bancos desportivos beneficiam posição ao volante

Espaço atrás não é dos mais amplos do segmento

Atitude mais precisa e rápida

Condução mais envolvente no GR Sport que nos outros híbridos

Maior agilidade devido às melhores ligações ao solo

Não. Não é uma versão mais acessível do GR Yaris. O GR Sport é híbrido e tem os mesmos 116 cv dos outros Yaris híbridos. Mas acrescenta um pacote de modificações que lhe dão um sabor a desportivo… híbrido. Saiba como a Toyota concebeu esta versão.

 

O GR Yaris de 261 cv e tração às quatro rodas é um dos meus pequenos desportivos preferidos, mas está posicionado num patamar muito superior ao dos outros Yaris. Na verdade, de Yaris, tem relativamente pouco.

Existe uma versão 1.5 VVT-i de 120 cv, mas ainda não tive ocasião de a testar, para ver se será uma espécie de GR Yaris júnior. Entretanto, a Toyota lançou uma nova versão do 1.5 HDF de 116 cv a que chamou GR Sport, uma sigla que já tinha usado no Corolla.

Grelha em favor de mel com logotipo GR Sport

O cinzento é específico do GR Sport, bem como o desenho das jantes, a grelha em favor de mel, os logótipos GR Sport e o difusor no para-choques traseiro. Por dentro também há detalhes de decoração desportivos, bem como vidros traseiros escurecidos e o topo de equipamento da gama.

GR Sport não é só equipamento

Mais do que um simples nível de equipamento, os GR Sport pretendem disponibilizar uma versão com um ligeiro sabor a desportivo, feito de elementos estéticos, mas não só.

Assim, para este Yaris GR Sport, a suspensão desportiva é mais firme que em todos os outros Yaris e a direção tem uma assistência com uma calibração específica, ligeiramente menos intensa.

O Yaris GR Sport continua a ser um híbrido

Além disso, as jantes são de 18 polegadas com pneus Bridgstone Turanza TDDS de medida 215/40 R18, bem maiores que os 185/65 R15 da versão base.

Mesmo sistema híbrido

No motor e sistema híbrido não foram feitas alterações, mantendo-se o três cilindros de 1490 cc e 91 cv, um motor elétrico de 59 kW (80 cv), um gerador, uma bateria de iões de Lítio de 4,3 Ah e um trem epicicoidal que distribui os fluxos de energia para as rodas da frente.

A potência máxima de 116 cv permite fazer os 0 -100 km/h em 9,7 segundos e atingir os 175 km/h. Não menos importante é que o sistema é capaz de rodar em modo 100% elétrico até aos 130 km/h. Desde que as condições necessárias estejam reunidas.

Toyota Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force GR Sport (fotos de João Apolinário)

A Toyota estima que durante 80% do tempo de circulação em cidade, o Yaris o faça sem emitir poluentes, ou seja, em modo 100% elétrico, ou em roda livre, com o motor a gasolina desligado.

Muito suave… quase sempre

O motor elétrico tem 141 Nm de binário máximo, mais do que os 120 Nm do motor a gasolina, por isso a resposta ao acelerador em cidade é muito rápida e totalmente suave, sobretudo quando se anda a um ritmo calmo, o que não quer dizer lento.

Difusor maior no para-choques de trás

Claro que a transmissão, com variação contínua de relação, coloca o motor a gasolina a funcionar sempre na sua rotação mais eficiente. Por isso, quando se acelera com maior brusquidão, o ruído sobe rapidamente. Mas a banda sonora já nada tem a ver com a de sistemas semelhantes do passado.

Consumos muito baixos

Há três modos de condução, Eco/Normal/Sport, além da posição de regeneração máxima nas desacelerações, selecionando a posição “B”. E foi no modo Eco, com a função B ativada, que fiz o meu habitual teste de consumos em cidade, resultando num valor muito baixo de 4,6 l/100 Km.

Painel de instrumentos digital com “binóculos”

Em autoestrada, a 120 km/h e com A/C desligado, como o tinha feito em cidade, o sistema híbrido tem menos hipóteses de brilhar, mas o consumo que registei foi de 5,8 l/100 km, o que continua a ser muito bom.

Claro que, depois de já ter testado o Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force em detalhe quando foi lançado e eleito (com os meus votos…) “The Car Of The Year 2021” a grande curiosidade estava no desempenho dinâmico desta versão GR Sport.

Acerto mais desportivo

Em cidade, tinha ficado claro que a suspensão mais firme e os pneus de perfil mais baixo tinham degradado o conforto, tornando o Yaris menos tolerante com o mau piso. Mas, numa estrada secundária com as curvas certas e sem trânsito, foi possível descobrir a outra face da moeda.

Atitude mais precisa e rápida

A primeira impressão vem da direção, ligeiramente mais precisa, o que atribuo à assistência menos intensa, que facilita o trabalho das mãos quando se anda depressa. E aos pneus mais largos e mais rígidos.

A resistência à subviragem é claramente superior, com o GR Sport a entrar na trajetória escolhida com maior precisão e sendo capaz de levar mais velocidade para dentro da curva sem sair da linha.

Maior agilidade

A inclinação lateral é também menor, com um controlo mais apertado das oscilações, quando o piso não é perfeito. Ainda assim, a suspensão, com barra de torção atrás, consegue manter a estabilidade, mesmo nesses pisos.

Condução mais envolvente no GR Sport que nos outros híbridos

O outro ganho desta nova especificação dinâmica encontra-se na maior agilidade da traseira, quando se decide provocá-la com uma desaceleração brusca em apoio; ou numa travagem tardia, já com o carro comprometido com a curva.

Mesmo sem ser possível desligar por completo o ESC, a verdade é que a traseira se deixa deslizar com mais facilidade e de forma mais plana e benigna. Ajuda a rodar um pouco o Yaris e apontar a frente para a próxima reta.

Maior agilidade devido às melhores ligações ao solo

A boa rigidez da estrutura, que subiu 37% face à geração anterior do Yaris e a boa posição de condução, mais baixa e melhor alinhada com os comandos principais, promovem um envolvimento do condutor muito melhor que na geração anterior do Yaris.

Conclusão

No final do teste a conclusão a tirar é que este GR Sport tem “mais chassis que motor” uma expressão que significa algo muito simples. Os 116 cv sabem a pouco, quando se tem uma suspensão deste nível, capaz de lidar com bastante mais força. Mas o conceito do GR Sport é mesmo este: condução mais envolvente, sem perder nada em eficiência.

Francisco Mota

Toyota Yaris 1.5 HDF GR Sport

Potência: 116 cv

Preço: 27 830 euros

Veredicto: 4 (0 a 5)

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Toyota Yaris Hybrid: “verdadeiro” híbrido traz surpresa