Skoda Enyaq iV 80 (fotos de João Apolinário)

Bom controlo das massas em curva

Suspensão muito confortável

Condução muito fácil e suave

Muita personalidade em termos estéticos

O Enyaq usa a plataforma MEB do grupo VW

Estilo enquadrado com a restante gama da marca

Perfil é mais MPV que SUV

A mala tem 585 litros de capacidade

Vincos bem definidos no estilo da Skoda

iV é o símbolo dos eletrificados na Skoda

Desenho invulgar das jantes do Enyaq

Muito boa qualidade de construção no habitáculo

Painel de instrumentos digital fácil de ler

Ecrã tátil difícil de utilizar, com menus confusos

Muito espaço para pernas na segunda fila

Amplo espaço e boa posição de condução

Uma coisa são os valores anunciados pelas marcas, outra coisa são os consumos na vida real. Nos carros elétricos isso traduz-se em quilómetros de autonomia. Por isso, os resultados dos meus testes de consumo do Skoda Enyaq iV 80, foram surpreendentes.

 

Já aqui testei em detalhe o elétrico familiar da Skoda, o Enyaq iV, mas foi na versão 60, com a bateria mais pequena de 62 kWh e uma potência de 132 kW (180 cv). Se quiser ficar com um retrato detalhado do elétrico da Skoda, basta seguir o link no final deste teste.

Desta vez, testei a versão 80, que leva uma bateria de 82 kWh e tem 150 kW (204 cv) de potência máxima. Numa comparação direta, as principais vantagens do 80 sobre o 60 são uma aceleração 0-100 km/h de 8,5 segundos (menos 0,2 s) e uma autonomia média anunciada que sobe dos 411 para os 534 km.

Vincos bem definidos no estilo da Skoda

Pelo lado negativo, o peso sobe dos 1965 para os 2090 kg, mais 125 kg atribuíveis à bateria de maior capacidade. A velocidade máxima é igual em ambos: 160 km/h, para não gastar a bateria depressa de mais.

Perguntas frequentes…

Feito com base na plataforma MEB, que partilha com cada vez mais modelos de várias marcas do grupo, o Enyaq iV tem uma silhueta de SUV/Crossover, que na verdade não anda muito longe de um monovolume. Pelo menos no enorme espaço interior e nos 585 litros da mala.

Os acabamentos interiores seguem uma linha mais clássica que a dos “primos” ID.3 e ID.4, o que acaba por gerar uma sensação de qualidade superior. Tal como o estilo, que se alinha pelo dos outros modelos da marca, ao contrário dos ID, que se assumem quase como uma sub-marca.

Muito boa qualidade de construção no habitáculo

Em termos técnicos, o Enyaq iV 80 tem um motor atrás e tração traseira e depois o segredo está nos modos de regeneração disponíveis. Nas patilhas do volante é possível escolher entre três níveis de intensidade diferentes.

Patilhas para fazer “reduções”

Quem quiser uma réplica do travão-motor dos carros de combustão, pode usar as patilhas para fazer “reduções” que aumentam a sensação de controlo. Além disso, existe também uma posição “B” de máxima intensidade, que funciona quase como um “e-pedal” praticamente prescindindo do pedal de travão, pelo menos em cidade.

Painel de instrumentos digital fácil de ler

Ainda existe um modo de roda livre, para aproveitar o balanço em vias rápidas ou autoestradas e um modo automático que ajusta a regeneração de acordo com o perfil da estrada e do trânsito em redor.

Tudo isto é muito intuitivo de usar, mesmo para quem nunca conduziu um carro elétrico. Esses condutores vão apreciar a suavidade e prontidão de resposta do motor elétrico, sobretudo em cidade.

Muito fácil, na cidade

A vantagem de ter o binário máximo de 310 Nm (é o mesmo no Enyaq iV 60) disponível desde o arranque é enorme, quando se quer progredir no meio do trânsito.

O que também é fácil de apreciar é a boa posição de condução, não muito alta mas com boa visibilidade e um banco confortável, com bom apoio lateral. O curto raio de viragem e os variados porta-objetos facilitam muito a utilização em cidade.

Condução muito fácil e suave

Pelo lado menos positivo, apesar do seu posicionamento correto, o ecrã tátil central não é fácil de usar, com menus um pouco confusos e dispersos.

Muito confortável

A suspensão faz um excelente trabalho em termos de conforto, contando para isso com a ajuda dos amortecedores ajustáveis. E os modos de condução disponíveis Eco/Normal/Sport/Individual, proporcionam reais diferenças na resposta dos principais comandos.

Em estradas secundárias, o Enyaq iV transmite segurança e bom controlo das massas, beneficiando do baixo Centro de Gravidade, devido à colocação da bateria sob o habitáculo.

Suspensão muito confortável

Não tem pretensões desportivas, a direção é pouco comunicativa mas o tato dos travões é bom. Os 204 cv impressionam mais a velocidades baixas e médias, perdendo claramente fulgor à medida que a velocidade sobe.

Consumos e autonomias

Até aqui, o Enyaq iV 80 é semelhante ao Enyaq iV 60. As diferenças chegam quando comparei os consumos que fiz com um e com outro, nos meus habituais testes de consumos em cidade e autoestrada.

Em cidade, o Enyaq iV 80 gastou 12,6 kWh em cidade, contra os 14,5 kWh que tinha registado com o 60. Já em autoestrada, a situação inverteu-se, com 18,6 kWh, no 80 e 16,4 kWh, no 60.

Traduzindo isto em autonomia e considerando a capacidade útil do 80, que é de 77 kWh (58 kWh, no 60) os cálculos indicam uma autonomia de 414 km em autoestrada, para o 80 (355 km, para o 60).

Ecrã tátil difícil de utilizar, com menus confusos

Em cidade, como seria de esperar, a diferença é ainda maior. O 80 atinge uma autonomia real de 611 km, contra os 402 km reais do 60.

Para quem não quer, ou não pode, carregar o seu carro elétrico com frequência, o 80 é a melhor escolha, pois não precisa de recargas tão frequentes. É também a melhor escolha para quem deseje usar o seu carro elétrico para eventuais viagens mais longas.

Conclusão

Claro que existe um preço a pagar. O Enyaq 80 é 6772 euros mais caro que o 60, chegando aos 49 503 euros sem opcionais e sem o incentivo do Estado para a compra de carros elétricos. Pode parecer muito dinheiro, mas basta olhar para alguns concorrentes para perceber que o 80 é um bom negócio, para quem tenha na autonomia uma prioridade.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

Skoda Enyaq iV 80

Potência: 204 cv

Preço: 49 502 euros

Veredicto: 4 (0 a 5)

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Enyaq iV 60: um Skoda elétrico e… premium!