Hyundai Ioniq 6

VW ID.Buzz

BYD Han

Polestar 2 MY24

MG 4

Porsche Taycan Cross Turismo

Renault Austral E-Tech

Volvo C40

Mazda MX-30

Opel Astra GSe

Nissan Ariya

Peugeot 408 PHEV

Dacia Spring

Smart #1

Fiat 500e

Kia Niro EV

Suzuki Swift MHEV

Lexus RZ 450e

Tesla Model X

Ford Explorer

Aiways U6

Mitsubishi ASX HEV

Toyota bZ4X

Jeep Avenger EV

Audi Q8 e-tron

Skoda Enyaq

Alfa Romeo Tonale PHEV

BMW i4

12/5/2023 – Talvez não saiba, porque a organização não promoveu bem o evento, mas neste fim-de-semana o Salão Automóvel está de volta a Lisboa. Já o visitei, para lhe dizer o que pode ver nesta mostra dedicada aos híbridos e elétricos.

 

Chama-se Ecar Show e já vai na sua quinta edição, é o salão automóvel de Lisboa, que se dedica a mostrar as novidades entre os novos modelos híbridos e elétricos. Não só carros, mas também bicicletas, trotinetes, motor e quadriciclos, todos eletrificados.

Abriu as portas hoje, nas instalações da FIL (Feira Internacional de Lisboa) no Parque das Nações e estará aberto entre as 10h e as 22h até ao próximo domingo, 14 de Maio. Talvez não soubesse disto, porque a organização investiu muito pouco na divulgação deste evento, o que não se compreende.

Híbridos e elétricos

Se, na primeira edição, o Ecar Show reunia apenas uma mão cheia de expositores, porque a oferta ainda não era muito, hoje dizer que o Ecar show é uma mostra dedicada a híbridos e elétricos é equivalente a dizer que praticamente todos os modelos e todas as marcas aqui têm lugar.

Não se pode dizer que tenha sido este evento que tenha evoluído, mas foi seguramente a oferta do mercado que aumentou muito nestes últimos anos. Do que ví no pavilhão da FIL, todas as marcas de maiores vendas estão presentes.

Condução e audição

Além dos modelos em exposição, o público também pode fazer “test-drives” a alguns dos modelos expostos, nas imediações do evento e assitir a um extenso calendário de seminários com oradores da indústria automóvel.

Há muito para ver e aprender, para quem se interessa por automóveis eletrificados. O que não há é muito “show”. O aspeto geral deste salão é bastante austero, sem nenhum tipo de luxo, nem stands caríssimos, que levariam uma parte significativa do investimento das marcas presentes.

Mas isso só torna o evento mais “democrático” pois cada marca tem mais ou menos os mesmos meios para mostrar os seus modelos, apesar de algumas terem alugado mais espaço que outras, como é normal.

Portas abertas

Por outro lado, os modelos em exposição são modelos normais de venda ao público, não há aqui protótipos, nem concept-cars. Por isso todos os modelos estão de portas abertas. Todos podem ser vistos por fora e por dentro, sempre com a assistência de elementos de cada marca que asseguram o necessário acompanhamento.

É também um evento onde se pode iniciar uma venda de um carro novo, mas é, sobretudo, uma oportunidade excelente para comparar a oferta do mercado, em pouco tempo e com algum detalhe.

Três estreias

O Ecar Show até teve direito a três estreias para o mercado português. A BYD mostra pela primeira vez a sua gama no nosso país, a Hyundai também trouxe o Ioniq 6 e a Polestar mostrou a nova versão 2024 do Polestar 2.

Aliás, foi a primeira vez que o modelo da marca sueca de propriedade chinesa mostrou a nova versão, que passou da tração à frente para a tração atrás, na versão de apenas um motor.

Além disso, mudou os motores para unidades mais potentes e mais eficientes e baterias também maiores e melhores. Já expliquei tudo isso num artigo que pode ler seguindo o link no final deste texto.

Conclusão

Depois de ver todos os modelos em exposição – não perca a galeria de imagens mais acima – fiquei com a ideia de que poucos dos mais procurados pelo público português ficaram de fora. A verdade é que a oferta de modelos híbridos e elétricos não para de crescer, por isso este Ecar Show está na altura de percer o “E”. Se tiver tempo e interesse, recomendo uma visita.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Novidade – Polestar 2 passa a tração atrás e ganha autonomia