24/11/2023. O The Car Of The Year é o prémio mais antigo e mais conceituado da indústria automóvel, sendo atribuído desde 1964. Conheça os concorrentes da edição 2024 e que hipóteses têm de ganhar em mais uma Crónica à 6ª feira do TARGA 67, assinada por Francisco Mota, membro do júri internacional.
A história do The Car Of The Year começou em 1964 quando um grupo de revistas europeias decidiu juntar-se para eleger o melhor carro lançado no mercado durante os 12 meses anteriores. Foi uma iniciativa exclusivamente editorial, organizada por jornalistas da especialidade.
E 60 anos depois, continua a ser uma iniciativa exclusivamente editorial, organizada por jornalistas e com um júri de que fazem parte jornalistas especializados do setor automóvel.
Sempre foi um prémio totalmente independente, não tem um departamento comercial nem depende de patrocinadores. São as editoras fundadoras que suportam os custos, a bem da total transparência.
Não há inscrições
Ao contrário de outros prémios, em que os carros admitidos apenas o são depois de as marcas respetivas os inscreverem e pagarem a inscrição, no The Car Of The Year, não há inscrições, nem pagamentos.
Os modelos admitidos a cada ano apenas têm que seguir os critérios indicados nos estatutos do The Car Of The Year, publicados no site oficial. O link está no fim deste texto. São critérios simples, de datas de lançamento efetivo e número mínimo de mercados em que esse lançamento já foi feito.
59 jornalistas de 22 países
O júri é composto por um grupo muito abrangente de jornalistas da Europa, no total são 59 membros oriundos de 22 países. Os maiores mercados são representados por mais jurados, os mais pequenos, por menos. Portugal tem dois jornalistas no júri, tendo eu a honra de ser um deles, desde há mais de dez anos.
A eleição do vencedor passa por várias fazes. A primeira foi a definição da lista de candidatos, com base nos critérios do prémio e tendo em conta também os modelos que a maioria dos jurados teve já ocasião de testar. Nem todas as marcas conseguem disponibilizar todos os modelos em todos os mercados, por isso alguns têm que ficar de fora.
A lista dos candidatos já foi apurada e conta com 28 modelos diferentes, lançados na Europa, ou a lançar dentro dos prazos estabelecidos nos critérios e inclui os seguintes modelos, por ordem alfabética:
Lista de candidatos
BMW Série 5
BMW XM
BYD Atto 3
BYD Dolphin
BYD HAN
BYD Seal
Fiat 600e
Ford Bronco
Honda CR-V
Honda e:NY1
Honda ZR-V
Hyundai Ioniq 6
Hyundai Kauai
Jeep Grand Cherokee
Kia EV9
Lexus RZ
Lucid Air
Mercedes-Benz Classe E
Mercedes-Benz EQE SUV
Nio ET7
Peugeot E-3008
Renault Espace
Renault Scenic
Smart #1
Toyota C-HR
Toyota Prius
Volkswagen ID.7
Volvo EX30
Agora, os finalistas
O próximo passo para o júri é escolher os 7 finalistas. Depois das contas feitas, o resultado dessa votação será anunciado já no dia 27 de Novembro. Quais vão ser os finalistas é algo que ninguém pode saber neste momento.
As escolhas são muito variadas, os jornalistas são oriundos de mercados muito diferentes, cada um com as suas particularidades e as suas prioridades. A presença de modelos 100% elétricos é cada vez maior e a dos construtores chineses também. Como sempre, será a matemática a definir os 7 finalistas.
Depois, seguem-se mais testes aos 7 finalistas, durante os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. O vencedor do The Car Of The Year 2024 será anunciado a 26 de Fevereiro.
Francisco Mota
Ler também, seguindo o link: