A Volvo anunciou que o seu futuro será feito apenas de carros elétricos e o XC40 Recharge, que agora chega ao mercado nacional, é o primeiro. Um marco histórico de que vale a pena conhecer todos os detalhes… e os preços.
Tal como anunciado em 2019, o XC40 Recharge elétrico chegou agora ao mercado nacional, com uma pontualidade sueca que nem a pandemia foi capaz de atrasar.
A nova versão 100% elétrica do XC40 tem por base a plataforma CMA (Compact Modular Architecture) que tinha sido pensada desde início para receber todo o tipo de motorizações: dos térmicos aos elétricos, passando pelos híbridos “plug-in”. A suspensão contínua a ser do tipo MacPherson, na frente e multibraço, atrás e a tração é às quatro rodas.
As modificações exteriores não são muitas, face às outras versões do XC40, resumindo-se a detalhes de decoração, novos desenhos de jantes, que podem ir das 19” às 20” e uma nova frente.
No lugar da tradicional grelha, que deixou de ser necessária para arrefecer o motor térmico que já lá não está, há agora uma placa pintada na cor da carroçaria, atrás da qual estão posicionados os sensores ultrassónicos necessários à nova plataforma ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).
Esta nova plataforma eletrónica de ajudas à condução usa ainda câmaras de vídeo e radares para fazer funcionar os habituais sistemas de auxílio ao condutor.
Trata-se de um trabalho conjunto entre a Volvo e a Veoneer, no âmbito da “joint-venture” Zenuity, que lança as bases necessárias para disponibilizar no futuro a condução autónoma no XC40 Recharge.
Estrutura foi reforçada
Com a retirada do motor térmico, surgiu a oportunidade de colocar sob o capót uma segunda bagageira de 31 litros de capacidade, perfeita para guardar os cabos de carregamento da bateria. A capacidade da mala convencional é de 414 litros, menos 46 litros que nas versões térmicas.
Outra consequência da inexistência de um volumoso motor térmico é a possibilidade de reforço da estrutura na zona dianteira, o que torna o XC40 Recharge num dos Volvo mais seguros de sempre, em caso de acidente.
O tema da segurança passiva, tão querido à marca, não podia deixar de estar presente nesta transição para a eletrificação. Por isso a estrutura recebeu ainda mais reforços na zona traseira e também em redor da bateria.
Bateria sob o piso
A bateria de iões de Lítio está colocada sob o piso do habitáculo, dentro de uma célula de segurança em alumínio que a protege em caso de embate. Mas também contribui para a rigidez estrutural e ainda faz baixar a altura do Centro de Gravidade, pois foi integrada na própria estrutura.
Por dentro, o XC40 Recharge mantém o ambiente de qualidade e o estilo único que destaca o modelo no seu segmento de mercado.
A habitabilidade não foi afetada, nem a versatilidade, mantendo-se detalhes que os clientes do modelo apreciam, como os porta-objetos nas portas e sob os bancos, os ganchos para sacos e o caixote de lixo removível na consola central.
Infotainment “by Android”
A grande novidade do interior é o sistema de infotainment “powered by Android”. A Volvo foi o primeiro construtor a assinar um acordo de colaboração com a Google para instalar nos seus carros o sistema operativo Android Automotive OS.
Com este sistema, o utilizador encontra um interface a que está habituado dos smartphones, com algumas aplicações instaladas no carro e outras acessíveis através da Play Store.
Face aos sistemas habituais embarcados nos automóveis, este sistema operativo é mais intuitivo e permite muito maior personalização. É também muito mais familiar para uma grande maioria de utilizadores, podendo lá encontrar o Google Assistant e o Google Maps.
Atualizações “OTA”
O objetivo da Volvo foi proporcionar um interface semelhante ao dos smartphones, mas com toda a segurança de um sistema embarcado. O sistema está também preparado para receber actualizações à distância, “Over The Air”, o que lhe permite estar sempre atual.
O condutor recebe também informações de trânsito em tempo real e localização de postos de carregamento da bateria, estando o sistema preparado para ir melhorando com o passar do tempo, por exemplo avisando sobre limites de velocidade ou sobre curvas perigosas.
App Volvo On Call
Outra das tecnologias em que a Volvo está a investir é o comando por voz, que passa a disponibilizar comandos para a climatização, navegação, escolha de música, podcasts e envio de mensagens.
Quanto ao acesso remoto através da App Volvo On Call, passa a incluir dados relativos ao estado de carga da bateria, gestão do carregamento, pré-aquecimento dos bancos e do habitáculo e também outras funções como encontrar o carro num estacionamento grande, fecho e abertura de portas e até o “car sharing” através de uma chave digital.
Potência máxima: 408 cv
O XC40 Recharge está disponível na versão P8 AWD, que emprega dois motores elétricos de 204 cv, um por cada eixo, totalizando 408 cv de potência máxima. O binário atinge os 660 Nm.
Com estes valores, a aceleração 0-100 km/h fica-se pelos 4,9 segundos e a velocidade máxima está limitada a 180 km/h, como em todos os Volvo. E isto apesar de o peso chegar aos 2188 kg.
A bateria tem 78 kWh de capacidade bruta, ou 75 kWh de capacidade útil, o que permite à Volvo anunciar uma autonomia máxima de 418 km, segundo as nomas WLTP.
Os tempos de recarga anunciados, para uma carga completa, são de 8h00, em corrente alternada a 11 kW; e de 40 minutos, num posto rápido de 150 kW, em corrente contínua.
Conclusão
A Volvo já divulgou a lista de equipamento e os preços do XC40 Recharge P8 AWD. Na versão Standard o preço é de 57 150 euros e já inclui todos os sistemas de ajuda à condução, ar condicionado de duas zonas, entrada sem chave e muito mais. A versão mais equipada acrescenta sistema de som Harman Kardon, teto panorâmico, bancos elétricos à frente e câmara de 360 graus, fazendo o preço subir aos 61 105 euros.
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