A grelha "tiger nose" desapareceu, a frente é muito limpa

A forma do para-brisas do Stratos influenciou o Kia EV6

O perfil crossover do EV6 com grande distância entre-eixos

A linha do vidro lateral do Stratos é replicada no EV6

O friso de LED na traseira do EV6 inspira-se na asa do Stratos

Asa traseira do Stratos influenciou o EV6

A linha da zona vidrada do EV6, inspirada no Stratos

A Kia foi buscar inspiração ao Lancia Stratos, para o EV6

Habitáculo com generosos monitores digitais

A frente muito baixa do Stratos inspirou o EV6

Nos anos setenta, o Stratos era um "extraterrestre"

Luc Donckerwolke, o chefe criativo do grupo Hyundai/Kia

Saiba como o Lancia Stratos, o icónico carro de ralis dos anos setenta, inspirou o estilo do novo crossover Kia EV6 elétrico.

 

Em mais uma conferência digital internacional, desta vez organizada pela Kia Motors para apresentar os detalhes do seu novo modelo elétrico, o EV6, fiquei a saber que o meu carro de ralis preferido influenciou o estilo de um elétrico de cinco portas, com formato crossover.

E não foi imaginação minha. Luc Donckerwolke, o chefe criativo do grupo Hyundai, começou a sua intervenção na conferência dizendo que levou um modelo reduzido do Lancia Stratos para o estúdio, de forma a inspirar os seus colaboradores responsáveis pelo desenho do elétrico EV6.

Mas o que viu o belga de 56 anos num carro de ralis dos anos setenta que pudesse influenciar um crossover elétrico em 2021? Sem surpresa, o antigo responsável de estilo da Audi, Bentley, Lamborghini, Skoda e Seat disse que o Stratos representou um rotura radical quando foi apresentado. Era isso que ele queria para o EV6.

Stratos um “extraterrestre”

A história do Stratos é bem conhecida e começa por um concept-car ainda mais radical que a versão final de ralis. Mas quando foi tomada a decisão de o usar para substituir o antiquado Lancia Fulvia, tudo foi desenhado em função da eficácia nas estradas do mundial de ralis.

Dimensões ultra-compactas, para aumentar a agilidade; frente baixa e para-brisas panorâmico, para facilitar a visibilidade e um motor Ferrari V6 montado em posição central transversal, logo atrás do habitáculo de dois exíguos lugares.

Um visual “extraterreste” no panorama dos carros convencionais de ralis dos anos setenta, que lhe valeu um domínio total durante metade da década.

Como o Stratos pode influenciar o EV6?

À partida, pouco disto poderia ser aproveitado para um crossover elétrico, passados mais de quarenta anos. Mas o curioso é que, olhando bem para o EV6, consigo encontrar na carroçaria linhas do Stratos.

A forma arredondada do para-brisas do EV6, como se fosse a viseira de um capacete, segue o conceito do Stratos, adaptado a outras dimensões, é claro. E até a curva da zona vidrada, junto ao pilar traseiro do tejadilho, é quase igual aos vidros laterais do Stratos.

Depois há a frente bastante inclinada, para um crossover, e despojada de grandes adornos, tal como no Stratos. Claro que lá não estão os faróis escamoteáveis do campeão mundial de ralis, mas até a grelha tradicional da Kia, o “tiger nose” desapareceu.

Continuando a escrutinar as linhas do EV6, consigo detetar mais uma inspiração do Stratos na forma da linha de LED na traseira, que, aos meus olhos, me faz lembrar a linha da asa traseira do Stratos, visto de onde os outros concorrentes o costumavam ver: bem de trás.

Quem é Luc D.

Luc D. é um apaixonado por carros antigos e por carros de competição e o seu trabalho no grupo VW mostrou isso mesmo, tendo participado no desenho do Audi R8 que venceu Le Mans múltiplas vezes.

Mas talvez as suas obras primas tenham sido os Lamborghini Murcielago e Gallardo, ou mesmo o vanguardista Audi A2.

Desde 2015 que Luc D. está no grupo Hyundai, no ano passado, em plena pandemia, decidiu sair em Abril, mas voltou em Novembro para junto do seu mentor e ex-chefe no grupo VW, Peter Schreyer, vice-presidente do grupo Hyundai.

EV6 usa nova plataforma E-GMP da Hyundai

Quanto ao EV6, é um salto importante para a Kia, que assim se estreia nos elétricos nascidos para ser apenas elétricos, usando a nova plataforma elétrica do grupo Hyundai, a E-GMP que serve de base também ao novo Hyundai Ioniq 5.

O EV6 vai estar disponível em cinco versões. A versão de base tem um motor elétrico no eixo traseiro com 169 cv e uma bateria de 58 kWh, que lhe permite atingir 400 km de autonomia. A segunda versão troca a bateria por uma de 77,4 kWh, o que faz subir a potência para os 228 cv e a autonomia para os 510 km.

Depois há duas versões com tração às quatro rodas, acrescentando um segundo motor no eixo da frente. Com a bateria mais pequena, a potência é de 235 cv e a autonomia de 380 km; com a bateria maior, sobe para os 325 cv e os 490 km.

No topo, está o EV6 GT, que usa dois motores mais potentes num total de 585 cv, que lhe permite anunciar os 0-100 km/h em 3,5 segundos, mas a autonomia desce aos 400 km.

O sistema permite trabalhar a 400 ou 800 Volt e o carregamento anunciado entre 10 e 80% demora 18 minutos, segundo a marca, que não anunciou em que carregador isso será possível.

Conclusão

A Kia entra assim numa nova fase de eletrificação que prevê o lançamento de 11 veículos elétricos até 2027, sete dos quais feitos em plataformas dedicadas e os outros quatro ainda usando plataformas aptas a vários tipos de motorização.

Francisco Mota

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