Nos bastidores dos vídeos You Tube do Targa 67

Imagens feitas a partir de um carro em movimento, na pista

Captação de imagens de detalhe é fundamental

Garantir o enquadramento certo e a captação de som do motor boxer

Fixar a câmara implica, por vezes, alguma ginástica...

Por vezes, é preciso um momento de reflexão para escolher o melhor ângulo

A camuflagem deste GR86 de pré-produção foi um desafio às objetivas

Troca de pneus essencial para manter o GR86 no máximo das suas capacidades

Uma oficina completamente equipada esteve disponível durante todo o teste

Mapa do percurso de teste em estrada

A segunda parte do teste decorreu em pista

Ver um vídeo Targa 67 é partilhar as emoções de condução com o Francisco Mota

Este teste incluiu captação de imagens em estrada

A chuva veio trazer um desafio suplementar ao trabalho

O resultado final faz parecer tudo fácil, sobretudo para quem nunca produziu um vídeo profissional. Mas uma viagem aos bastidores de um vídeo You Tube do canal Targa 67 mostra o trabalho por detrás do vídeo do Toyota GR86 que filmámos em Barcelona.

 

O canal You Tube do Targa 67 produz vídeos onde são testadas algumas das mais recentes novidades lançadas no mercado automóvel. Por vezes, testamos até modelos que ainda estão a vários meses de chegar ao nosso mercado.

No caso do vídeo do Toyota GR86, fomos ainda mais longe, pois tratou-se de um teste a uma unidade de pré-produção, com a carroçaria camuflada. Contudo, a mecânica e a dinâmica já estavam com as especificações finais.

E foi um teste bastante completo, pois incluiu um exigente percurso em estrada, seguido de um teste em pista. A chuva trouxe desafios acrescidos ao Toyota GR86 e à equipa do canal Targa 67, mas não impediu que o plano do dia fosse cumprido.

Planificar o trabalho

E tudo começa com um plano, claro. Primeiro é preciso recolher a informação técnica junto dos responsáveis da marca, que neste caso incluiu uma tele-conferência com o engenheiro-chefe do projeto, diretamente do Japão.

Depois é preciso organizar um guião e definir quais os planos de vídeo necessários. Neste caso, por se tratar de um ensaio de um dia em Barcelona, foi preciso testar primeiro o Toyota GR86 no local (na estrada e na pista) antes de fechar o guião.

A captação de imagens feita pelo João Apolinário, recorre a várias câmaras profissionais, fixas ao Toyota GR86 através de tirantes, ventosas e correias. Uma coisa é certa, nos vídeos do Targa 67, há algum tempo que deixámos de usar as populares câmaras desportivas compactas.

Captação de imagens

Todos os planos são captados através de câmaras fixas ao interior ou ao exterior do Toyota GR86, mas também há planos captados utilizando um segundo veículo, perseguido pelo Toyota GR86. E também há os mais clássicos planos captados com câmaras fixas a um tripé.

Em algumas das imagens pode ver planos aéreos, captados com um “drone”, mas a chuva persistente não proporcionou as condições de vôo necessárias e acabou por impedir que fossem feitos planos de “drone” também na pista.

Depois de captadas todas as imagens, todos os planos de detalhe e de corte, chega a altura da edição. É um processo meticuloso, mas é a fase que realmente dá vida ao produto final e onde não poupamos tempo nem esforço.

Mais do que as palavras, o melhor é ver a galeria de imagens do “making of” deste vídeo, o primeiro com um teste do Toyota GR86 falado em português.

E depois, veja o resultado final, o vídeo no canal YouTube do Targa 67. Basta seguir este LINK: