Seat Ibiza 1.0 TSI 110 Xcellence (fotos de João Apolinário)

Plataforma MQB-A0 partilhada com Polo e Fabia

Os pneus da unidade ensaiada eram de medida 215/45 R17

Restyling retocou faróis de LED

Para-choques do Xcellence com detalhes próprios

Versão Xcellence está no topo da gama Ibiza

Qualidade está ao nível do que melhor se faz no segmento

Painel de instrumentos digital tem três visualizações

Detalhe da saída de climatização, iluminada à noite

Ecrã tátil bem posicionado mas não é fácil de usar

Botões de climatização separados são muito fáceis de atuar

Caixa manual de seis é uma das melhores do segmento

Quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual

Boa posição de condução, bancos confortáveis

Bastante espaço na segunda fila de bancos

Bagageira tem capacidade de 355 litros

Visual claramente inspirado no do Leon

Condução bastante envolvente, mesmo em estradas secundárias

Dinâmica precisa e quase desportiva

Todos queremos fazer um bom negócio, sobretudo agora que a procura de automóveis é superior à oferta. É preciso saber escolher e aproveitar as oportunidades. O Seat Ibiza 1.0 TSI é um dos melhores negócios entre os utilitários. Saiba porquê.

 

Lançada em 2017, esta quinta geração do Ibiza recebeu um ligeiro restyling há alguns meses, que lhe mudou detalhes dos faróis e luzes traseiras, o lettering na tampa da mala e, mais importante que isso, um novo tablier inspirado no do Leon, melhor organizado e com melhor qualidade.

A lista de equipamento de série também aumentou, sobretudo nesta versão Xcellence, o topo de gama, paralelo ao FR. Melhor conetividade e mais ajudas eletrónicas à condução são os pontos altos, neste capítulo.

Visual claramente inspirado no do Leon

Excluindo talvez a primeira geração, antes do restyling, este é o Ibiza mais atraente. Aquele que soube juntar melhor a imagem de solidez típica dos produtos do grupo VW, com uma criatividade bem superior à dos gémeos Polo ou Fabia.

Boa qualidade

O mesmo se pode dizer do habitáculo, com um nível de qualidade que sai realçado por algumas aplicações em tons metálicos, outras a fazer lembrar pele, com pespontos contrastantes. Tudo de muito bom gosto.

Qualidade está ao nível do que melhor se faz no segmento

O painel de instrumentos é digital, tem três vistas e é fácil de ler, o ecrã tátil central está bem posicionado, mas a sua utilização não é óbvia. Felizmente, o módulo da climatização ficou de fora, mais abaixo e com botões físicos muito fáceis de usar. Há espelhamento do smartphone sem fios.

Bastante espaço na segunda fila de bancos

O espaço nos lugares de trás é amplo em todas as direções, bem como o acesso pelas portas de tamanho razoável, tudo porque a distância entre-eixos é de uns bons, para o segmento, 2560 mm. A mala tem 355 litros de capacidade e acesso fácil.

Em cidade

A posição de condução é muito boa, pois o banco é confortável e a coluna de direção tem a inclinação certa. Volante e banco têm regulações amplas.

Boa posição de condução, bancos confortáveis

Esta versão que testei tinha o motor 1.0 TSI de três cilindros com 110 cv e 200 Nm. É uma das unidades mais produzidas pelo grupo VW, com injeção direta e turbocompressor, aqui acoplada à caixa manual de seis relações.

Em cidade, a direção agrada pela assistência com o peso certo e pela precisão, tal como o pedal de travão e da embraiagem, ambos muito bem calibrados.

Caixa manual de seis é uma das melhores do segmento

A caixa manual é precisa e muito fácil de usar, adicionando até um fator de prazer de condução de que poucas caixas manuais deste segmento se podem gabar.

Suspensão firme

A suspensão é tipicamente grupo VW e tipicamente Seat, com um acerto um pouco firme, que faz sentir os obstáculos urbanos, sejam tampas de esgoto desniveladas, bandas sonoras ou buracos. Mas sempre com muito bom amortecimento.

Plataforma MQB-A0 partilhada com Polo e Fabia

Claro que os pneus de medida 215/45 R17 não são a melhor escolha em termos de conforto, mas as jantes resultam bem esteticamente e não só, como veremos mais à frente.

No meu habitual teste de consumos em cidade, obtive um valor de 7,6 l/100 km, que se aceita considerando que esta versão do 1.0 TSI ainda não tem nenhum tipo de ajuda híbrida.

Modos de condução

A resposta do motor é muito boa, a partir das 2000 rpm, abaixo dessa fronteira, há menos vivacidade, o que incentiva a usar a caixa com frequência, querendo uma andamento mais despachado.

Quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual

O condutor dispõe de quatro modos de condução: Eco/Normal/Sport/Individual, sendo o primeiro aqueles em que mais se nota a falta de binário a baixo regime, mas também o que usei para obter os valores de consumos. Sempre com A/C desligado.

Quando passei para a autoestrada, o consumo a 120 km/h estabilizados desceu aos 6,7 l/100 km, pois o peso de 1169 kg está longe de ser um exagero.

Estradista, também

Em autoestrada, a suspensão firme e os pneus de baixo perfil garantem um controlo muito bom dos movimentos da carroçaria, mesmo quando o piso não é perfeitamente nivelado, dando a este Ibiza uma grande facilidade de percorrer muitos quilómetros de uma só vez.

Dinâmica precisa e quase desportiva

Sem ser a versão mais desportiva da gama, papel que fica reservado ao FR, este Xcellence mostrou um comportamento muito bom quando passei para estradas secundárias.

Numa condução mais empenhada, os pneus mostram a razão de ser da sua escolha: boa aderência em todas as situações, sobretudo nas entradas em curva mais rápidas, evitando a subviragem até velocidades para lá de sensatas.

E divertido de guiar

Pouca inclinação lateral em curva, sensação de esforço bem distribuído pelas quatro rodas e uma atitude que começa por ser bastante neutra, quando se curva mais depressa.

Mesmo sem a possibilidade de desligar o ESC, mas escolhendo o modo Sport, é possível colocar a traseira numa deriva muito ligeira, ganhando um pouco em agilidade. Não tanto como noutros rivais, como o Ford Fiesta, mas claramente mais divertido que o Polo.

Condução bastante envolvente, mesmo em estradas secundárias

O motor 1.0 TSI de 110 cv anuncia os 0-100 km/h em 10,3 segundos, um bom valor para a relação peso/potência deste Ibiza e com o bónus de uma banda sonora que agrada ao ouvido.

Conclusão

Muito bem equipada de série, esta versão Xcellence é uma boa opção ao FR, para quem prefira um acerto um pouco mais tolerante nos piores pisos. É também um bom negócio, sobretudo quando comparado com o VW Polo com igual motorização e nível de equipamento comparável, que fica quase dois mil euros acima.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

 

Seat Ibiza 1.0 TSI 110 Xcellence

Potência: 110 cv

Preço: 22 750 euros

Veredicto: 3,5 (0 a 5)

 

Ler também, seguindo o LINK:

Comparativo – Fiesta vs. Ibiza: Qual o melhor, qual o mais divertido?