Porsche Taycan Cross Turismo

Carroçaria "shooting brake" para o elétrico Taycan

Duas versões com acabamentos diferentes

Todos os Taycan Cross Turismo têm tração às quatro rodas

A segunda fila tem mais 47 mm de altura

Quatro motorizações disponíveis, de 476 a 761 cv

Novo suporte para as eBikes da Porsche

O Pack Off Road tem suspensão 30 mm mais alta

Cross Turismo tem capacidade para condução fora de estrada

A oferta de veículos elétricos começa a diversificar-se, como a Porsche demonstrou ao apresentar o Taycan Cross Turismo: uma carrinha “off-road” elétrica que faz lembrar as Audi Allroad.

 

Sem surpresa, a Porsche começou a alargar a oferta de modelos 100% elétricos, com a segunda variante de carroçaria do Taycan. A fórmula escolhida segue o exemplo daquilo que já fez com o Panamera: uma carrinha ao melhor estilo “shooting brake”.

É a primeira vez que o conceito é aplicado a um carro elétrico e o resultado, em termos de estilo, resulta muito bem. O modelo de partida já era uma escultura fabulosa, diga-se.

O Taycan Cross Turismo vai mais longe que a variante do Panamera, pois propõe uma versão convencional e uma versão com um Pack Off Road que acrescenta acabamentos exteriores mais radicais e mais 30 mm de altura ao solo.

Todos 4×4 e com a maior bateria

Todas as versões do Taycan Cross Turismo têm dois motores elétricos, um por eixo, por isso têm tração às quatro rodas. Ou seja, pelo menos para já, a Porsche não anunciou a motorização de base do Taycan, com tração só atrás, para esta carroçaria.

Também todas as motorizações estão equipadas com a bateria maior de série, a Performance Plus de 93,4 kWh, que é opcional nas versões Taycan e Taycan 4S da berlina.

A linha mais alta do tejadilho, na zona posterior, permite mais altura nos bancos de trás, a Porsche anuncia um aumento de 47 mm para os passageiros da segunda fila.

A mala também cresceu, chegando a um máximo de 1200 litros, com os bancos rebatidos e contando até ao tejadilho, o que deve chegar para levar uma bicicleta.

Novas eBikes

Mas para quem não quiser sujar o habitáculo, a marca propõe um novo suporte exterior para três bicicletas e também fornece os veículos de duas rodas, devidamente eletrificados, em duas variantes: eBike Sport e eBike Cross.

As motorizações disponíveis são assim a Taycan 4 Cross Turismo (476 cv e 456 km de autonomia), 4S (571 cv e 452 km), Turbo (680 cv e 452 km) e Turbo S (761 cv e 419 km).

Conclusão

A Taycan Cross Turismo vai ajudar a Porsche a atingir o seu objetivo de chegar a 2025 a vender metade dos seus modelos com versões elétricas ou híbridas “plug-in”, em todo o mundo. Em 2020, um terço de todos os Porsche vendidos na Europa já foram elétricos ou eletrificados.

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