Frente mais "off-road" era um pedido dos clientes

Grelha de dimensões aumentadas

Seat Arona recebeu um restyling

Faróis de nevoeiro a meio do para-choques

Novas jantes disponíveis

Pintura a duas cores continua como opção

Para-choques com detalhes "off road"

Tablier de novo desenho e melhor qualidade

Saídas de climatização iluminadas

Bancos recebem novos forros

A pedido dos clientes, a Seat deu uma cara nova ao Arona, com um ar mais “off-road” e menos urbano. Mas as principais mudanças estão no novo interior, que o Ibiza também recebeu.

 

Desde o seu lançamento em 2017 que o Arona se posicionou como um dos B-SUV mais próximo do modelo que lhe deu origem, o Ibiza. Não assumir um visual mais radical e distanciado do modelo que continua a garantir 40% das vendas da marca terá sido uma estratégia premeditada. Mas nem todos gostaram.

Habituados a modelos mais extrovertidos e diferenciados, os compradores de modelos B-SUV pediam à Seat que o Arona tivesse um estilo mais distinto, mais próximo dos “tiques” de veículo “off road”.

Quatro anos depois, a Seat aproveita o restyling do Arona para fazer exatamente isso, dotando-o de uma nova frente com uma grelha bem maior e faróis de nevoeiro redondos colocados a meio de um para-choques que aumentou de volume e recebeu mais detalhes diferenciadores.

O mesmo se passou no para-choques traseiro, que também aumentou de volume e passou a ter formas inspiradas nos veículos todo-o-terreno. As jantes também mudaram de estilo, mas o resto da carrpçaria não foi alterada.

Maior evolução por dentro

Mas a maior diferença, comum ao Ibiza, é o interior. O tablier tem um desenho diferente e passou a usar plásticos macios no topo, além de saídas de climatização iluminadas.

O ecrã tátil está agora colocado numa posição mais alta, sendo o mesmo do Leon, com 9,2” na versão mais cara, permitindo mais funções de conetividade, incluíndo a ligação a uma App.

O comando por voz também é novo no modelo, bem como as ligações sem fios aos smartphones.

Todos os forros do interior foram mudados, passou a haver luz ambiente em várias cores e os sistemas de ajuda eletrónica à condução receberam mais funções.

No Ibiza, que se tinha estreado no mesmo ano, as alterações estéticas exteriores são menores, ficando-se pelos faróis 100% LED em todas as versões, novas jantes e a assinatura do modelo em caligrafia, na tampa da mala.

Motores conhecidos

Os motores disponíveis no Arona são o 1.0 TSI a gasolina, com potências de 95 cv ou 110 cv, o primeiro com caixa manual de cinco e o segundo com caixa DSG em opção. No topo da gama existe um 1.5 Eco TSI com 150 cv e ainda está disponível uma versão 1.0 TGI a GNC com 90 cv.

Quanto ao Ibiza, acrescenta ainda um motor na base de gama, o conhecido 1.0 MPI de 80 cv

Conclusão

O Arona recebeu finalmente o visual que deveria ter tido desde o primeiro dia, seguindo a tendência do mercado por modelos B-SUV com um aspeto o mais próximo possível de um veículo off-road, mesmo se continua a ter apenas tração às rodas da frente.

Francisco Mota

 

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