Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 2023 (fotos de João Apolinário)

O símbolo dos Alfa Romeo mais desportivos

Maxilas de travão pintadas e faróis com três elementos

O Giulia Quadrifoglio foi apresentado em 2015

Capas das luzes de trás são transparentes

Asa traseira em fibra de carbono genuína

Esta foi a última atualização do Giulia

Patilhas metálicas longas e fixas à coluna

Modo Race do painel de instrumentos

Novo painel de instrumentos digital

Mostrados lateriais personalizáveis

Novas aplicações em fibra de carbono com efeito 3D

Infotainment tinha sido atualizado em 2020

Botão "engine start" no volante

Bancos em pele são de série

Novos faróis são principal diferença estética

O sucessor do Giulia será 100% elétrico

O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio recebeu pequenas alterações, tanto a nível estético como mecânico. Descubra aqui no TARGA 67 quais são as evoluções e o que se ganhou.

 

Para os entusiastas das berlinas desportivas, o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio conseguiu ganhar a preferência de muitos, desde que foi apresentado em 2015.

Feito com base na plataforma “Giorgio” de motor longitudinal dianteiro e tração atrás, o mais potente dos Giulia tem feito um grande serviço para a marca, como bandeira de uma gama pequena.

O símbolo dos Alfa Romeo mais desportivos

Depois de em 2019 ter recebido um novo sistema de infotainment, em 2023 foi a altura de ser melhorado noutras áreas.

O que mudou por fora

A mais visível são os faróis, que passam a ser do tipo matriz “full-LED” capazes de detetar carros à frente e ligar apenas os elementos do LED que não os encandeiem.

Esta é também uma solução menos gastadora de energia e menos cansativa para os olhos, durante condução noturna.

Maxilas de travão pintadas e faróis com três elementos

Cada ótica tem três elementos, inspirando-se em modelos do passado da marca, como o Alfa Romeo SZ de 1989, também conhecido como o monstro, devido aos seu estilo invulgar. As luzes de trás têm coberturas transparentes. A grelha é negra.

Detalhes fundamentais

O estilo do Quadrifoglio continua dependente de alguns detalhes que fazem a diferença para as outras motorizações, como a aplicação de fibra de carbono em locais como áreas do capót dianteiro e das saias laterais, além da asa sobre a tampa da mala.

Na frente, existe um difusor móvel, também em fibra de carbono, que controla a quantidade de fluxo de ar que passa sob o carro, relevante sobretudo a altas velocidades.

Asa traseira em fibra de carbono genuína

Estão disponíveis jantes de 19 polegadas, com o desenho de cinco orifícios circulares, tradicional dos modelos desportivas do marca, com maxilas de travão que podem ser pintadas em várias cores.

Os pneus são mais largos atrás que à frente: 245/35 R19 e 285/30 R19. O sistema de escape Akrapovic de quatro saídas dá a nota sonora desportiva.

E por dentro?

No habitáculo também há novidades, com novas combinações de couro e alcantara e acabamentos em fibra de carbono genuína, com efeito 3D, no tablier, túnel central e portas. O volante é forrado a alcantara, com longas patilhas metálicas fixas á coluna de direção para comando manual da caixa automática de oito velocidades.

Modo Race do painel de instrumentos

O painel de instrumentos TFT é novo, sendo totalmente digital e configurável. Tem 12,3 polegadas e dispõe de quatro visualizações. Às três já conhecidas de outros modelos da marca, Evolve, Relax e Heritage junta-se a Race.

Na visualização Race ficam disponíveis informações adicionais como as “shift lights” ou outras que o condutor deseje configurar, podendo personalizar as barras laterais.

Patilhas metálicas longas e fixas à coluna

Está disponível apenas um nível de equipamento, muito completo, que inclui, entre outros, tablier e bancos desportivos forrados a pele, sistema de som Harman Kardon e aplicações em fibra de carbono.

Motor mais potente

Mas a Alfa Romeo não se ficou pelo estilo e modificou também o motor 2.9 litros V6 biturbo, aumentado a potência dos 510 para os 520 cv, ao mesmo regime de 6500 rpm. O binário máximo de 600 Nm não foi alterado.

O aumento de potência foi conseguido através de um novo software de comando do motor, inspirado no que tinha sido desenvolvido para a edição especial GTA.

Esta foi a última atualização do Giulia

Apesar desta subida de potência, a aceleração 0-100 km/h não mudou, mantendo-se nos 3,9 segundos e a velocidade máxima subiu 1 km/h, atingindo agora os 308 km/h.

Novos faróis são principal diferença estética

É usado um veio de transmissão em fibra de carbono e o diferencial está equipado com um autoblocante mecânico. O ESC pode desligar-se.

Conclusão

O SUV Stelvio Quadrifoglio recebeu alterações semelhantes. Esta será a última atualização dos Quadrifoglio, a próxima geração de berlinas e SUV desportivos da marca já será elétrica, Por isso, é aproveitar enquanto é tempo, com preços de 118 450€, para o Giulia Quadrifoglio e de 140 150€, para o Stelvio Quadrifoglio.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

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