A Tesla anunciou o lançamento da versão base de gama do Model Y, só com um motor e tração atrás,  por 50 000 euros. Comparando com a versão AWD Long Range, será a melhor escolha?

 

É fabricado na China e isso é um bom sinal, pois a qualidade dos Tesla Model Y aí feitos tem-se mostrado superior aos feitos nos EUA. Mas a novidade é tratar-se de uma nova versão de acesso, menos potente e mais barata.

Se bem que “menos potente” não quer dizer que seja pouco potente. O motor elétrico colocado atrás debita 325 cv, tal como o Model 3 RWD.

Ou seja, apenas menos 26 cv que o AWD, que tem dois motores e tração às quatro rodas. Mas é exatamente a falta de tração à frente que lhe faz piorar a aceleração 0-100 km/h anunciada.

RWD menos rápido

O AWD de 351 cv precisa de 5,0 segundos para atingir os 100 km/h, desde parado, enquanto o RWD de 325 cv só lá chega aos 6,9 segundos. Se isto tem alguma relevância para um comprador de um Tesla, duvido muito.

Ambos atingem os 217 km/h de velocidade máxima, outra irrelevância, não só devido aos limites de velocidade do nosso país (e da sua crescente fiscalização) mas também porque os condutores de elétricos sabem bem o que custa em autonomia guiar depressa.

A Tesla anuncia uma diferença de peso entre o AWD e o RWD de apenas 70 kg, em favor do segundo. E isto apesar de o primeiro ter um motor a mais e uma bateria maior.

Menos autonomia

Segundo os números anunciados pela Tesla, o RWD tem uma autonomia de 455 km e o AWD de 565 km. Isto porque o AWD tem a bateria Long Range de 75 kWh enquanto o RWD se fica pela bateria mais pequena de 60 kWh.

O AWD tem também a possibilidade de carregar a bateria em postos DC de 250 kW, enquanto o RWD só suporta carregadores ate 170 kW. Uma questão a levar em conta para quem tenha um supercarregador à mão.

Mas poupa 17 000 euros!

Finalmente o preço. O AWD Long Range custa 66 990 euros, o RWD desce aos 49 990 euros. Uma diferença substancial de 17 000 euros que, à primeira vista parece difícil de justificar em favor do AWD Long Range.

A política de preços de novas versões da Tesla deve ser difícil de entender para quem já é proprietário de um modelo da marca.

Como justificar uma diferença de 17 000 euros, numa versão que tem na tração apenas a duas rodas e menos 110 cv de autonomia as maiores diferenças?

Conclusão

Seja como for, a verdade é que, quem fica a ganhar são os compradores que decidirem encomendar agora o RWD e ficar à espera, na pior das hipóteses, até Março de 2023 para o receber. Quanto aos que compraram o AWD…

Francisco Mota

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