A eletrificação dos modelos da Skoda segue um ambicioso plano que passa pelo lançamento de 10 modelos elétricos ou híbridos até final de 2022. Saiba quais são os próximos.

A Skoda chama-lhe Estratégia 2025 e trata-se de um ambicioso plano de eletrificação dos modelos da marca, a levar a cabo nos próximos cinco anos. O objetivo é chegar a essa data com 25% da produção da marca composta por modelos eletrificados, ou seja, 100% elétricos ou híbridos “plug-in”.

Por essa altura, estaremos a falar de um cenário, segundo as projeções da marca, em que a Skoda se deverá aproximar dos dois milhões de carros vendidos por ano, no total de todas as motorizações, elétricas e a combustão.

A primeira meta intermédia do plano é já em 2022, altura em que a Skoda prevê já ter lançado no mercado 10 modelos elétricos e eletrificados, representando um terço de todas as novidades que a marca Checa vai colocar no mercado nos próximos dois anos.

Enyaq iV é um marco

O plano começou em 2019, com a apresentação do Superb iV PHEV e do Citigo iV, sendo o próximo passo a chegada do Enyaq iV, o primeiro modelo 100% elétrico da marca de que poderá ler todos os detalhes seguindo este LINK:

Enyaq: portugueses a esgotar o SUV elétrico da Skoda

O Enyaq iV é um marco importante para a Skoda, pois trata-se do primeiro modelo feito com base na plataforma MEB do grupo Volkswagen, produzido fora da Alemanha. Para isso ser possível a Skoda fez um forte investimento na sua fábrica de Mladá Boleslav, bem como na formação de 13 000 trabalhadores, para as especificidades da produção de modelos eletrificados.

Investimentos de milhares de milhões

Aliás, os planos de investimento da Skoda em tecnologias de mobilidade elétrica ascendem a dois mil milhões de euros, nos próximos dois anos. Esse montante irá atingir os 4,9 mil milhões de euros até 2025. Segundo as estimativas da marca, este investimento terá como resultado uma redução em 30% nas emissões de CO2 da Skoda numa década, comparando 2015 com 2025.

A prazo um pouco mais longo, a Skoda aponta para 2035 como a data provável para atingir a neutralidade carbónica no global da sua atividade.

Depois do Enyaq iV, a Skoda ainda não confirmou formalmente qual o segundo modelo elétrico que vai lançar, mas fontes da marca apontam para uma versão coupé do Enyaq iV, com uma silhueta mais desportiva.

Também está prevista uma versão com distância entre-eixos maior, para o mercado chinês, que é o principal mercado da Skoda, seguido pela Alemanha, República Checa, Rússia e Polónia.

Elétricos mais flexíveis

A marca afirma que, no que diz respeito aos elétricos, o plano é mais flexível do que no caso dos modelos a combustão, pois a plataforma MEB permite uma maior versatilidade e facilidade de execução de novas variantes.

A nova plataforma exclusivamente elétrica também proporciona uma maior redução nos custos de produção, o que torna os modelos elétricos mais fáceis de rentabilizar, dentro do universo do grupo VW.

A eletrificação vai abrir as portas da Skoda a um novo tipo de cliente. A expetativa da marca é captar compradores que até agora não comprariam um Skoda, mas que têm no Enyaq iV uma proposta elétrica que serve as suas necessidades. É também de prever que se tratem de compradores mais jovens que o habitual.

Novos mercados para a Skoda

A eletrificação e o Enyaq iV em particular, já está a ter efeitos na procura em mercados onde a Skoda não tinha tradicionalmente uma penetração tão alta. Um dos exemplos apontados por responsáveis da marca é a Noruega, onde o novo modelo elétrico está a ser alvo de uma procura que excedeu as expetativas iniciais.

De resto, a procura de todos os modelos da Skoda está acima da oferta, justificando um acréscimo de produção, e aqui fala-se de todo o tipo de motorizações.

A eletrificação passa também pelos modelos híbridos “plug-in” com o Superb iV PHEV a dar o tiro de partida, a que se seguirá a versão PHEV do novo Octavia, o modelo que continua a ser o mais importante na gama da marca.

Tal como acontece na maioria dos outros construtores, não está prevista uma versão híbrida para o novo Fabia, pois a marca não considera haver procura suficiente para um modelo que dificilmente poderia posicionar-se a um nível de preço atrativo, no seu segmento.

O ecosistema Skoda iV

A Skoda preocupa-se não só com a produção de modelos eletrificados, seguindo o seu conceito “Simply Clever” mas também no ecosistema em que esses modelos vão operar, dentro da sub-marca iV.

Por isso tem tomado várias iniciativas que tendem a tornar a vida dos seus clientes de modelos eletrificados mais fácil. A começar pelo desenvolvimento de dois tipos de “wallbox” que propõe aos compradores de veículos eletrificados.

Não menos importante é a aplicação para smartphone que permite controlar a carga da bateria, bem como programar à distância o carregamento e pré-aquecimento do habitáculo. É também possível obter informação sobre localização de postos de carregamento.

Tornar a vida mais simples

A Skoda também disponibiliza um cartão para acesso e pagamento de carregamentos em postos elétricos públicos, facilitando assim esta operação. Mas, talvez mais interessante, seja a sua iniciativa de instalar 7000 postos de carregamento na República Checa, num investimento que ronda os 32 milhões de euros.

O plano Estratégia 2025 foi desenhado para acompanhar a evolução da procura de veículos eletrificados, fazendo subir a produção quando os clientes começarem a mostrar mais interesse pelos modelos eletrificados, o que já está a acontecer.

Conclusão

A Skoda foi fundada em 1895, completando por isso os seus 125 anos e desde muito cedo que os seus engenheiros mostraram interesse pela eletrificação dos seu veículos. Na história da marca podemos encontrar o primeiro logo em 1908, trata-se do Laurin & Klement E.

Este veículo tinha um motor a gasolina de 28 cv que não fazia mover as rodas diretamente,  funcionando ligado a uma máquina elétrica que substituia a transmissão clássica e fazia mover as rodas. Um exemplo pioneiro de uma mecânica híbrida em série.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo LINK:

Skoda Superb iV: “plug-in” com 930 km de autonomia

Advertisement

Advertisement