Para reduzir a velocidade dos F1 e tentar diminuir a taxa de acidentes, os motores foram limitados a 1 500 cc. Este período ocorreu entre 1961 e 1965 e um novo livro conta a história.

 

A grande quantidade de acidentes e fatalidades levou as autoridades desportivas que regiam a Fórmula 1 a tomar medidas, no final da temporada de 1960. A partir de 1 de Janeiro de 1961, os motores dos F1 não podiam ter mais de 1 500 cc de capacidade.

Nem todas as equipas estavam preparadas para a mudança como a Ferrari, que garantiu os títulos de marcas e pilotos no primeiro ano desta nova regulamentação.

Os construtores Britânicos eram contra a mudança e demoraram mais tempo a reagir. Mas quando chegaram os primeiros motores feitos segundo as novas normas, como o famoso Climax V8, a competição tornou-se bem mais disputada.

No início, os motores de 1 500 cc debitavam cerca de 150 cv, o que hoje nos fará rir. Mas a evolução levou-os para lá dos 220 cv, ao fim de quatro anos.

A Lotus, com o inovador Type 25, o primeiro F1 com monobloco, tinha no brilhante Jim Clark o protagonista indicado para vencer corridas e campeonatos. Graham Hill, no seu BRM, também conseguiu ser campeão nesta era.

Apesar de pouco potentes, os F1 eram muito leves e exigiam um estilo de condução muito suave e corajoso. Nem todos os pilotos se adaptaram.

Neste novo livro de 360 páginas em papel de luxo, os autores Jörg-Thomas Födisch, Rainer Rossbach e Nils Ruwisch contam a história deste período único do campeonato do mundo de F1, com muitas histórias, classificações de todos os 47 Grandes Prémios e as características dos principais monolugares.

Claro que, sendo uma edição da McKlein Publishing, o livro não podia deixar de dar grande destaque à fotografia, incluindo 220 documentos a cores e 325 a preto-e-branco, muitas delas nunca publicadas antes.

Este novo livro tem o formato 29 x 29 cm, impresso em papel de luxo e com caixa de proteção, sendo escrito em inglês e alemão. Custa 99,90 euros e pode ser comprado diretamente no site da editora: www.mckleinstore.com

Para percorre a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também seguindo o LINK:

Novo livro: Rindt, o campeão de F1 a título póstumo