Foi hoje divulgada a lista dos 39 candidatos ao The Car Of The Year 2022, o prémio mais importante da indústria automóvel. De entre esta lista, o júri, do qual tenho a honra de fazer parte, vai escolher os sete finalistas.

 

De entre todos os novos modelos lançados nos últimos doze meses, a organização do The Car Of The Year seleccionou todos os que cumprem as regras para participarem neste prémio.

O resultado foi uma lista de 39 modelos, que o júri composto por 61 jornalistas especializados de 23 países da Europa vai avaliar para decidir qual é o vencedor da edição 2022.

Para já, o júri do qual tenho a honra de pertencer, vai analisar a lista e escolher os sete finalistas, que vão ser anunciados em 29 de Novembro de 2021. Depois seguem-se mais testes antes de ser feita a votação final.

O vencedor será anunciado no final do mês de Fevereiro de 2022, sucedendo ao Toyota Yaris, que foi eleito o The Car Of The Year de 2021.

Desde 1964

O prémio The Car Of The Year é o mais antigo, tendo sido lançado em 1964 por um conjunto de revistas especializadas de vários países europeus.

Desde sempre, e até hoje, o The Car Of The Year é um prémio totalmente editorial e independente, atribuído por um júri de 61 jornalistas da especialidade, que tem como principal ocupação profissional testar novos modelos.

As marcas não se inscrevem, nem têm que pagar inscrição. É a organização que selecciona os carros elegíveis a cada ano, segundo critérios simples e claros que estão publicados no seu site.

Transparência total

Os mais importantes é que se tratem de modelos lançados nos 12 meses antes da atribuição do prémio e que estejam efetivamente à venda em, pelo menos, cinco mercados europeus.

Todos os jurados são depois obrigados a justificar as pontuações que atribuem aos sete finalistas, sendo essa justificação publicada no site do The Car Of The Year, todos os anos. Tudo em nome da transparência.

Neste LINK pode ver a votação de todos os jurados para o prémio de 2021:

https://www.caroftheyear.org/voting-grid.php#iframe-37

Este ano, volto a ter uma tarefa difícil para escolher, primeiro, os sete finalistas e, depois, elaborar a minha votação final. Os candidatos são muitos e muito variados, incluindo todo o tipo de motorizações e abrangendo vários segmentos. Mais um ano forte, apesar das várias crises.

Francisco Mota

Esta é a lista dos 39 candidatos de 2022, por ordem alfabética:

Aiways U5

Audi Q4 E-tron

Audi E-tron GT

BMW Série 2 coupé

BMW Série 2 Active Tourer

BMW i4/Série 4 Gran Coupé

BMW iX

Cupra Born

Dacia Spring

DS 4

DS 9

Ford Mustang Mach-E

Honda HR-V

Hyundai Bayon

Hyundai Ioniq 5

Kia EV6

Lexus NX

Lynk & Co 01

Maserati MC20

McLaren Artura

Mercedes-Benz Classe C

Mercedes-Benz EQS

Mercedes-Benz Classe T/Renault Kangoo

MG EHS

MG Marvel R

Nissan Qashqai

Opel Mokka

Peugeot 308

Renault Arkana

Renault Mégane E-Tech Electric

Skoda Fabia

Skoda Enyaq iV

Subaru Outback

Tesla Model Y

Toyota Yaris Cross

Toyota Highlander

Volkswagen ID.4

Volkswagen Caddy

Volkswagen T7 Multivan

 

Ler também, seguindo o LINK:

The Car Of The Year 2021: Yaris venceu e a minha votação foi assim