Alguns condutores continuam a pensar que o ABS aumenta a distância de travagem e por isso não carregam a fundo no pedal dos travões, para não fazer entrar o ABS em ação. Terão razão?
Cada vez se nota menos, mas ainda há um ligeiro formigueiro do pedal de travão e um som martelado quando se trava de emergência e o ABS entra em ação. Para alguns condutores, isto dá-lhes a sensação de que o carro está a demorar maior distância a travar, por isso evitam ao máximo a entrada do ABS. Estarão certos, ou errados?…

O salva-vidas

O ABS é um dos dispositivos de segurança ativa que mais acidentes tem evitado, exatamente porque diminui a distância de travagem em situações de emergência e mantém o controlo da direção, mesmo quando o piso é tão escorregadio, que, sem ele, o carro não seria controlável pelo condutor.

Em situações limite, nem um piloto profissional consegue ser melhor do que o ABS

A trepidação que se sente no pedal vem precisamente do sistema de travagem entrar num funcionamento intermitente, de forma a evitar que as rodas fiquem bloqueadas e deslizem sem controlo. Na realidade, em situações extremas de baixa aderência ou de travagem limite, nenhum condutor, nem mesmo um piloto profissional, consegue ser tão eficiente como o ABS. Na imagem, pode ver-se a travagem, em piso molhado, de um carro com ABS e outro sem. É uma imagem histórica da Mercedes-Benz, que mostra os primórdios do desenvolvimento do sistema pioneiro, produzido pela Bosch e que começou a ser divulgado há 40 anos, em 1978.

Conclusão

Por isso aqui fica o conselho: em caso de emergência, não tenha dúvidas e trave com quanta força tiver na perna e mantenha a pressão até que o ABS faça o seu trabalho e imobilize o automóvel no menor espaço possível. Mas tente não ficar petrificado a olhar para o local onde pensa que vai bater. Use o volante para se desviar do obstáculo e encontrar uma escapatória que lhe permite evitar o acidente.