Publicidade Continue a leitura a seguir

Rétromobile: a loja de brinquedos dos crescidos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Abriu hoje mais uma edição da feira de automóveis clássicos Rétromobile, em Paris. Dizer isto assim é pouco, porque este certame é muito mais do que isso. É uma autêntica loja de brinquedos em ponto grande para os crescidos mais abonados cometerem as suas pequenas, ou grandes loucuras.

Há vários anos que não visitava a Rétromobile, da última vez que lá tinha ido dei um desfalque na minha conta bancária que demorou uns meses a recuperar. E nem sequer comprei nenhum carro. Mas os livros sobre a história do automóvel, as miniaturas de coleção, as gravuras com momentos marcantes e muito mais, fizeram o “estrago”.

Abstinência total

Desta vez, decidi que não iria comprar nada, porque o problema é começar a comprar. Começa com o “vou levar só isto” e acaba com sacos cheios de tudo e mais alguma coisa.
Para compensar esta abstinência, alimentei a fúria consumista com os olhos, e havia muito para ver. Muito mais que no passado, pois a Rétromobile tem crescido todos os anos e hoje já ocupa três dos pavilhões que acolhem o Salão de Paris do automóvel.

Rétromobile a crescer

Já não são só os vendedores de peças usadas, de carros antigos, das miniaturas e das obras de arte dedicadas ao automóvel. Além das inúmeras bancas que vendem todo o tipo de objetos com algum tipo de relação com o automóvel, novo ou antigo, agora são as próprias marcas de automóveis que marcam presença com stands enormes, onde expõem alguns dos seus modelos clássicos.

Os aniversários

Comemorar aniversários é um dos pretextos preferidos dos construtores para mostrar que a sua marca tem muita história e este ano há muito que comemorar. Os 110 anos da Bugatti, os 100 anos da Citroën, os 60 anos do Mini, os 20 anos do Honda S2000, são alguns exemplos.
Quem não tem um número redondo para comemorar, puxa por outro tema, como a era Turbo na Renault ou a promoção dos departamentos de restauro e de apoio aos clássicos, que hoje quase todas as marcas de maior prestígio já têm.

O leilão

Depois há o leilão de carros clássicos da Artcurial, onde aparecem clássicos milionários que raramente são vistos em público. É o parque infantil dos verdadeiramente ricos, que analisam os lotes em exposição antes de comparecerem no dia em que o martelo cair, para fazerem a sua licitação. Aqui se batem recordes de valores para alguns clássicos de topo.

Os profissionais

Quem não perde a oportunidade de marcar presença são os maiores comerciantes de automóveis clássicos, sempre com uma oferta de fazer perder o fôlego, para aliciar os visitantes, dos mais ricos aos menos abonados. Depois restam as exposições dos clubes temáticos, para cada visitante poder escolher onde vai adorar a sua marca ou modelo preferido.

Conclusão

Para quem gosta de clássicos e da história do automóvel, a Rétromobile é daqueles eventos onde se deve ir pelo menos uma vez na vida. Mesmo que não compre nada, nem um mero porta-chaves, vai ficar com a memória cheia de imagens fabulosas, que lhe vão alimentar a paixão durante algum tempo.