Maxus T90 EV - a primeira pick-up elétrica em Portugal

Cabine dupla e cinco lugares

A Maxus é uma marca do grupo SAIC

Grande ecrã tátil central

Posição de condução alta

Dois modos de condução

Apple Carplay e Android Auto disponíveis

Bancos em pele na T90 EV

Detalhes de decoração interior

Só uma relação de transmissão

Maxus já tem 20 pontos de venda em Portugal

Estilo convencional na T90 EV

A marca chinesa Maxus lança a primeira pick-up elétrica disponível no mercado português. Conheça as principais características da T90 EV, qual a autonomia e qual o preço no blog TARGA 67, tudo explicado por Francisco Mota.

 

A Ford F150 Lightning, a versão elétrica da pick-up mais vendida no mundo, que já foi o automóvel mais comprado no mundo, está à venda nos EUA e vai chegar à Noruega em quantidades limitadas. A Rivian R1T elétrica também está à venda nos EUA, tal como a Hummer EV.

Outras marcas estão a preparar lançamentos de pick-ups elétricas nos EUA, como a Tesla, Chevrolet, GMC e RAM. Mas são todas “full size”, ou seja, modelos de um segmento acima das pick-up que se vendem na Europa e em Portugal.

Isso faz da Maxus T90 EV a primeira pick-up elétrica a ser vendida em Portugal, através da rede do importador Astara, que já comercializa outros cinco comerciais elétricos da marca chinesa pertencente ao grupo SAIC, em 20 pontos de venda.

Medida europeia

A Maxus T90 foi lançada na China em 2021 e nesta versão EV tem 5 365 mm de comprimento, 1 900 mm de largura, 1 845 mm de altura e uma distância entre-eixos de 3 155 mm.

Maxus T90 EV – a primeira pick-up elétrica em Portugal

O chassis é convencional, de longarinas e travessas em aço, com suspensão de eixo rígido, atrás e independente de braços sobrepostos, na frente.

A T90 EV já está disponível no mercado nacional, por um preço de 65 000 euros + IVA. Note-se que as pick-up 100% elétricas estão isentas de ISV e deduzem o IVA, mesmo com cinco lugares. A versão Diesel tem que descer aos três lugares para ter benefícios  no ISV e IVA.

Só 4×2, para já

O motor elétrico síncrono de ímanes permanentes tem 130 kW (177 cv) e 310 Nm, estando instalado no eixo traseiro, portanto apenas com tração às rodas traseiras e com uma única relação de transmissão. Uma versão 4×4, com um segundo motor elétrico na frente, deverá chegar mais tarde.

Grande ecrã tátil central

A bateria tem 89 kWh de capacidade, anunciando-se uma autonomia de 330 km, em ciclo combinado e de 471 km, em ciclo urbano, segundo as normas WLPT.

O carregamento pode ser feito em carregadores rápidos até uma potência máxima de 80 kW DC, demorando 45 minutos para carregar até aos 80% de carga, ou em 11KW AC em 7h30, para uma carga completa.

Cinco lugares

A cabina dupla de quatro portas tem cinco lugares, painel de instrumentos digital e ecrã tátil central de 10,25” com Apple Carplay, Google Android Auto e câmara de marcha-atrás. Há dois modos de condução, Normal e Eco.

Apple Carplay e Android Auto disponíveis

Em termos de números importantes para uma utilização de trabalho, a T90 EV tem uma capacidade de carga de 1 000 kg e 750 kg de reboque (1000 kg, com travões), pesando 2300 kg.

Conclusão

A garantia geral é de 3 anos ou 100 000 km, enquanto a bateria tem 8 anos de garantia ou 160 000 km. A Astara aposta nos municípios e no setor da construção como alvos preferenciais para esta primeira pick-up eléctrica 4×2. Talvez a versão 4×4 venha a conquistar outro tipo de clientes, mais virados para uma utilização de lazer.

Francisco Mota

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