Os portugueses estão quase a esgotar a pré-reserva do primeiro SUV elétrico da Skoda. Saiba porque o Enyaq está a seduzir os compradores nacionais.

 

A Skoda entra no mercado dos veículos elétricos puros com o Enyaq, depois de uma primeira experiência com o Citigo iV, uma variante elétrica do citadino que nasceu com motores de três cilindros a gasolina e foi adaptado para funcionar com um motor elétrico e uma bateria.

O Enyaq é completamente diferente, sendo fabricado sobre a plataforma MEB, a base exclusivamente elétrica de todas as marcas do grupo, que foi estreada pelo VW ID.3.

Para a Skoda, ficou a “honra” de ser a primeira marca do grupo a lançar uma versão SUV, feita com base na MEB. Tendo em conta a crescente procura por modelos deste tipo, esta é mais uma prova da total confiança do grupo na marca Skoda.

Já começou a produção

O Enyaq começou a ser produzido no dia 25 de Novembro e chegará ao mercado nacional na Primavera de 2021, mas já está a ser reservado no site da marca: https://prereserva.siva.pt/conta/registar. Na verdade, mais de metade das 30 unidades disponíveis para as primeiras entregas em Portugal, já estão tomadas.

Cada comprador avançou com um “fee” de 1000 euros para garantir a reserva, valor que será deduzido ao preço do carro, quando o futuro proprietário receber um email para formalizar a encomenda e ir levantar o seu Enyaq ao ponto de venda Skoda mais próximo.

Mas o que está a atrair tanto os compradores nacionais a este SUV 100% elétrico?

Desenho muito Skoda

O desenho é um dos seus argumentos, com uma interpretação mais ousada da nova linguagem de estilo da Skoda, feita de linhas bem definidas e com uma grelha frontal de grandes proporções.

A grelha está disponível numa versão iluminada por 130 LED, criando um efeito inesperado mas que está de acordo com o estilo da marca. De resto, os faróis são de LED, tal como os farolins traseiros e as jantes podem variar entre as 18 e as 21 polegadas.

Outro dos argumentos do Enyaq é o grau de personalização que oferece, que começa precisamente pelas jantes, que estão disponíveis em oito desenhos diferentes. Os acabamentos exteriores, por exemplo das barra do tejadilho, também podem ser escolhidos em três acabamentos diversos. Depois há opcionais como o tejadilho panorâmico em vidro e muito mais.

Muito espaço, o típico da Skoda

No habitáculo, o tema da personalização ganha ainda mais destaque, com o comprador a poder escolher entre dez pacotes temáticos opcionais. Em todos eles, foi dada muita importância ao uso de materiais sustentáveis e reciclados, por exemplo com altas percentagens de materiais sintéticos e de lã nos revestimentos internos.

Mas talvez seja uma das habituais vantagens de todos os Skoda que atrai também os compradores para o Enyaq: o espaço disponível no habitáculo.

A Skoda afirma que o Enyaq tem um espaço interior semelhante ao de um Kodiaq, mas com o tamanho exterior inferior ao do Octavia. E a razão para isso é fácil de encontrar.

Plataforma MEB

A plataforma MEB é do tipo “skate”, com a bateria colocada sob o piso do habitáculo, proporcionando um fundo interior totalmente plano. O motor elétrico é muito mais pequeno que um motor a gasolina, por isso permite que se aproveite o espaço em comprimento da melhor maneira.

Com 4649 mm de comprimento e 2765 mm de distância entre-eixos, o Enyaq maximiza a habitabilidade e ainda sobram 585 litros de capacidade para a mala, que tem acesso através de uma quinta porta, como é habitual nos Skoda.

Tal como nos outros modelos da Skoda, também no Enyaq foram concebidas ideias originais para facilitar a sua utilização diária, as famosas soluções “simply clever” que aqui se adaptam à mobilidade elétrica.

Alguns exemplos disso são um limpa-cabos para o cabo de carga da bateria, uma tampa de proteção sobre a tomada exterior e um compartimento, sob o piso da mala, específico para guardar o cabo de carregamento. Claro que o já clássico raspador de gelo do para-brisas não podia faltar, estando agora arrumado do lado interno do portão traseiro.

As três versões disponíveis

No site da marca, já podem ser configuradas e reservadas três versões diferentes do Enyaq e todas têm já uma estimativa de preço.

A mais acessível é a iV 50, que tem uma bateria de 51,7 kWh de capacidade útil, o que lhe permite anunciar uma autonomia de 340 km. A potência é de 148 cv, a aceleração 0-100 km/h é feita em 11,4 segundos e estima-se que custa 34 990 euros.

A segunda versão é a iV 60, com bateria de 58,3 kWh úteis, capazes de uma autonomia de 390 km. A potência é de 180 cv e a aceleração 0-100 km/h é feita em 8,7 segundos. O preço estimado é de 38 980 euros.

A versão mais potente, por agora, é a iV 80, com bateria de 77,1 kWh úteis, autonomia anunciada de 510 km, potência máxima de 204 cv e aceleração 0-100 km/h em 8,5 segundos. Valor estimado de 45 55 euros.

Versão RS terá 306 cv

Todas estas versões estarão disponíveis na Primavera de 2021, todas têm motor e tração atrás e todas atingem os 160 km/h de velocidade máxima. A versão de base aceita carregamentos apenas até 50 kW. Nas outras é possível há um opcional que permite cargas até 125 kW.

Mais tarde, vão estar disponíveis duas versões com performances mais altas. Ambas vão ter a bateria de maior capacidade e dois motores (um atrás e outro à frente) portanto com tração às quatro rodas. A versão iV 80x tem 265 cv, autonomia de 460 km e faz os 0-100 km/h em 6,9 segundos.

No topo da gama, estará uma versão iV RS, com potência máxima a chegar aos 306 cv, binário máximo de 460 Nm e capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos. A velocidade máxima é aqui de 180 km/h e a autonomia de 460 km.

Preparado para os supercarregadores

Todas as versões vêm equipadas com uma bomba de calor, o que permite poupar a carga da bateria, sobretudo em situações de temperatura exterior muito baixa. A Skoda afirma que, com temperatura ambiente de 25 graus negativos, típica do Inverno no Norte da Europa, a bomba de calor permite aumentar até 30% a autonomia.

Os tempos de carregamento anunciados variam consoante a forma de carga e a bateria de cada versão. Assim, numa walbox, dependendo do tipo usado (a Skoda propõe uma gama com três opções) uma carga completa poderá demorar entre seis a oito horas.

Utilizando um carregador rápido de 125 kW, bastam 38 minutos para levar a bateria de capacidade intermédia dos 5 aos 80%. Tudo isto pode ser controlado à distância através de uma aplicação para smartphone, a App Skoda Connect, bem como a climatização do habitáculo e outras funções.

A Skoda, fazendo parte do grupo VW, está incluída no consórcio Ionity, que se prepara para começar a instalar uma rede de carregadores rápidos em Portugal, com potências que chegam aos 350 kW. Até ao final de 2020, vai começar a ser instalada uma primeira rede de oito carregadores nas principais autoestradas do país.

Feito na República Checa

O Skoda Enyaq iV será produzido na fábrica da marca na República Checa em Mladá Boleslav, na mesma linha de montagem do novo Octavia, aumentando assim a produção de veículos da Skoda, que em 2019 atingiu os 1,24 milhões de unidades.

Olhando para o passado, é curioso reparar que esta não é a primeira vez que a Skoda lida com automóveis eletrificados. Na verdade, já em 1908 os fundadores da marca Václav Laurent e Václav Klement produziram uma versão híbrida do seu automóvel, o Laurent & Klement E. A transmissão foi substituída por uma máquina elétrica e o motor a gasolina de 28 cv funcionava como gerador estático. Nem precisava de bateria.

O Enyaq vai assinalar o início da eletrificação na Skoda, o plano prevê o lançamento de dez novos modelos elétricos nos próximos dois anos. Para já, um SUV elétrico como o Enyaq iV 50, com 340 km de autonomia e a custar 35 mil euros, parece um bom negócio.

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