Pode demorar mais ou menos tempo, mas a bateria do seu carro tem realmente os dias contados. Quando é montada no automóvel, está lá assinalada a data de início de funcionamento e nessa altura começa a contagem decrescente até ter que ser substituída. Quatro anos é um período normal para a duração de uma bateria, se a sua utilização for a correta. Mas há vários fatores que podem fazer diminuir, ou aumentar, este prazo de validade.

O ciclo da vida

Um carro que seja sempre estacionado na rua, sobretudo em climas mais frios, tende a desgastar mais a bateria, pois as baixas temperaturas fazem descarregar a bateria, que assim terá de ser recarregada desde níveis mais baixos, pelo alternador, aumentando o número de ciclos carga/descarga.

Uma boa medida para prolongar a vida da bateria é utilizar regularmente um carregador elétrico, que faça também um diagnóstico da bateria

Pior ainda é o caso dos carros que estão muito tempo parados, com a bateria a acabar por descer a níveis que já não conseguem fazer o arranque do motor. Nessa altura, a maioria dos utilizadores limita-se a ligar uns cabos a outra bateria e a percorrer uns quilómetros para a carregar minimamente. Uma boa medida para prolongar a vida da bateria é utilizar regularmente um carregador elétrico, que faça também um diagnóstico da bateria e assim dê indicações do tempo de recarga de que poderá necessitar para se manter em bom estado.

Vai chegar o dia

Mas uma coisa é certa: tal como muitos outros componentes do automóvel, a bateria também se enquadra nos materiais de desgaste, por isso, mais cedo ou mais tarde, terá que ser substituída. Nessa altura terá de conferir as especificações da baterias do seu automóvel, pois existem muitas baterias diferentes, de acodo com as exigência do sistema elétrico de cada automóvel.