A Peugeot tinha feito o adeus final à sigla GTI, dizendo que era sinónimo de carros do passado, a gasolina. Mas afinal os GTI podem voltar, com uma versão mais potente do e208 elétrico.

 

Peugeot Sport Engineered, ou PSE, esta é a nova sigla para os desportivos do futuro próximo da Peugeot, todos com motor híbrido ou apenas elétricos.

E o primeiro não deverá tardar muito a chegar, será o 508 PSE de que um protótipo muito avançado já foi mostrado. Tem um sistema híbrido “plug-in”que junta um motor a gasolina, na frente e um motor elétrico, atrás.

Trata-se de uma variante do sistema montado no 3008 Hybrid4, mas com a potência aumentada dos 300 cv para mais de 400 cv.

Em paralelo ao lançamento desta nova sub-marca de desportivos, a Peugeot foi dizendo, pela boca do seu CEO, que a sigla GTI era coisa do passado, que era sinónimo de carros a gasolina, que não se adaptava aos novos tempos dos híbridos e elétricos.

“GTI é coisa do passado…”

“Para mim, o GTI é passado, nem quero ouvir falar disso. O futuro são os PSE” ouvi eu Jean-Philippe Imparato a dizer numa reunião para jurados do Car Of The Year.

Tive pena, talvez porque sou da geração que viu nascer toda uma série de GTI, pequenos desportivos que punham a alta performance al alcance de muitos, aquele sonho tangível.

Mas afinal, parece ainda haver esperança para os GTI da Peugeot. Imparato terá olhado com atenção para o mercado da GB e percebido o óbvio.

Que o Reino Unido ainda é o mercado que mais consome este tipo de versões e que os Britânicos continuam conservadores preferem um conhecido GTI a um desconhecido PSE.

GTI só para o Reino Unido

Com a agilidade que lhe é reconhecida, a Peugeot poderá mostrar em breve um novo 208 GTI, ao contrário do que estava previsto.

Mas será uma versão com mais potência do novo e208 elétrico e só estará disponível no mercado do Reino Unido.

Por isso, o 208 GTI pode voltar, mas como elétrico e só para os mercados da GB, no resto da Europa é muito provável que o modelo seja chamado 208 PSE. Não é a mesma coisa…

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também seguindo este LINK:

Que futuro para os “GTI”: híbridos, elétricos ou ainda a gasolina?…