O vencedor deste ano do The Car Of The Year, o prémio mais cobiçado pela indústria automóvel, será revelado na próxima sexta-feira, 13 de Janeiro. Será o dia da sorte para um dos sete modelos que chegaram à fase final da edição deste ano, na qual tive mais uma vez a honra de participar como jurado.

 

Sexta-feira, 13 de Janeiro, vai ser o dia da sorte para o vencedor do The Car Of The Year (COTY, para os amigos…) na edição de 2023. Como sempre, são sete os modelos que chegaram à fase final do prémio mais cobiçado pelas marcas de automóveis e o mais respeitado pela indústria.

Fundado em 1964, o COTY é eleito por 61 jurados oriundos de 23 países europeus, todas elas e todos eles são jornalistas especializados em automóveis. Não tenho dúvidas em dizer que se trata do júri mais competente que se poderia escolher para esta função.

Muitos pontos de vista

E não o digo por fazer parte do júri há mais de uma dezena de anos, digo-o porque conheço os jurados. Cada um tem por missão representar o seu país, no que às necessidades dos automobilistas de cada nação diz respeito. E são muito variadas, essas necessidades.

Das estradas nevadas do Norte da Finlândia até aos caminhos ensolaradas do Sul de Portugal, cada país tem condições de circulação muito diferentes e condutores com exigências únicas. A votação reflete isso mesmo, resultando numa verdadeira radiografia do mercado europeu de automóveis.

Dezenas de testes

Para chegar à lista dos sete finalistas da edição de 2023, os jurados tiveram que testar várias dezenas de novos modelos, lançados durante 2022. Importante notar que, ao contrário de outros prémios, no COTY os construtores não inscrevem as suas novidades, nem pagam para isso. São os critérios do COTY, publicados no site oficial, que determinam quais os modelos elegíveis a cada ano.

Após esses testes, realizados nos 23 países europeus, cada jurado escolheu os seus sete modelos preferidos e a matemática fez o resto, apurando os sete finalistas.

60 vencedores

Este ano, o prémio The Car Of The Year faz 60 anos e a lista dos sete finalistas acompanha os tempos que vivemos, com vários modelos elétricos e híbridos incluidos. Na verdade, todos os modelos finalistas são eletrificados.

Para decidir qual o vencedor, cada jurado vota segundo algumas regras bem conhecidas de todos. Cada jurado tem um total de 25 pontos para atribuir ao conjunto dos sete finalistas.

Tem que dar pontos a pelo menos cinco deles, mas pode dar zero pontos a dois. Tem que dar mais pontos a um dos seus votados do que aos outros, ou seja, tem que escolher o seu preferido. E não pode dar mais de 10 pontos a nenhum finalista. Muito simples.

Os 7 finalistas

Esta ano, os 61 jurados têm uma lista de modelos bastante diversificada. Por ordem alfabética, os finalistas são: Jeep Avenger, Kia Niro, Nissan Ariya, Peugeot 408, Renault Austral, Toyota bZ4X e VW ID.Buzz.

Ao mesmo tempo que atribuem os seus votos, os jurados são obrigados a explicar por escrito a razão da sua votação em cada modelo, mesmo aqueles a que eventualmente derem zero pontos. Essa explicação é publicada no site oficial. Pode visitar o site e ver a tabela dos anos anteriores neste LINK:

https://www.caroftheyear.org/

Tudo às claras

Competência, independência e transparência são os valores que têm norteado o júri do The Car Of The Year nos seus 60 anos de vida e que continuam a ser os mesmos valores que orientam os jurados deste ano. A nossa missão é colocar à disposição do consumidor o nosso conhecimento e experiência, de modo a que possa fazer a escolha mais acertada, na altura de comprar um carro novo.

O prémio deste ano será atribuído na sexta-feira, 13 de Janeiro, no Salão Automóvel de Bruxelas. A cerimónia terá início pelas 12h00 locais, 11h00 de Portugal, e poderá ser seguida em direto no YouTube através deste LINK:

https://www.youtube.com/watch?v=uqoHxhDuLJ8

Francisco Mota