Publicidade Continue a leitura a seguir

BMW 520d, cada vez mais Mercedes

Publicidade Continue a leitura a seguir

Algo mudou na BMW. Antigamente, a dinâmica virada para a condução desportiva era um dado adquirido, fosse qual fosse o modelo, ou a motorização. Agora as coisas já não não são bem assim. Esta nova geração do Série 5 deixou de ser obcecada por esse assunto e tem agora uma visão mais ampla do segmento, em que a facilidade de controlo do automóvel em todas as situações de condução e o conforto em piso degradado são tão importantes como a precisão milimétrica da direção, ou a habilidade de proporcionar um bom powerslide em qualquer curva.

Está confirmado!

Podia ser só uma desconfiança, por isso fui para o terreno testar a minha tese. Escolhida a estrada que me poderia ajudar a tirar todas as dúvidas, tratei de guiar o novo Série 5 como guiei o anterior Série 5, para perceber se realmente o novo modelo está menos focado no prazer da condução desportiva e mais preocupado com uma condução do dia-a-dia.

A não ser que esteja a chover, um 520d de 190 cv  tem dificuldade em colocar um sorriso nos lábios do condutor.

E foi isso mesmo que confirmei, ao guiar um 520d equipado com a suspensão desportiva M. Até um certo nível de andamento, a condução é muito precisa e sem nenhum movimento parasita. Mas quando o empenho do condutor sobe um pouco mais, a suspensão surpreende por não ser muito firme e a atitude continuar sempre muito neutra. A não ser que esteja a chover, um 520d de 190 cv (equipado, como este, com pneus 245/40 R19, à frente e 275/35 R19, atrás) tem dificuldade em colocar um sorriso nos lábios do condutor, pela razão de lhe ter proporcionado um memorável controlo de sobreviragem, como acontecia com os seus antecessores.

Conclusão

Mas, e isso tem que ser dito, é o melhor Série 5 de sempre numa utilização como a que lhe dá quem o compra: motor suave e pouco ruidoso, acoplado a uma caixa automática de oito que sabe ser suave ou incisiva. Atrevo-me a concluir que o Série 5 está mais próximo do Mercedes-Benz Classe E, que nunca.

Potência: 190 cv
Preço: 55 223 euros
Veredicto: 4,5 estrelas