Mais um SUV da VW e mais um SUV para o segmento B, onde já tinha o T-Cross. O Taigo partilha quase tudo, mas acrescenta uma silhueta coupé. Versões híbridas ou elétricas não estão previstas.
Para uma marca como a Volkswagen, que está a fazer o maior investimento de que há memória nos carros elétricos (com a sua linha I.D.) não pode deixar de parecer estranho que vá lançar este ano um novo modelo, sem nenhuma versão híbrida ou elétrica prevista.
Razões para isso?… O Taigo é feito com base na plataforma MQB A0, a mesma que serve para o Polo e para o T-Cross e que não foi concebida para ter versões híbridas ou elétricas. Além disso, terá apenas versões de tração à frente.
O Taigo é o sexto SUV da VW na Europa, depois do Tiguan, Touareg, T-Roc, T-Cross e I.D. 4, aumentando a oferta da VW num mercado cada vez mais importante, o dos B-SUV.
Maior que o T-Roc
Contudo, as dimensões do Taigo são superiores às do T-Roc, com 4,26 m de comprimento, contra os 4,23 do T-Roc e os 4,11 do T-Cross. Nada de espantar, pois o T-Roc, feito em Portugal, também partilha uma variante da mesma plataforma.
Curiosamente, o Taigo começou por ser feito no Brasil, sob o nome Nivus. Mas o novo B-SUV Coupé será fabricado em Espanha, ao lado do Polo e do T-Cross.
A VW garante que o perfil coupé e o vidro traseiro mais inclinado que o do T-Cross não prejudicam a habitabilidade nos lugares de trás, nem a capacidade da mala, que é de 438 litros, mais que os 385 litros do T-Cross e pouco menos que os 445 litros do T-Roc.
Só motores TSI a gasolina
Os motores disponíveis no Taigo também são os mesmos, todos TSI, começando por duas variantes do 1.0 TSI de três cilindros, uma com 95 cv e outra com 110 cv, a primeira com caixa manual de cinco e a segunda com opção por caixa DSG de sete.
O topo da gama será o 1.5 TSI de quatro cilindros e 150 cv, com opção de caixa manual de seis ou DSG de sete. Em nenhum caso com sistema híbrido ou semi-híbrido.
Outro posicionamento
Contudo, o Taigo terá mais ajudas eletrónicas à condução e maior conetividade que o T-Cross ou T-Roc, ajudando assim a posicionar-se num patamar mais elevado.
A VW mostra assim que continua a seguir com muita atenção as tendência atuais do mercado, e não apenas a transição energética, que demora mais tempo.
Na verdade, é como se estivesse a operar com duas marcas, a VW dos modelos tradicionais, alguns eletrificados, outros não. E a marca I.D. exclusiva para modelo elétricos.
Rivais e preço
O Taigo é o primeiro SUV Coupé da VW na Europa vindo rivalizar com outros modelos dotados de estilo mais ousado, como o Ford Puma e Opel Mokka.
O novo B-SUV coupé abre encomendas no final do Verão e chega a Portugal no final do ano. Os preços ainda não foram anunciados.
Mas, para o modelo 1.0 TSI de 95 cv, é de esperar que fique algures entre os 21 206€ do T-Cross 1.0 TSi de 95 cv; e os 27 164€ do T-Roc de 115 cv, as duas versões base de cama modelo.
Uma estimativa razoável será de 23 000 euros, para o Taigo 1.0 TSI de 95 cv, considerando também o preços dos rivais.
Conclusão
Tal como previsto por vários analistas há alguns anos, a oferta de SUV começa a diferenciar-se no aspeto dos modelos, com os SUV Coupé a ganharem tração no mercado. Mesmo nos segmentos menos caros.
Francisco Mota
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