O que há de comum entre o Iltis e o Q8?
O interessante da presença do Iltis e do Q8 sob o mesmo teto é que existem laços entre os dois. Não acredita? Ora vejamos… Recuperando um pouco a história do Iltis, tratou-se da resposta do grupo VW a um concurso público na Alemanha, para o fornecimento às forças armadas de um pequeno veículo de transporte, uma espécie de cópia do Jeep. Isto aconteceu nos anos setenta e o Iltis acabaria por ser o escolhido, sendo produzido entre 1978 e 1988.
Até poderia ter-se chamado Audi, mas o Grupo achou que VW seria politicamente melhor aceite, e tiveram razão
A parte da ligação ao Q8 vem de quem o projetou e desenvolveu. Pois é!… Foram mesmo engenheiros da Audi que pegaram num anterior veículo do mesmo tipo, o Munga, produzido pela DKW, uma das marcas que deu origem à Audi, e desenvolveram o Iltis. A transmissão às quatro rodas usava alguns componentes do Audi 100 da altura e o motor era um 1.7 de quatro cilindros, a gasolina com 75 cv. Até poderia ter-se chamado Audi, mas o Grupo achou que VW seria politicamente melhor aceite, e tiveram razão. Apesar da sua simplicidade, do teto de lona, das portas de tirar, a verdade é que o Iltis até ganhou o rali Paris-Dakar, quando a prova era uma verdadeira aventura africana e não a atual corrida desenfreada.
O SUV em super-luxo
O Q8 é um produto completamente diferente, destinado a disputar vendas entre os SUV de luxo, com um desenho inovador (para os padrões da Audi), um interior luxuoso e super-equipado e, para já, com um motor 3.0 V6 Diesel de 286 cv, caixa automática e tração às quatro rodas. Nesta versão de lançamento chama-se Q8 50 TDI, com o “50” a indicar o nível de potência, segundo uma lógica inventada pela Audi que ninguém percebe. Fica acima do 45 TDI, que terá 231 cv e será lançado mais tarde e abaixo do SQ8 4.0 BiTDI de 435 cv. O 50 TDI custa 110 mil euros, mas, mesmo assim, a SIVA espera vender 60 por ano, sabendo-se que o X6 e o GLE Coupé juntos só vendem 100.
Tudo se liga ao primeiro quattro
Tentei encontrar mais algum ponto em comum entre o Iltis militar e o Q8 SUV coupé de luxo e, para minha surpresa, consegui! Segundo os estilistas da Audi, os alargamentos dos guarda-lamas do Q8 são inspirados nos do primeiro Audi quattro, o que ganhou nos ralis dos anos oitenta. Quanto ao Iltis, foi o carro que deu o seu sistema de transmissão integral precisamente a esse primeiro quattro.
Conclusão
Duvido que muitos dos engenheiros que trabalharam no projeto do Q8 tenham conhecimento de que foram os seus antecessores que fizeram o Iltis e que, de algum modo, lançaram no mercado aquele que pode ser visto como o primeiro TT do Grupo VW. Em certa medida, ainda que muito ténue, o Iltis é o “pai” de todos os SUV que o grupo produz atualmente.