Volkswagen Group Components’ mobile charging robot brings a trailer in the form of a mobile energy storage device to the vehicle.

Na contagem decrescente para o lançamento do ID.3 em Portugal, a VW anunciou um revolucionário método de recarga, com robots autónomos. Saiba como funciona.

 

Quem já guiou um carro elétrico durante alguns dias já passou pela experiência de andar à procura de um carregador público e não o encontrar, ou então estar ocupado, avariado ou vandalizado.

Mais do que a autonomia, a instalação de uma rede de carregadores públicos é o maior problema para quem quer comprar um carro elétrico, mas não tem onde o deixar a carregar durante a noite, ou durante as horas de trabalho.

Para ajudar a resolver a questão, foi anunciada uma inovadora solução, idealizada pela VW Group Components, uma subsidiária da VW AG que agrega fornecedores nas áreas dos motores e fundição, caixas de velocidades, motores elétricos, chassis, bancos e células de baterias.

“Olha o robot…”

A ideia é muito simples e foi pensada para ser aplicada em parques de estacionamento públicos, tipicamente os das grandes superfícies.

O cenário é este: uma equipa de robots autónomos da VW, movimenta-se dentro do parque de estacionamento e dirige-se a cada ID.3 que precisa de ser recarregado.

Leva consigo um carregador exterior atrelado e liga-a ao carro elétrico estacionado, iniciando-se o processo de recarga de forma totalmente autónoma.

Depois, o robot volta à sua base, no piso do parque de estacionamento onde trabalha, recolhe outro carregador e dirige-se ao próximo ID.3 a precisar de fazer uma recarga. Tantas vezes quantos os carregadores portáteis que estiverem disponíveis.

Uma App e chega

Assim que a carga programada para cada ID.3 estiver concluída, os robots desligam o carregador do carro e voltam a ligá-lo à rede, para ser recarregado e ficar pronto para outro ID.3.

Para requerer este serviço, o condutor só precisa de utilizar uma aplicação para smartphone, na qual localiza o lugar de estacionamento do seu ID.3, programa a recarga, indicando a hora de início e de fim, bem como a percentagem de carregamento que pretende e dá a necessária autorização.

Pela App, poderá ainda fazer o pagamento eletrónico. Em alternativa à App, poderá fazer o pedido a partir do sistema de infotainment do carro, com o protocolo V2X.

Ovo de Colombo!

A ideia parece um daqueles “ovos de Colombo” por ser tão simples e lógica: em vez de ser o carro a procurar um carregador, é o carregador que vem ao encontro do carro.

Na prática, isto transforma cada vulgar lugar de estacionamento, num posto de recarga para carros elétricos, sem necessidades de instalações complexas e dispendiosas, para lá de um ponto de rede com potência suficiente para alimentar os carregadores móveis.

Mas, como muitas ideias simples, o difícil é a implantação, por vezes dos passos mais simples. Tarefas como a abertura do compartimento da tomada, no carro, remoção da tampa protetora do terminal e coneção do cabo de recarga. E depois fazer o mesmo pela ordem inversa.

Protótipos já em teste

Contudo, a ideia já passou do estado teórico para a prática, com um conjunto de protótipos a ser testado na Alemanha.

O carregador portátil faz parte de uma família de dispositivos que inclui as “wallbox” da VW e já está em adiantado estado de desenvolvimento. Os protótipos em teste têm uma capacidade de 25kWh e potência de carregamento de 50kW.

Quanto aos robots autónomos, estão equipados com câmaras de vídeo, laser e sensores ultrasónicos. Em conjunto, estes dispositivos são os “olhos” do róbot e permitem que se mova no parque de estacionamento, reconhecendo obstáculos e evitando-os.

São também essenciais para que o robot consiga fazer o processo de carregamento completamente autónomo: abrir a tampa da tomada e conectar o terminal do carregador.

Uma equipa de robots

É possível colocar vários robots a trabalhar no mesmo parque de estacionamento, para aumentar a capacidade de resposta do sistema.

Cada robot pode também levar vários carregadores portáteis de uma vez, consoante os pedidos e o trajeto que tem de fazer para os instalar.

Gerir este tráfego de robots, por entre os carros que estão a circular no parque de estacionamento promete ser um desafio para o “cérebro” electrónico que comanda a operação.

Neste vídeo da VW pode ver uma animação do sistema:

https://www.youtube.com/watch?v=yMC1H__xL3Y&feature=youtu.be

Uma das vantagens é acabar com o problema da falta de civismo de alguns condutores, quando estacionam carros em lugares reservados a recarga, mesmo não os estando a recarregar. Pelo simples facto de que deixam de existir lugares específicos para recarregar carros elétricos.

Apesar de ainda não ter sido anunciada uma data para a entrada em funcionamento destes robots, a VW Group Components garante que tudo pode ser rapidamente instalado, desde que existam as condições básicas no local.

Conclusão

A ideia adapta-se muito bem a todo o tipo de estacionamentos públicos, tornando virtualmente todos os lugares em pontos de recarga para carros elétricos. Sem ser preciso um elevado investimento como acontece com os postos fixos.

Pode também ser a solução para parques de estacionamento temporários de eventos como jogos de futebol, espetáculos culturais, feiras e outros, pois é muito fácil montar e desmontar o sistema de robots e carregadores móveis.

Estes robots são uma das soluções para recarga de veículos elétricos que estão a ser implementados pela VW em paralelo ao lançamento do ID.3, o primeiro modelo da nova família de carros elétricos da VW.

A marca, em conjunto com os seus concessionários, está a instalar na Europa 36 000 pontos de recarga, muitos deles de acesso público, que vão estar operacionais até 2025.

A VW também vai comercializar a sua própria “wallbox” para recarga doméstica, a ID.Charger, além de ser um dos membros fundadores da “joint-venture” Ionity, que está a instalar 400 parques de carregadores rápidos nas principais autoestradas da Europa.

Com tudo isto, a VW afirma que, em breve, “carregar um carro elétrico será tão fácil como carregar um smartphone” uma afirmação otimista, mas que mostra o empenho no ecossistema dos carros elétricos.

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