Two employees at Volkswagen in Zwickau install the headlight on the ID.3. For the restart of production, a catalogue of measures for health protection was agreed between the company and the works council, which provides for the wearing of mouth-nose protection at workplaces with a distance of less than 1. 5 metres from each other.

A contagem decrescente para o lançamento do VW ID.3 continua, sem atrasos. A marca mantém o Verão como data de lançamento, após um regresso à produção marcado pelas medidas anti-coronavírus.

 

A fábrica da VW em Zwickau, a unidade mais importante para a produção do novo modelo elétrico ID.3, voltou a laborar no dia 23 de Abril, após um período em que esteve fechada devido ao confinamento causado pela pandemia.

Foi a primeira fábrica do grupo VW a reabrir na Alemanha. As fábricas do grupo na China já estão quase todas a funcionar.

O arranque da fábrica é significativo, pois permite manter inalterada a data de lançamento do ID.3 no mercado.

Segundo Thomas Ulbricht, o responsável pela “E-Mobility” na Volkswagen, “vamos conseguir manter a data de lançamento prevista inicialmente, o Verão de 2020.”

É uma demonstração da capacidade de organização e de planeamento da marca, que terá conseguido minorar os efeitos do confinamento causados pela Covid-19.

O regresso com rede

Mas a reabertura da fábrica de Zwickau não é um processo simples, pois está inserida numa rede logística que incluiu outras unidades fabris e fornecedores exteriores.

O reabrir de portas ocorreu de forma gradual e progressiva. Com a capacidade de produção limitada e velocidade de fabricação sincronizada com a do fluxo de componentes oriundos de fornecedores internacionais.

Para começar, Zwickau vai produzir 50 unidades do ID.3 por dia, cerca de um terço do volume registado antes da pandemia ter obrigado ao fecho da fábrica.

Claro que isso só foi possível porque existiu uma coordenação com a reabertura de outras unidades que fornecem componentes para a linha de montagem de Zwickau, caso da fábrica de Chemitz, onde são feitos os motores elétricos.

A reabertura das várias fábricas da VW é feita caso a caso e numa lógica de rede.

Por exemplo, a unidade de Dresden reabriu a 27 de Abril, o mesmo dia em que o Golf Variant começou a ser fabricado em Zwickau. E também a altura em que o e-Golf voltou a ser feito.

Patrões e sindicatos de acordo

Mas o mais importante para todos os envolvidos, administração e trabalhadores, é mesmo a segurança sanitária. Por isso os sindicatos foram envolvidos deste o início do processo de decisão das medidas a tomar.

A medida mais visível é a utilização de máscaras pelos operários, em todos os postos de trabalho em que não seja possível manter uma distância de, pelo menos, 1,5 metros.

Outras medidas igualmente importantes são a disponibilização de desinfetante para as mãos e a desinfeção dos locais de trabalho com maior frequência.

Há também uma maior separação dos turnos de laboração, de forma a que não haja cruzamento dos operários de dois turnos consecutivos. Também a utilização das áreas comuns foi fortemente restringida.

Medição da temperatura corporal

Mas talvez mais interessante tenha sido o acordo a que se chegou para a medição diária da temperatura corporal a todos os trabalhadores, a medida mais usada no despiste do contágio pelo novo coronavírus.

Evitando os previsíveis conflitos relativos à proteção de dados individuais, que a medição da temperatura corporal poderia levantar, se feita pela empresa, foi encontrada outra solução.

O sindicato comprometeu-se a que sejam os trabalhadores eles próprios a fazer a sua medição diária da temperatura corporal, antes de saírem de casa.

Se o termómetro indicar que estão fora dos níveis normais, podem assim evitar a deslocação para a fábrica e contactar as autoridades de saúde.

Todas estas medidas sanitárias têm igualmente que ser seguidas pelos fornecedores que acedem à fábrica da VW para entregar componentes.

Todos o vão receber ao mesmo tempo

O plano de entregas das primeiras unidades do ID.3 prevê que a maioria dos clientes europeus vão tomar posse do seu novo automóvel elétrico mais ou menos ao mesmo tempo.

Recorde-se que os primeiros modelos a entregar vão ser os da edição de lançamento 1st, uma série limitada a 30 000 exemplares, que registou uma procura superior a este número, estando já todos atribuídos.

Desde Novembro passado que a VW está a fabricar o ID.3 1st e a acumular “stock”, para entregar todas as unidades ao mesmo tempo, aos clientes que sinalizaram o seu pedido.

Segundo comunicado da VW, o ID.3 será o primeiro modelo da marca a puder receber atualizações via Internet, ou “Over The Air”, estando já previsto que isso aconteça nos meses seguintes à entrega destas primeiras unidades.

Depois do ID.3 chega o ID.4

Além de reconfirmar as primeiras entregas do ID.3 para o Verão, a VW confirmou também que o segundo modelo da nova família de modelos elétricos, o ID.4, também será apresentado oficialmente ainda este ano, tal como previsto.

Enquanto o ID.3 se posiciona como uma opção elétrica ao VW Golf, o ID.4 assume o formato SUV, portanto como a alternativa elétrica ao VW Tiguan, o SUV mais vendido na Europa.

Conclusão

O ID.3 insere-se no maior investimento de sempre da indústria automóvel no campo da “E-Mobility”, tendo sido anunciado um valor de 33 mil milhões de euros a ser gastos até 2024, sendo 11 mil milhões para a marca VW. Com este programa, a VW tem apenas um objetivo: ser líder na mobilidade elétrica.

 

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