A contagem decrescente para a chegada do VW ID.3 a Portugal aproxima-se do fim. Fique a saber mais uma história do seu desenvolvimento, ou como a VW recorreu a um músico para cumprir a norma do “som” de aviso.

 

Desde que os primeiros automóveis elétricos foram para a estrada, há mais de um século, que a sua circulação na via pública se revelou um problema de segurança.

Com os ouvidos habituados aos motores a vapor e depois aos motores a combustão, os peões, ciclistas e animais, eram frequentemente surpreendidos pela aproximação dos veículos elétricos, que quase não faziam ruído.

Na verdade, o problema nunca chegou a ser resolvido, face à vitória dos carros a combustão sobre os elétricos, durante décedas.

Mas com o ressurgimento dos elétricos e com o forte investimento que as autoridades e os construtores começaram a fazer nesta, o problema do silêncio dos elétricos voltou ao de cima.

Admitir o “problema”

Assim que os primeiros automóveis elétricos modernos se começaram a movimentar no ambiente cheio de ruído das cidades dos nossos dias, percebe-se que havia um problema.

Os peões, ciclistas, animais, em resumo, todos os utilizadores das ruas e estradas, incluindo os outros automóveis, deixavam de poder usar o sentido da audição para detetar um veículo elétrico.

O cenário juntava um real perigo pois, por um lado, temos os utilizadores da via a não ouvirem os veículos elétricos a chegar; por outro lado temos os condutores desses veículos que nem sempre vão a conduzir alertados para essa questão.

Como resolver?…

Para resolver o problema e impedir acidentes graves, começaram a surgir legislações para obrigar os carros elétricos a ter algum tipo de som, um aviso sonoro da sua presença em movimento na via pública.

O Japão regulamentou o assunto em 2010, os EUA apenas em 2018 e a União Europeia em 2014. Mas exatamente o que foi legislado? A que tem que soar um carro elétrico?

Na União Europeia, a legislação de 2014 diz que um veículo elétrico tem que emitir um som de volume semelhante ao de um veículo com motor de combustão, para marcar a sua presença.

Que tipo de som?

As características desse “som” foram bem especificadas na lei: um som contínuo, com um volume de, no mínimo 56 dBA e, no máximo de 75 dBA, medidos a dois metros de distância.

Este som deve ser emitido pelo veículo para o exterior quando circula a velocidades até 20 km/h, incluindo em marcha-atrás.

Esta norma foi aprovada em 2014, com uma moratória de cinco anos. Só passou a ser obrigatória em todos os carros novos homologados a partir de 2019 e de todos os carros novos matriculados a partir de 2020.

Várias marcas começaram a cumprir esta norma mais cedo do que o obrigatório na União Europeia, dotando os seus automóveis elétricos de “sons” bastante variados.

A história de Leslie Mandoki

O VW ID.3, que está a apenas dois meses de chegar a Portugal, não podia deixar de levar esta questão em conta, como é óbvio. Mas a VW não se limitou aos engenheiros para chegar a um resultado.

O AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System) da VW foi desenvolvido em colaboração entre os engenheiros de acústica da VW e o músico alemão de origem húngara, Leslie Mandoki.

A história deste artista dava, por si só um filme. Nascido na Hungria em 1953, cedo mostrou uma paixão pela música, tendo estudado instrumentos de percussão no conservatório de Budapeste, no início dos anos setenta.

As suas referências na música eram bandas de rock progressivo e psicadélico como os Cream ou os Jethro Tull. Mas a sua vida não era só música.

Fuga da Hungria comunista

Contestatário ao regime comunista em vigor, Leslie foi preso por 17 vezes até que se fartou e deu o salto para o Oeste em 1975, fugindo com um grupo de amigos para Munique, onde começou uma nova vida.

Com cinco outros músicos fundou o grupo alemão “Dschinghis Khan” e chegou a participar no festival da Eurovisão em 1979, classificando-se em quarto lugar.

Leslie saiu do grupo em 1980, em busca de um estilo de música menos “ligeira” e mais rock, que era a sua real paixão. Daí partiu para a colaboração com bandas de rock progressivo e começou também a sua carreira de produtor.

Esta segunda vertente do seu envolvimento com a música levou-o a trabalhar com super-estrelas mundiais como Phil Collins e Lionel Richie, entre outros.

Em 1993 fundou o grupo Mandoki Soulmates, que misturava o seu amado rock progressivo com jazz e fazia dos artistas convidados uma parte importante da sua atuação.

Musica para filmes e publicidade

Mas também compôs música para filmes e para anúncios publicitários, contando na sua “carteira” nomes como a Audi, Daimler e Disney.

Foi este músico que participou na definição do som do VW ID.3, um som que expressa velocidade e dinamismo, segundo os seus autores.

Tecnicamente, o som é audível tanto no interior como no exterior, com volumes diferentes, logicamente, mas não só.

No exterior, o som é constante. Mas no interior, as frequência que o compõem variam de acordo com a velocidade do veículo e com a posição do pedal do acelerador.

Desta forma consegue passar-se uma noção de aceleração ao condutor, que assim tem mais uma referência sobre a velocidade que está a usar.

A identidade sonora

“O som de um veículo elétrico define a sua identidade. Deve ser um som confiante e agravável. Pode soar futurista e deve impressionar pelo seu caráter único” diz Frank Welsch, CDO da divisão de veículos de passageiros da VW.

O conhecido Klaus Bischoff, líder do departamento de design da VW, adianta ainda que “Como é um som sintetizado, pode ser projetado sem os constrangimentos dos sons da mecânica.”

O ID.3 emite assim este novo “som” até aos 30 km/h, depois desliga o sintetizador externo.

A partir desta velocidade, o ruído de rolamento e o ruído da mecânica em funcionamento já se sobrepõem e já são esses que o ouvido deteta primeiro. Tal como num carro com motor a combustão.

A que soa o ID.3?

Aposto que ficou com curiosidade para ouvir o som do ID.3, por isso não deixe de seguir este LINK e ficar a saber a que soa o novo elétrico da VW:

https://uploads.volkswagen-newsroom.com/system/production/uploaded_files/15404/file/3888d12f9e9fc02cdba25efc16e7c180646dbd1d/AVAS_EU_VW-ID3_Start_Fahrt_ueber30kmh_Bremsen.wav?1576142614

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