A contagem decrescente para a chegada do VW ID.3 a Portugal aproxima-se do final. Altura para colocar 6 perguntas essenciais a compradores portugueses que o esperam ansiosamente. Quais são as suas histórias e as suas expetativas?

 

Para a VW e para a indústria automóvel, o lançamento no mercado do ID.3, o primeiro modelo de uma nova família de elétricos do grupo VW, vai ser um marco importante.

Em Portugal, os 80 compradores que encomendaram a versão especial de lançamento do novo modelo, o 1st, esperam por ele com natural expetativa, depois de terem “estudado” todas as informações que a VW foi libertando sobre o ID.3.

Como me disse Nuno Serra, diretor de marketing da VW em Portugal, “a adesão e confirmação da maior parte das reservas foi quase imediata. Inclusive, num dos grupos das redes sociais, havia fotos de clientes, com um banco à espera que o concessionário abrisse as portas…”

Quem são os clientes nacionais?

Mas afinal, quem são os compradores que se colocaram nos primeiros lugares da “fila” para garantir o seu ID.3? “São, antes de mais, pessoas muito informadas e amantes da mobilidade elétrica que reconhecem no ID.3 a materialização de tudo o que uma viatura elétrica pretende ser: autonomia, acessibilidade, tecnologia e design.”

Nuno Serra acrescentou ainda que “a tecnologia implica muito ser o pioneiro, e este é de facto o principal factor, associado ao facto de nesta edição inicial limitada e única 1st, existir esta forte sensação de poder ter uma unidade única no mercado.”

Além da série limitada 1st, a SIVA espera entregar um total de 200 unidades do ID.3, nos três primeiros meses, simplesmente porque não terá mais unidades disponíveis.

A rede VW vai ter carregadores

Quanto ao envolvimento da rede de concessionários na questão dos pontos de carga, Nuno Serra afirma que “toda a nossa rede estará equipada com postos de carregamento e mesmo a nível dos particulares estamos a desenvolver uma estratégia de comercialização dos carregadores.”

Mas o que esperam realmente os compradores do ID.3? Reuni aquelas que me parecem as 6 questões essenciais sobre o assunto e coloquei-as a dois “prebookers”, que gentilmente acederam a dar-me as suas respostas: Miguel Moreira e José Luís Ramos.

1 – O que mais o atrai no ID.3? O que distingue este modelo da VW de outros modelos elétricos à venda no mercado?

Miguel Moreira – O que mais me atrai no ID.3 1st Max  é o conforto, teto panorâmico e a qualidade de construção, reconhecida da Volkswagen. Em Outubro de 2019, estive presente no Portugal Mobi Summit em Cascais e foi neste evento que tive o meu primeiro contato com o carro de pré-produção. Algo que me surpreendeu foi o espaço interior, pois quando se olha para o carro do exterior, não temos noção do espaço interior, sendo algo de que só conseguimos ter a percepção após abrir a porta e nos sentarmos.

Já tive a oportunidade de experimentar outros VE, tais como Zoe, Peugeot 208 e o Tesla Model 3. Nos dois primeiros, o denominador comum é o pouco espaço nos bancos traseiros e na mala. Já no caso do Tesla, a construção pareceu-me fraca, para um carro que se quer situar no nível Premium.

José Luís Ramos – Um dos fatores que mais me atrai no ID.3, é o facto de ser um modelo elétrico VW, fator bastante positivo do ponto de vista ecológico e ambiental, assim como do ponto de vista de confiança na fiabilidade, a que estou habituado nesta marca. Adicionalmente, um dos fatores que mais valorizo são a fiabilidade e qualidade de construção, os sistemas de segurança ativos e passivos, assim como a rede de assistência técnica.

Comparativamente a outros veículos elétricos, ressalvo a tecnologia incluída neste modelo – a minha atividade profissional está relacionada com as Tecnologias de Informação, razão pela qual sinto uma especial curiosidade e interesse neste modelo.

2 – Já teve veículos elétricos ou vai ser a sua primeira experiência? Que tipo de utilização tenciona dar ao ID.3?

Miguel Moreira – Este será o primeiro que vou adquirir, já tive experiência de condução do VW e-Golf e foi algo que me motivou a decidir que o próximo veículo que compraria teria de ser elétrico. A utilização que darei será a normal que efetuo com o meu carro Diesel. Deslocações casa-trabalho, compras e passeios de fim-de-semana até 300 km em média, motivo pelo qual não equacionei a compra do ID.3 com bateria de 77kW.

José Luís Ramos – Esta será a minha primeira aquisição de um veículo elétrico. Já tive oportunidade de testar outros (VW e-Golf, Nissan Leaf, Hyundai KAUAI EV)  e gostei do prazer de condução que este tipo de veículos proporciona. O ID.3 será utilizado no dia-a-dia para as deslocações para o trabalho, por mim e pela minha esposa e nas deslocações em lazer em família com os meus dois filhos . As distâncias totais, nos dias úteis, poderão variar entre os 70 Km e 30 Km. A capacidade da bateria deverá permitir que o utilize durante a semana sem necessidade de carregamento. A disponibilidade de uma rede de carregamentos fiável e rápida será o único fator que poderá limitar a utilização em grandes distâncias, para fora de Portugal.

3 – Onde tenciona fazer os carregamentos da bateria do ID.3? O que espera da autonomia, para a sua utilização diária?

Miguel Moreira – Os carregamentos, durante o primeiro ano, vão ser feitos num PCN perto de casa e sempre que necessário em PCR normais ou nos que estão a ser instalados nos concessionários VW, para uso exclusivo dos clientes, que no caso do meu concessionário já se encontra instalado e operacional. Isto, de modo a utilizar os 2000kW/600€ durante o primeiro ano, oferecidos na aquisição de qualquer modelo  ID3 1st. O expectável será fazer um a dois carregamentos semanais.

José Luís Ramos – Inicialmente, os carregamentos vão ser na minha garagem, utilizando a WallBox que será oferecida aos clientes. Na cidade onde resido, Póvoa de Varzim, estão neste momento a ser instalados alguns PCN/PCR públicos que poderão ser utilizados, caso seja  necessário, de forma a aproveitar a oferta de 2000kW/600€ da VW. Para a minha utilização diária poderá ser necessário carregar o ID.3 1st uma a duas vezes por semana. Espero, no futuro a curto prazo, poder utilizar os carregadores ultra-rápidos que estão previstos ser instalados ainda este ano pela Ionity , assim como os PCR nos concessionários Volkswagen.

4 – Das inovações que o ID.3 vai trazer, qual é aquela que tem mais curiosidade em utilizar?

Miguel Moreira – Será o “traffic assist”, com “lane assist” e “lane keeping” e o “head up display” com realidade aumentada, apesar de este só estar 100% ativo no início do próximo ano, após atualização no concessionário, razão pelo qual a Volkswagen, para compensar os seus clientes, está a oferecer a WallBox para quem optar pelo pronto pagamento ou, no caso de quem optar pelo financiamento através do Volkswagen Bank, oferecer três prestações até 750€ cada.

José Luís Ramos – O “head up display” com realidade aumentada, assim como o “traffic assist” (“traffic jam assist” para o pára-arranca, principalmente)  serão as que terei mais curiosidade em experimentar. No meu caso, uma vez que os meus veículos atuais ainda não dispõem dos vários sistemas de ajuda à condução, a mudança será ainda maior.

5 – O ID.3 vai alterar os seus hábitos de transporte diário? E de que maneira?

Miguel Moreira – Não irá alterar o meu dia-a-dia, poderia ter de analisar os meus percursos mais longos, mas na atualização do próximo ano vai estar a funcionalidade de planeamento de carregamentos em viagem, assim o condutor receberá recomendações por parte do sistema para a rota definida.

José Luís Ramos – O ID.3 poderá alterar os meus hábitos de transporte diário, uma vez que até Março deste ano, viajava diariamente no Metro do Porto (também elétrico), desde há alguns anos. Infelizmente, devido à pandemia, poderei ter de utilizar o ID.3 1st de modo a reduzir o risco de contágio. O custo das deslocações diárias no ID.3 1st será equivalente ao valor que pagava no transporte público, pelo que estes dois fatores poderão alterar os meus hábitos. O custo diário de deslocação, considerando uma média diária de 75-80 km, será inferior a 2 € por dia.

6 – Qual a maior expetativa que tem em relação à condução do ID.3?

Miguel Moreira – Resumo tudo numa frase: condução silenciosa num ambiente com qualidade, tecnologicamente evoluído e com vista para o céu e as estrelas. Mas devo acrescentar a necessidade de passar a existir a opção de pagamento por cartão bancário nos postos públicos e a diversificação dos operadores.

José Luís Ramos – A facilidade na condução de um veículo “semi-autónomo” com vários sistemas de apoio à condução, segurança, conforto, fiabilidade global de todo o sistema, nomeadamente a interligação do hardware presente no carro com o software desenvolvido de raiz para a plataforma MEB em geral e para este modelo em particular.

Considero importante realçar a impossibilidade de uma coisa tão simples como pagar carregamentos com cartões bancários, tal como sucede num posto de abastecimento normal. Preocupam-me também as falhas do sistema Mobi.E, como a do dia 1 de Agosto de 2020, não sendo possível fazer um carregamento num veículo elétrico. A alternativa será esperar várias horas ou, em último recurso, chamar o reboque. Neste momento, considero a rede nacional de carregamento pouco fiável.

Conclusão

Os primeiros compradores portugueses do VW ID.3 revelam um nível de conhecimento do modelo muito acima do normal, para quem se prepara para adquirir um familiar compacto. Mas a expetativa do primeiro contacto continua a ser muito grande, com o otimismo a dominar.

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