Volvo P1800 de 1961 e C40 Recharge

São 60 anos a separar os dois coupés da Volvo

Lançado em 1961, o P1800 tinha o mercado dos EUA como prioridade

O primeiro elétrico de raiz da Volvo

Um perfil único, que inspirou o novo C40 Recharge

Perfil tem alguma inspiração no P1800

Exemplar restaurado do P1800 da série de TV "O Santo"

Desenho do pilar C lembra o do P1800

Grelha substituída por placa pintada

Detalhes típicos dos anos sessenta

Martelo de Thor, ou as luzes de dia da Volvo

Volante de madeira e muitos cromados no tablier

Toda a tecnologia a bordo do C40 Recharge

Minimalismo de há 60 anos contrasta com a atualidade

Assinatura luminosa do C40 Recharge

Partir de um clássico e “copiar” o seu desenho para daí fazer um novo modelo é uma moda que chegou aos elétricos. Mas a Volvo preferiu uma outra via. Que tal usar um ícone da sua história como inspiração para o seu primeiro elétrico feito de raiz?

 

São vários os casos de modelos elétricos que vão ao passado “copiar” o desenho de modelos antigos, para depois os adaptar a interpretações modernas. O exercício tem vantagens e desvantagens.

A ligação direta ao passado gera empatia instantânea a quem olha para o novo modelo e se lembra do antigo. Esse é o lado positivo. O mais difícil é saber evoluir o exercício, quando chegar a altura de fazer um “restyling”.

Grelha substituída por placa pintada

Os designers da Volvo optaram por uma via diferente, ao desenharem o novo C40 Recharge, o primeiro modelo da marca projetado para ser exclusivamente elétrico. E isso tem implicações diretas em muitas áreas do seu estilo.

SUV-Coupé inspirado num desportivo

Olhando para as formas de SUV-Coupé do C40 Recharge, é fácil encontrar os códigos de estilo que o identificam como um modelo premium moderno. Mas uma observação mais próxima revela outras influências que não apenas as do contexto atual.

Os designers da Volvo não ignoraram a história da marca e foram à procura de influências que poderiam reforçar a imagem de família

No processo de definição do estilo do C40 Recharge, os designers da Volvo não ignoraram a história da marca e foram à procura de influências que poderiam reforçar a imagem de família do novo modelo elétrico.

Tratando-se de um coupé, nada mais lógico do que tirar do museu um exemplar de um dos mais icónicos modelos clássicos da Volvo, o coupé P1800.

Lançado em 1961, o P1800 tinha o mercado dos EUA como prioridade

O modelo é por muitos conhecido como o carro do “Santo”, por ter sido co-protagonista com o ator Roger Moore na série televisiva dos anos sessenta.

A história do P1800 em resumo

O P1800 foi um projeto que nasceu em 1957, da vontade da Volvo em ter um coupé para vender nos EUA. O projeto foi liderado por Helmer Petterson, um consultor de engenharia da Volvo e feito com base na plataforma e motor 1.8 de 102 cv do Amazon 122.

Minimalismo de há 60 anos contrasta com a atualidade

A carroçaria foi desenhado pelo filho de Helmer, Pelle Petterson, sem conhecimento do pai. Na altura, Pelle trabalhava sob a orientação do famoso estilista Pietro Frua, quando o Studio Frua era subsidiário da Carrozzeria Ghia.

Esta relação era tão complexa que só em 2009 a própria Volvo reconheceu Pelle Petterson com autor do desenho, tendo sido oficialmente atribuído a Frua durante décadas.

Karmann, Jensen e Volvo

O plano inicial era entregar a produção de um carro tão especial como este à Karmann, especializada no assunto. O negócio estava quase feito, quando o maior cliente da Karmann, a VW, se opôs por considerar que isso iria prejudicar a produção dos seus carros.

A Volvo fez um acordo com a Inglesa Jensen Motors para a produção de 10 000 unidades

A Volvo teve assim que procurar outro parceiro para fabricar o P1800 e acabou por fazer um acordo com a Inglesa Jensen Motors para a produção de 10 000 unidades. A primeira estava pronta em Setembro desse ano, com o monobloco em aço sub-contratado à Linwood da Escócia.

Detalhes típicos dos anos sessenta

Contudo, em 1963, ainda só tinham sido feitas 6000 unidades, devido a sucessivos problemas de qualidade de construção. A Volvo desistiu do acordo e levou a produção finalmente para uma das suas fábricas na Suécia.

Inspiração, não cópia

O P1800 esteve em produção até 1973, totalizando 47 492 unidades. A série televisiva deu-lhe notoriedade mundial e algumas das soluções estéticas da versão “shooting brake” P1800ES foram usadas mais tarde noutros modelos, como o vidro traseiro vertical, recuperado pelo 480.

Com todo este património, compreende-se que, 60 anos depois, os atuais designers da Volvo fossem olhar para o P1800 antes de desenharem o C40 Recharge.

Perfil tem alguma inspiração no P1800

Nas palavras de Robin Page, líder do design na Volvo, “é importante tentar não criar somente um remake de um veículo retro. Os gostos dos clientes e as suas necessidades alteram-se ao longo do tempo.”

ADN da marca

Ir buscar algo do ADN do P1800 para o C40 Recharge, era a ideia, mas não fazer uma reinterpretação do desenho dos anos sessenta.

Por exemplo, como veículo puramente elétrico, o C40 Recharge não tem a tradicional grelha dianteira, substituída por uma placa na mesma cor da carroçaria. O próprio símbolo da marca, esconde agora alguns dos sensores necessários para os sistemas de ajuda à condução.

Martelo de Thor, ou as luzes de dia da Volvo

Símbolos do design moderno da Volvo, como os faróis de LED com a forma do já famoso “martelo de Thor” não podiam faltar no C40 Recharge. Mas afinal onde está a influência do P1800?

No perfil há algo de P1800

A Volvo afirma que a vista de perfil é aquela onde mais isso se pode observar. O tejadilho relativamente baixo, para um SUV, é um exemplo, bem como a sua grande inclinação em direção ao vidro traseiro.

Claro que o novo modelo tem 1,58 metros de altura, enquanto o P1800 tinha apenas 1,28 metros. Mas os comprimentos são curiosamente próximos: 4,36m, para o clássico e 4,43m, para o novo elétrico.

Um perfil único, que inspirou o novo C40 Recharge

Olhando com mais cuidado para o perfil, é possível encontrar uma linha, a meia altura, vincada na chapa das portas e guarda-lamas traseiro, que faz lembrar a mesma linha no P1800, neste sublinhada por um friso cromado.

Também a vista traseira o C40 Recharge foi buscar inspiração ao P1800, nas palavras da Volvo através da passagem suave e contínua entre o tejadilho panorâmico e o vidro traseiro. Claro que os elementos gráficos são distintos, mas são igualmente marcantes e facilmente identificativos da marca.

Conclusão

Mais do que fazer uma reinterpretação moderna de um modelo antigo, a Volvo preferiu ir buscar ao icónico P1800 alguma inspiração para o novo C40 Recharge, sem que isso, em nada possa interferir no visual moderno do modelo.

Ler também, seguindo o LINK

Crónica – Lombas sonoras: mais 28% de poluição