Programa piloto com táxis Volvo em Gotemburgo

Táxis Volvo carregados por placa indutiva

O condutor usa câmara para alinhar as placas indutivas

Informação sobre o processo de carregamento indutivo

Volvo desenvolve novo tipo de bateria com carregamento mais rápido

Novos tipos de materiais com base em fibras naturais

Fibras naturais mais leves que o plástico

No seu caminho para a total eletrificação da gama, anunciado para 2030, a Volvo trabalha com novos parceiros para resolver o problema do carregamento das baterias. Duas soluções estão a ser desenvolvidas, saiba quais os avanços que estão a ser feitos.

 

O anúncio foi feito há algum tempo e a marca foi das primeiras a tomar esta decisão: a Volvo só vai vender carros 100% elétricos a partir de 2030. O sucesso do XC40 e C40 Recharge são um incentivo para continuar o caminho rumo à eletrificação e ao compromisso de atingir uma operação totalmente neutra em carbono até 2040.

No primeiro trimestre de 2022, o XC40 Recharge e C40 Recharge 100% elétricos representaram 7,9% das vendas globais da marca, valor que atingiu os 13%, no mercado português. Foram subidas substancias face ao ano anterior.

Incluindo as vendas dos híbridos “plug-in”, estes números sobem para os 34%, a nível global e uns expressivos 70%, no mercado português, para o primeiro trimestre de 2022.

Carregamento mais fácil

A aceitação dos modelos eletrificados é uma realidade, mas a questão do carregamento das baterias continua a ser um problema que a Volvo está empenhada em resolver.

Aumentar a facilidade da operação, para o utilizador de modelos eletrificados e reduzir consideravelmente os tempos de recarga, são os dois pontos prioritários, nos quais a Volvo está a trabalhar com parcerias estratégicas.

No primeiro caso, o da facilidade de operação, a Volvo está a participar num programa piloto relativo à carga indutiva das baterias de veículos elétricos. Ou seja, carregamentos feitos sem a utilização de qualquer tipo de cabos, usando apenas uma placa indutiva, instalada no solo.

Táxis são cobaias

Trata-se de um programa a três anos em que uma pequena frota de XC40 Recharge vai ser usada para serviço de táxis pela empresa “Cabonline”, o maior operador de táxis na região nórdica.

Os XC40 Recharge vão ser carregados por placas indutivas em estações situadas em Gotemburgo, na Suécia, no âmbito da iniciativa “Gotemburgo Green City Zone”, no qual algumas áreas da cidade estão a ser usadas para testar tecnologias sustentáveis.

As estações de carregamentos sem fios foram instaladas pela Momentum Dynamics, uma empresa especialista na área e o funcionamento não podia ser mais simples.

Como funciona

O carregamento inicia-se assim que o XC40 Recharge, devidamente adaptado a esta funcionalidade, é estacionado sobre a placa indutiva, encastrada no pavimento. O condutor nem tem que sair do carro para o processo se iniciar.

A estação de carga envia energia através da placa indutiva, que é recebida por uma unidade específica montada no fundo do XC40 Recharge. Para tornar mais fácil o alinhamento da placa no chão com a placa do carro, o condutor usa a câmara de 360 graus do XC40.

Carrega a 40 kW

O processo de carregamento do XC40 Recharge 100% elétrico é feito a mais de 40 kW DC, tornando os períodos de carga quatro vezes mais rápidos do que usando um cabo e uma wallbox a 11 kW AC; e pouco menos rápido que um dos comuns carregadores de 50 kW DC.

No serviço de táxis em Gotemburgo, a utilização dos XC40 Recharge será bastante intensiva, pois estarão ao serviço mais de 12 horas por dia e vão totalizar cerca de 100 000 km por ano.

Estas condições de utilização vão também servir de teste de durabilidade, não só para o sistema de carga indutiva, mas para o próprio XC40 Recharge, em cenário real.

A iniciativa “Gotemburgo Green City Zone” tem por objetivo encontrar soluções para atingir uma rede de transportes de emissões zero até 2030 e inclui também a mobilidade partilhada, condução autónoma, conetividade e segurança.

Carrega 160 km em 5 minutos

Mas a Volvo está a trabalhar também com outro parceiro no que à rapidez de carregamento de baterias de carros elétricos diz respeito. Trata-se da empresa israelita StoreDot, que está a desenvolver uma tecnologia ultra-rápida de carregamento de baterias.

De acordo com a StoreDot, a tecnologia em que tem estado a trabalhar poderá revolucionar os tempos de carregamento das baterias de carros elétricos, como mostram as suas estimativas.

Segundo a empresa, com a nova solução vai ser possível carregar o equivalente a 160 km de autonomia elétrica em apenas cinco minutos. Ainda não foram anunciados detalhes desta tecnologia, mas a StoreDot tem como objetivo entrar em produção em série já em 2024.

De acordo com a StoreDot a tecnologia centra-se na tecnologia da própria bateria, que passa a ter um ânodo com grande percentagem de sílicío e um novo tipo de software.

A Volvo foi a primeira marca de automóveis a investir na StoreDot, o que vai permitir acelerar o desenvolvimento do projeto.

Volvo e NorthVolt

Esta colaboração vai acontecer no âmbito da “joint-venture” que a Volvo estabeleceu com a NorthVolt, o fabricante nórdico de baterias para automóveis.

Esta “joint-venture” vai resultar na construção de uma nova fábrica de baterias para automóveis elétricos na área de Gotemburgo, bem como um centro de investigação e desenvolvimento, que vão criar cerca de 3000 postos de trabalho.

Este investimento será feito através do “Volvo Cars Tech Fund”, o fundo de capital de risco da empresa, que tem como missão estabelecer parcerias com futuros líderes tecnológicos na indústria automóvel.

Este fundo já estabeleceu outras parcerias importantes, como a celebrada com a empresa suiça Bcomp que desenvolve materiais leves de alta performance, feitos com base em fibras naturais.

Fibras naturais mais leves

A Bcomp usa fibras de linho, um material de base biológica que oferece ganhos significativos de peso, poupança de energia e de emissões, em relação a peças feitas de plástico. A Bcomp estima que a utilização deste tipo de fibras gera uma diminuição de peso na ordem do 50%.

Além disso, permite uma redução de 70% no uso de plásticos num automóvel e reduz as emissões de CO2 na produção em 62%. O “concept-car” da Volvo, Concept Recharge, apresentado em 2021, já mostrou algumas das prioridades de marca no que aos elétricos diz respeito. Uma visão completa do automóvel elétrico é fundamental, não basta apenas aumentar o tamanho da bateria, para anunciar maior autonomia.

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