Volvo Concept Recharge prefigura os carros a ser feitos na Eslováquia

A Volvo é a quinta marca a entrar na Eslováquia

Volvo vai construir na Eslováquia uma nova geração

Volvo Concept Recharge mostra o que será o futuro da marca

A Volvo vai fazer na Eslováquia uma nova geração de elétricos

Eslováquia será a casa dos novos elétricos Volvo

A fábrica da Eslováquia será exemplar em termos de emissões

A produção na Eslováquia vai começar em 2026

A localização das três fábricas da Volvo na Europa

Ao fim de 60 anos a Volvo vai construir uma nova fábrica na Europa. Vair ser na Eslováquia e será dedicada em exclusivo a uma nova geração de modelos elétricos. O governo local garante 20% do investimento e espera mais de 3000 novos postos de trabalho.

 

Numa decisão necessária para dar resposta à crescente procura por modelos elétricos, que na Volvo está a superar as espetativas, a marca sueca anunciou a construção da sua terceira fábrica de automóveis na Europa.

Foram precisos 60 anos para a Volvo encontrar necessidade de aumentar a sua capacidade de produção na Europa, juntando assim uma terceira unidade fabril às históricas instalações de Torslanda, na Suécia e Ghent, na Bélgica, inauguradas em 1964.

A localização das três fábricas da Volvo na Europa

A fábrica da Eslováquia será construída em Kosice, na zona este do país e espera-se que possa criar entre 3000 e 5000 novos postos de trabalho na região que não é das mais favorecidas do país.

De raiz para os elétricos

A fábrica de Kosice será uma das primeiras no mundo a ser construída de raiz para produzir exclusivamente automóveis elétricos, com a Volvo a anunciar uma capacidade de produção de 250 000 carros por ano.

Com esta nova instalação, a Volvo fica com uma capacidade de produção total na Europa de 600 000 carros por ano. Juntando às fábricas dos EUA e da China, a Volvo persegue assim um objetivo de atingir os 1,2 milhões de carros por ano.

A fábrica da Eslováquia será exemplar em termos de emissões

A construção da fábrica vai ter início em 2023, no ano seguinte vão começar a ser instaladas as máquinas-ferramentas, as linhas de montagem e vão começar a ser feitos os primeiros protótipos, estimando-se que a produção em pleno tenha início em 2026.

Colaboração com o governo local

A unidade de Kosice representa um investimento de 1,2 mil milhões de euros, dos quais 20% são garantidos pelo Estado Eslovaco, que também vendeu os terrenos à Volvo e garantiu as infraestruturas para a fábrica operar.

A produção na Eslováquia vai começar em 2026

Esta nova unidade será construída com as mais recentes tecnologias nos campos da conetividade e da neutralidade ambiental e enquadra-se nos objetivos globais da Volvo de apenas produzir carros elétricos a partir de 2030 e de atingir uma operação totalmente livre de carbono em 2040.

A negociação entre a Volvo e o governo da Eslováquia demorou um tempo recorde de apenas 1 ano e 10 dias e os responsáveis locais estão esperançados que esta notícia traga de volta ao país alguns dos trabalhadores especializados que tinham emigrado.

Porquê a Eslováquia

Do lado da Volvo, a escolha da Eslováquia para instalar a nova fábrica assenta, não só no acordo estabelecido com o governo, mas também nas condições disponíveis no país.

A Eslováquia está no top 10 dos países mais industrializados do mundo e está no topo do número de automóveis construídos “per capita”, pois já lá estão instalados quatro construtores.

A Volvo vai fazer na Eslováquia uma nova geração de elétricos

Desde há 30 anos que o país recebeu o primeiro construtor de automóveis, o que incentivou o crescimento de outras empresas ligadas ao setor, que já chegam às 330, criando assim um verdadeiro “hub” automóvel.

Mão de obra especializada, infraestruturas logísticas, boas vias de comunicação e fornecedores do setor são razões mais do que suficientes para a escolha da Eslováquia, que conta também na região de Kosice com a mais importante universidade técnica do país, com a qual a Volvo tenciona estabelecer colaborações.

Nova geração de elétricos

A Volvo ainda não anunciou quais vão ser exatamente os modelos que vai produzir em Rosice, porque se trata de uma nova geração de modelos elétricos que ainda não foram apresentados. Mas basta olhar para o mais recente “concept-car” da Volvo, o Concept Recharge, para ficar com uma ideia.

A Volvo é a quinta marca a entrar na Eslováquia

Tanto para a Volvo como para a Eslováquia este é um momento importante. Do lado da marca sueca porque encontra um país que a acolheu da melhor maneira com o governo a garantir um investimento direto de 267 milhões de euros.

Do lado do país, porque recebe um construtor em plena expansão, com vontade e capacidade de fazer grandes investimentos. E a operação pode não ficar por aqui, pois já estão reservados terrenos para a construção de uma não confirmada, mas mais que provável, fábrica de baterias para automóveis.

Conclusão

Um exemplo a reter sobre como fazer um investimento no setor automóvel e, mais importante, um investimento na mobilidade elétrica, que garante uma presença de longo prazo da Volvo na Eslováquia.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Vídeo – Volvo C40 Twin Drive Recharge: SUV, coupé, elétrico e… desportivo?