Viajar de vidros abertos ainda é hábito de alguns condutores, em dias de calor. Mas será que faz subir os consumos? Fizemos o teste, para saber se isso é mesmo verdade.

 

Com a temperatura a subir e o calor a apertar dentro dos carros, muitos condutores não evitam abrir os vidros, para refrescar o habitáculo. Mas será que isso faz subir os consumos?

Não é raro ver carros a passar na estrada com os vidros abertos. Nos dias de calor moderado, apenas com uma fresta aberta, nos dias mais quentes, há quem abra os vidros totalmente.

Claro que, em carros equipados com ar condicionado, viajar com os vidros abertos não é realmente necessário, desde que o sistema esteja a funcionar em boas condições. Mas, ainda assim, alguns condutores gostam de levar os vidros um pouco abertos.

Garganta seca

Alguns porque não gostam do efeito de secagem do ar que o ar condicionado provoca, o que pode realmente causar desconforto nas vias respiratórias.

Por esse motivo, há condutores que não usam de todo o ar condicionado e preferem abrir as janelas.

Outros gostam de usar os dois métodos ao mesmo tempo, ligar o ar condicionado e levar as janelas abertas, para ter a temperatura ao nível que querem, acrescentando uma ventilação forçada com ar não arrefecido.

Mas levar os vidros abertos enquanto se conduz em estrada ou autoestrada gera turbilhões aerodinâmicos que podem prejudicar os consumos de combustível. É muito pouco eficiente.

A/C ligado e vidros fechados

Para saber exatamente quanto poderá subir o consumo, devido apenas aos vidros abertos, fui para a estrada com um Ford Focus 1.5 Ecoblue de 120 cv e fiz vários testes até chegar a uma conclusão.

O procedimento foi muito simples. Primeiro, coloquei o computador de bordo a zero e depois conduzi durante 50 km num percurso de autoestrada, à velocidade estabilizada de 120 km/h. O primeiro teste foi feito com os vidros fechados e o ar condicionado regulado para os 21,5 ºC, considerada a temperatura de conforto.

Nestas condições o computador de bordo indicou um consumo médio para esse trajeto de 4,9 l/100 km.

Vidros abertos e A/C desligado

Depois percorri o mesmo percurso, na mesma distância e à mesma velocidade, com os quatro vidros abertos até baixo e o ar condicionado desligado.

Claro que não será uma situação muito comum, mas o meu objetivo era descobrir qual o efeito de viajar com vidros abertos, no pior dos cenários, com o máximo de turbilhões, ou seja, com os vidros totalmente abertos.

E o computador de bordo não mentiu: o consumo médio indicado nestas condições foi de 5,6 l/100 Km. Uma subida de 0,7 l/100 km, que no caso do Ford Focus Diesel utilizado para este teste (com o litro de gasóleo a custar 1,4 euros) equivale a um custo acrescido de mais 0,98 euros por cada 100 km.

Em euros dá quanto?

Ou seja, numa viajem de 300 km, como por exemplo de Lisboa ao Algarve, um condutor que viaje com os quatro vidros abertos pode gastar até mais 2,94 euros em gasóleo.

Conclusão

É este o efeito dos turbilhões aerodinâmicos, quando se viaja de vidros abertos, por isso pense bem antes de os abrir. E não se esqueça que levar os vidros abertos pode também deixar entrar pedras e outros objetos, projetados pelas rodas dos outros veículos, o que pode ser realmente perigoso.

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