A viagem de férias é a altura de carregar o carro com tudo e mais alguma coisa. Mas, mala pesada é igual a frente levantada sendo preciso regular a altura dos faróis. Ainda sabe como isso se faz?…

 

As férias são a altura de meter toda a família no carro e rumar a uns merecidos dias de descanso. Mas, por mais que se tente reduzir na “tralha”, a verdade é que a viagem de férias acaba sempre por obrigar a carregar a mala do carro.

Na melhor das hipóteses, consegue acomodar-se toda a bagagem debaixo da chapeleira, no pior dos casos é preciso usar o espaço todo até ao tejadilho, tornando o retrovisor interior inútil.

Se assim for, pelo menos tenha a certeza de que os retrovisores exteriores estão os dois bem regulados, para poder ter uma boa visão do que se passa atrás do seu carro.

Faróis regulados

Mas se viajar de noite, o que é sempre uma boa opção, para escapar ao calor e ao trânsito mais intenso, não se esqueça de uma coisa: se a mala do carro estiver cheia e pesada, a traseira do carro baixa.

Ao mesmo tempo, a frente do carro passa a apontar ligeiramente para cima, o mesmo acontecendo dos faróis.

Aqui surgem dois problemas. Em primeiro lugar, se os faróis do seu carro estão a apontar para o céu em vez de apontar para a estrada, a sua visão do caminho vai ser mais difícil.

Em segundo lugar, se os faróis do seu carro estiverem a apontar demasiado para cima, vão encandear os condutores dos carros que circulam em sentido contrário, e incomodar os que circulam à sua frente, no mesmo sentido.

Remédio fácil

A boa notícia é que há remédio para este problema, e nem sequer é um remédio novo. Todos os carros, que não tenham regulação automática da altura dos faróis, são obrigados a ter um botão para o condutor fazer a regulação manual.

É aquele botão de rodar, que costuma estar à esquerda do tablier, atrás do volante e ao lado dos comandos das luzes. Tem uns algarismos que indicam o nível de correção e a sua utilização não podia ser mais fácil. Mas vamos ver como se devem regular.

Como usar o botão da altura dos faróis

De acordo com o número de passageiros a bordo e a carga transportada na bagageira, assim a suspensão traseira fica mais ou menos carregada, fazendo a frente apontar mais ou menos para cima.

As regulações que deve fazer estão descritas no manual de instruções do seu carro, mas, de uma forma geral, pode dizer-se que os quatro níveis de regulação do botão rotativo correspondem às seguintes situações de carga do carro.

Nível 0

Desde que tenha os faróis bem alinhados, este é o nível usado no dia a dia, quando se transportam apenas dois passageiros nos lugares da frente em viagens à noite. Não há uma carga excessiva na suspensão traseira, por isso não é preciso fazer correções.

Nível 1

Deve rodar-se o botão para o nível 1 sempre que, numa deslocação noturna, se transporte dois ocupantes nos lugares da frente mais dois ou três adultos nos lugares de trás. Com a lotação máxima, os faróis já começam a deixar de apontar para onde devem, mesmo que a mala esteja vazia. Por isso deve regular o botão para o nível 1.

Nível 2

Se, além de levar todos os lugares ocupados por passageiros adultos, ainda tiver a mala cheia até à altura da chapeleira, então deve regular a altura dos faróis para o nível 2.

Caso contrário, em condução noturna, os faróis já estarão a apontar muito para cima, encandeando os condutores que circulem em sentido contrário.

Este é também o nível aconselhado para quando se usa um reboque ligeiro.

Nível 3

Este é o nível máximo de correção. Deve ser selecionado se além de transportar cinco adultos, ainda levar a mala carregada até ao tejadilho.

Outra situação em que deve usar o nível 3 é quando rebate os bancos traseiros e utiliza a totalidade do volume de transporte do carro. A terceira situação é quando usa reboques mais pesados.

Regulação eletrónica ou automática

Se o seu carro não tiver um botão manual semelhante ao que pode ver nas imagens, pode acontecer que a regulação se faça manualmente, mas através de um comando no sistema de infotainment.

Se não existir nenhum destes comandos, então o seu carro deverá ter faróis com regulação automática da altura. Assim que liga o motor, o sistema faz um “check-up” e determina a altura certa para lhe garantir a perfeita visibilidade da estrada e não encandear os outros condutores.

Em alguns carros mais antigos, o sistema de regulação da altura dos faróis poderá ter que ser feito diretamente nos próprios faróis. Mas aqui já estamos a falar de carros clássicos.

Conclusão

Não se esqueça que a correta regulação de altura dos faróis é uma responsabilidade de cada condutor. Se não a fizer, poderá estar a colocar em causa a sua segurança e a dos outros condutores, além de não estar a cumprir o código da estrada, o que pode originar multas.