Estava previsto para o cancelado salão de Genebra. A Toyota não podia esperar mais e mostrou, numa conferência digital, o novo Yaris Cross, o anti-Captur que chega em meados de 2021.

 

A Toyota não podia esperar mais tempo para entrar no segmento dos SUV derivados do segmento B, aquele que maior subida tem registado no mercado, nos últimos tempos.

O nome não podia ser mais previsível, Yaris Cross, denunciando desde logo que se trata de uma versão derivada do novo Yaris. Ambos partilham a plataforma GA-B, com a mesma distância entre-eixos de 2560 mm.

Mas o Yaris Cross é mais volumoso, com mais 240 mm de comprimento, mais 90 mm de altura e mais 20 mm de largura que o novo Yaris de cinco portas.

A mudança dimensional mais relevante talvez seja a maior altura ao solo de 30 mm, chegando assim a uma altura total que deverá rondar os 160 mm.

Anti-Captur

Continuando nas dimensões, com 4180 mm de comprimento total, o Yaris Cross tem praticamente o mesmo comprimento do Ford Puma (4186 mm) e do VW T-Cross (4110 mm), sendo mais curto que o líder do segmento em Portugal, o Renault Captur (4227) e muito mais que o Peugeot 2008 (4300 mm).

A Toyota ainda não revelou valores de habitabilidade, nem da capacidade da mala, mas, olhando para os valores exteriores, é de prever que não fique longe das cotas do VW T-Cross.

Contudo, já foram mostradas algumas inovações como a divisão do piso móvel da mala em duas partes, para maior versatilidade e a existência de cintas de fixação de objetos grandes às paredes da mala. Tudo isso se pode ver neste vídeo:

 

O desenho exterior usa alguns aspetos do novo Yaris de cinco portas, para manter o ar de família, mas inclui também alguma inspiração no RAV4, como seria de esperar. A silhueta é vagamente coupé, com o tejadilho pintado numa cor diferente.

Híbrido de nova geração

Quanto à mecânica, o Yaris Cross usa aquilo que a Toyota chama a quarta geração do seu sistema híbrido.

Trata-se de um novo sistema, diferente do usado no anterior Yaris Hybrid, pois parte do novo motor 2.0 Hybrid Dynamic Force, com menos um cilindro. Mantendo a transmissão de variação contínua da Toyota.

Ou seja, trata-se de um 1.5 litros, com 1490 cc e três cilindros, injeção indireta de gasolina e funciona segundo o ciclo Atkinson, conseguindo 40% de eficiência. Debita 91 cv e 120 Nm de binário máximo.

Este motor a gasolina está acoplado a um motor elétrico de 59 kW (80 cv) e 141 Nm além de um gerador separado. É alimentado por uma bateria de iões de Lítio recarregada durante a desaceleração e travagem. A Toyota anuncia uma potência total combinada de 116 cv.

Também em versão 4×4

Com este motor, as emissões de CO2 anunciadas são de 90 g CO2/km, provavelmente tornando o Yaris Cross Hybrid no híbrido mais eficiente da marca.

Segundo testes já feitos pela marca este sistema será capaz de percorrer 80% do tempo em modo de zero emissões, em circulação urbana.

Além desta versão de tração às rodas dianteiras, existirá também uma versão de tração às quatro rodas AWD-i, o que é muito raro neste segmento e dará ao Yaris Cross uma versatilidade de utilização única.

Como funciona a AWD-i

A tração às quatro rodas inteligente, ou AWD-i, mantém o mesmo sistema híbrido da versão de tração à frente e acrescenta um segundo motor elétrico colocado atrás, para mover as rodas traseiras. Não há veio de transmissão.

Esta versão AWD-i usa o motor elétrico de trás no arranque e nas acelerações mais fortes, bem como nas condições de piso escorregadio, quando as rodas da frente percam tração. No restante das condições de condução, a tração é feita apenas às rodas da frente.

Para já, a Toyota ainda não forneceu mais dados relativos à potência combinada desta versão AWD-i, que deverá ser mais alta que a de tração à frente. Apenas é referido que as emissões sobem para os 100 g C02/km.

“Made in France”

O Yaris Cross foi projetado especificamente para a Europa e é fabricado na unidade industrial da marca, em França, ao lado do Yaris.

As previsões são de construir 150 000 unidades por ano o que, juntando às versões de cinco e três portas, dará à família Yaris a responsabilidade de representar um terço de todos os Toyota vendidos na Europa.

A Toyota lembra que o primeiro Yaris Hybrid foi lançado em 2012 e já vendeu meio milhão de unidades. Também é feita uma referência ao primeiro RAV4, que foi lançado há 25 anos e deu o tiro de partida para a entrada da Toyota no mundo dos pequenos SUV.

Conclusão

O lançamento em Portugal, e no resto da Europa, só está previsto para a segunda metade de 2021, pouco depois do arranque da produção.

Para o nosso país só está prevista a comercialização da versão 1.5 Hybrid, nenhuma versão não híbrida estará no catálogo da marca. Nada foi adiantado em relação ao preço, mas tratando-se de um “full-hybrid” é de esperar que se situe no topo do segmento.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Teste em vídeo: Toyota Corolla 2.0 Hybrid GR Sport