Toyota Proace Verso EV

Estilo conservador mas moderno

Plataforma partilhada com a Stellantis

Vista de trás da Proace Verso EV

Vidros escurecidos são opção

Portas laterais traseiras são de deslizar

Bateria do Proace carrega a 100 kW em DC

Proace disponível em versões Van e Verso

Jantes de liga leve no Proace Verso EV

Tablier do Proace Verso EV

Tetos de vidro em opção no Proace Verso EV

Head-up-display está disponível no Proace EV

Muitos porta-objetos no Proace Verso EV

Mesas desdobráveis no Proace EV

Ecrã tátil central no Proace Verso EV

Modos de condução alteram a potência máxima disponível

Detalhe do painel de instrumentos do Proace Verso EV

Proace Verso com 9 lugares em utilização...

... rebatendo a fila central ficam 6 lugares...

... rebatendo as duas filas, ficam 3 lugares...

... terceira fila pode retirar-se...

... e a segunda fila também se pode retirar

Toyota Proace City Verso EV

Proace City Verso disponível com 5 ou 7 lugares

Tablier do Proace City EV

A Toyota lançou esta semana em Portugal o Proace City EV e o Proace EV. Duas opções para dar resposta à crescente procura por comerciais elétricos, cada vez mais os preferidos para entregas rápidas e “limpas”.

 

O negócio dos comerciais representa cerca de 20% da atividade da Toyota no nosso país. A marca tem imensa tradição no setor e um invejável capital de confiança por parte de particulares, empresas e organismos públicos.

Toyota Proace Verso EV

Mas agora chegou a altura de dar o “salto” para as versões 100% elétricas, por isso a Toyota lançou em Portugal as versões elétricas dos seus comerciais ligeiros Proace City e Proace.

Toyota Proace City Verso EV

Na verdade, não foram dois mas quatro os modelos lançados, pois cada um deles está disponível em versão curta ou longa. A motorização é a mesma para todos, um motor elétrico de 136 cv que passa a potência às rodas da frente.

Van e Verso

Os dois modelos estão disponíveis em versões de carga Van ou de passageiros, estes últimos recebem o nome Verso, mas sempre com portas laterais traseiras deslizantes, para facilitar o acesso em estacionamentos mais apertados. Perfazendo 8 modelos.

Portas laterais traseiras são de deslizar

Ambos os modelos são o resultado da parceria da Toyota com a Stellantis, como é sabido. O Proace City partilha a plataforma com o Citroën Berlingo/Peugeot Rifter/Opel Combo.

Proace City Verso disponível com 5 ou 7 lugares

O Proace partilha a plataforma com o Citroën Spacetourer/Peugeot Traveller/Opel Vivaro. E também partilham todo o sistema motriz elétrico, nestas versões.

Proace City e Proace

O Proace City Verso EV é o mais pequeno, estando disponível com carroçaria curta de cinco lugares e longa de sete lugares, duplicado nas versões comerciais. Tem uma bateria de 50 kWh que lhe dá uma autonomia de 279 km, atingindo os 135 km/h.

Tablier do Proace Verso EV
Interior do Proace City EV

O Proace Verso Electric é o maior, também disponível com carroçaria curta ou longa (4,96 m ou 5,31 m) com um máximo de nove lugares individuais. Todos os seis bancos da segunda e terceira fila se podem dobrar ou retirar, conseguindo uma grande versatilidade.

Duas baterias

O Proace Verso está disponível com duas baterias, uma de 50 kWh com 221 km de autonomia e uma de 75 kWh e 318 km de autonomia.

Proace Verso com 9 lugares em utilização…

Para melhor gerir a bateria, existem três modos de condução que disponibilizam três níveis de potência e binário: Eco (82 cv e 190 Nm), Normal (109 cv e 210 Nm) e Power (136 cv e 260 Nm).

Ecrã tátil central no Proace Verso EV

O carregador AC a bordo é de 11 kW e a bateria também pode ser carregada a DC até 100 kW, neste caso demorando apenas 32 minutos, no caso da bateria de 50 kWh. São fornecidos os dois cabos de carregamento. A bateria tem 8 anos de garantia ou 160 000 km.

Modos de condução alteram a potência máxima disponível

Os preços começam nos 43 900€ para o Proace City Verso EV curto e nos 57 700€ para o Proace Verso EV, também na versão curta e com bateria de 50 kWh.

Conclusão

Com estas duas propostas de comerciais elétricos, a Toyota posiciona-se num mercado com procura crescente que tem nas entregas rápidas e nos “transfers” de turistas duas atividades com interesse neste tipo de produtos. Mas, curiosamente, foram alguns organismos públicos os primeiros a mostrar interesse nos Proace e Proace City EV.

Francisco Mota

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