A pintura automóvel está entregue quase por completo aos robóts

O branco é a cor mais vendida no mundo, muito à frente do preto e cinzento

Sabe qual é a cor de automóvel mais vendida no mundo? E quais são as razões para essa preferência? Os robóts dominam esta área da produção automóvel, mas, por enquanto, ainda são os humanos a decidir.

 

A área da pintura automóvel tem sido das que mais tem evoluído na indústria. Nos modelos de grande produção a automatização é praticamente a 100%, sendo as várias fases da pintura asseguradas por robóts.

São as máquinas que garantem níveis de qualidade de pintura como nunca existiram na produção em grande escala, o que permite às marcas oferecer garantia plurianual para este importante componente do automóvel.

Mas, por enquanto, ainda são os humanos a escolher as cores, os compradores de automóveis, E as razões para as suas escolhas são várias, algumas são mais objetivas e outras mais emocionais.

As razões para a escolha

Nas razões objetivas estão coisas como o preço da cor, que varia muito consoante é ou não metalizada ou quantas camadas têm e que acabamento apresenta.

Outra razão bem objetiva é a aceitação de uma determinada cor pelo mercado de usados. Muitos compradores escolhem a cor em função disso, pois não querem arcar com a desvalorização da sua retoma, na altura de trocar de carro.

Mas há outras razões, de cariz mais sociológico. E, aqui, a moda é que manda. Por exemplo, sabia que na Índia o preto praticamente não se vende. E que o mesmo acontece na China com o azul? E que o melhor mercado para o vermelho é o dos EUA?

Tendências de onde chegam?

E depois há as tendências. Desde que a Apple passou a vender os seus produtos em branco, essa cor ganhou um estatuto que não tinha, obrigando muitos concorrentes a pintar os seus produtos também de branco.

O mais interessante é que essa tendência chegou também aos automóveis, onde o branco subiu de estatuto da mesma maneira. Se, há alguns anos, o branco era a cor escolhida pelos proprietários de veículos comerciais, apenas por questões de preço, hoje não é assim.

É frequente ver alguns dos modelos mais caros do mercado a serem entregues aos seus primeiros clientes pintados de branco. Só que, há brancos e brancos.

Vários tons de branco

Num carro de luxo, o branco não é aquela tonalidade fria e sólida que se vê num furgão. Há muitos tons de branco e vários “aditivos” como as pinturas metalizadas ou nacaradas, com vários estratos e dispendiosos acabamentos ou várias camadas de verniz.

Mas afinal, qual é a cor de automóvel mais vendida no mundo? Acertou: é mesmo o branco. Segundos os fabricantes especializados em tinta para automóvel, o branco domina as vendas com cerca de 35% das vendas, à frente do preto e do cinzento, que se ficam por cerca de 19%, cada um.

As vantagens do branco

Além da moda, o branco tem outras vantagens, como a maior resistência ao calor, sendo o preferido em países com temperaturas médias altas. Mas o branco é também o preferido pelas máquinas.

Para os radar e lidar usados pelos sistemas eletrónicos de auxílio à condução, os ADAS, o branco é a cor mais facilmente identificável. Por isso, se imaginarmos um futuro em que todos os carros sejam 100% autónomos, é bem possível que sejam também todos brancos.

Conclusão

Nessa altura, poderemos dizer que as máquinas também passaram a mandar nos nossos gostos. Mas não é nada de novo, pois as nossas escolhas há muito que são condicionadas por fatores externos. Como, por exemplo, a máxima de Henry Ford, nos tempos do Model T: “o cliente pode escolher a cor que quiser, desde que seja preto.”

Francisco Mota

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