Volkswagen ID.5

O ID.5 é uma variante do ID.4

Perfil SUV-Coupé no ID.5

ID.5 estreia novo software nos ID

Bancos de aparência desportiva, na frente

Espaço atrás um pouco mais baixo que no ID.4

Mais um membro da família de elétricos da VW

ID.5 também disponível na versão GTX mais potente

VW ID.5 GTX é o segundo da nova geração de GTI elétricos

VW ID.5 chega agora a Portugal. O novo membro da família de elétricos ID da Volkswagen propõe um estilo de SUV-Coupé, partindo da base do ID.4. Saiba o que muda e quanto custa, neste primeiro teste nas nossas estradas.

 

Depois do ID.3 (lançado em 2020) e do ID.4 (introduzido em 2021), o mercado português recebe o ID.5.

Este modelo 100% elétrico da gama ID chega aos concessionários este fim-de-semana, apresentando-se como uma espécie de Coupé do ID.4, com um comprimento exterior de 4.60 metros e 2.77 metros de distância entre eixos.

ID.5 também disponível na versão GTX mais potente

O ID.5 garante até 520 km de autonomia (na versão Pro e Pro Performance) e 490 km (versão GTX). Trata-se do primeiro modelo da família ID a vir equipado com a última geração de software da marca, o Software 3.0, o qual chegará posteriormente aos restantes ID, inclusive os já lançados.

Software 3.0

Este software 3.0 tem como principais acrescentos o Park Assist com função memória (num local que tenha sido previamente guardado no sistema), travel assist com swarm data (que permite manter o veículo no limite da faixa – por exemplo nas estradas rurais sem marcações centrais).

ID.5 estreia novo software nos ID

Tem ainda mudança de faixa assistida em autoestrada (a partir dos 90 km/h) e maior capacidade de carga (135 kWh em vez de 125 kWh, o que reduz o tempo de carga de 5% para 80% em até nove minutos em relação aos tempos anteriores).

Espaço atrás um pouco mais baixo que no ID.4

Isto significa que o ID.5 pode ser recarregado em 29 minutos e o ID.5 GTX em 36 minutos para os próximos 390 km ou 320 km, respetivamente.

Ao volante… por breves instantes

Na apresentação, pudemos sentar-nos no ID.5 e guiar a variante Pro num curto trajeto de 30 km. O habitáculo tem as linhas da família ID, primando pelo minimalismo e garantindo um espaço generoso, especialmente atrás.

Volkswagen ID.5

A posição de condução é idêntica à do ID.4. A aceleração corresponde ao esperado de um elétrico de 174 cv, refletindo-se quando o pedal direito é pressionado, embora a curta distância e trajeto realizado não permitiram extrair mais conclusões.

Perfil SUV-Coupé no ID.5

A alavanca da transmissão é também igual à do ID.4, estando posicionada à direita do volante, basta rodar o manípulo, o que requer um pouco de habituação.

Conclusão

Os preços começam nos 51.532 euros, o que significa que custará entre 1900 a 2000 euros acima do ID.4. De acordo com a SIVA, importador da VW para Portugal, 90% ou 95% das primeiras unidades que foram vendidas (First Edition) foram entregues a empresas ou empresários em nome individual.

Paulo Marmé

Ler também, seguindo o LINK

Teste – VW T-Roc Cabrio: O problema não é esse…