Porsche 917 KH

Motor 12 cilindros boxer

Porsche 936/81

6 cilindros boxer biturbo

Porsche 962C

Motor 6 cilindros boxer biturbo

Porsche 911 GT1

Motor 6 cilindros boxer biturbo

Porsche 919 Hybrid

Motor V4 turbo e sistema híbrido

A Porsche trouxe a Lisboa alguns dos seus modelos que venceram as famosas 24 horas de Le Mans. A coleção pertence ao museu da marca e tem um valor incalculável. A exposição itinerante comemora os 70 anos da primeira participação da Porsche em Le Mans.

 

Por ocasião de uma reunião de investidores da Porsche que decorreu no Centro Cultural de Belém, a Porsche trouxe a Lisboa uma coleção de alguns dos seus mais famosos modelos vencedores das 24 horas de Le Mans.

São exemplares que pertencem à marca e que dificilmente alguma vez estarão à venda, mas o seu valor é de muitos milhões de euros, pois trata-se de carros genuínos.

Expostos em simples estrados de madeira, sem nenhum tipo de vedação e colocados nos espaços públicos exteriores do Centro Cultural de Belém, estas preciosidades podem ser apreciadas de muito perto. Mas não vale tocar, pois os seguranças estão bem atentos…

Os modelos em exposição fazem parte da coleção oficial da Porsche que ascende às 700 unidades e contém todas as variantes de modelos alguma vez produzidos pela marca, bem como os carros de competição mais importantes.

Entre eles encontram-se os 19 Porsche que venceram as 24 horas de Le Mans, considerada a corrida de resistência mais dura do mundo. Desses 19 exemplares, o museu da Porsche escolheu alguns para integrar uma digressão durante 2021.

Esta digressão, o Roadshow 2021, celebra os 70 anos desde a primeira participação da Porsche em Le Mans, que se saldou logo por uma vitória na sua classe.

De então para cá, a marca esteve presente em todas as edições da prova, umas vezes a nível oficial, outras através de concorrentes privados. No total, diversos modelos da Porsche venceram a sua classe em Le Mans por 108 vezes, até hoje.

917 KH de 1971

Para o Centro Cultural de Belém, a Porsche trouxe modelos históricos como o 917 KH, que venceu as 24 horas de Le Mans em 1971, uma máquina que pesava apenas 800 kg, para uma potência de 600 cv, debitados por um motor 5.0 de 12 cilindros opostos.

936/81 Spyder de 1981

Vencedor em 1981, este descapotável pesava apenas 850 kg e utilizava um motor de 2,65 litros, 6 cilindros boxer, com dois turbocompressores, debitando 620 cv. O modelo era uma atualização do 936 que venceu a prova em 1976 e 1977 e que estava na altura no museu. Com um novo motor, a potência subiu 100 cv e o 936 voltou a ser competitivo.

962C de 1987

Feito para a regulamentação do Grupo C, o 956 deu origem ao 962, que era uma evolução. Passou do motor 2,65 litros biturbo para um novo 3.0 litros biturbo e a potência subiu aos 700 cv. Pela primeira vez na Porsche, era integralmente arrefecido a água. O ano de 1987 marcou a sexta vitória do duo 956/962C.

911 GT1 de 1998

Primeiro modelo da marca com estrutura em fibra de carbono construída pela Porsche, o 911 GT1 tinha um motor 3,2 de seis cilindros opostos e com dois turbos, debitando 550 cv. A regulamentação obrigava à produção de pelo menos um carro de estrada, homologado para circular na via pública.

919 Hybrid de 2016

Entrada da Porsche no mundo dos híbridos com um motor V4 de 2,0 litros a servir de base a um sistema híbrido que debitava 900 cv combinados. A primeira de três vitórias consecutivas surgiu em 2015 e o 919 Hybrid é considerado o Porsche de competição mais sofisticado de sempre.

Conclusão

Além dos vencedores de Le Mans, a Porsche também trouxe alguns dos modelos de produção mais recentes, como o 911 GT3 Touring, Cayenne Turbo GT e Taycan Cross Turismo.

Francisco Mota

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